Post original: https://www.boardseyeview.net/post/white-hat
Publicado pela Dragon Dawn Productions,
White Hat é uma reimplementação do título de 2015 da DDP,
Black Hat, projetado por Ren Multamäki e Thomas Klausner. É um jogo de cartas de vazas com um tema fictício sobre hackers e o FBI.
Embora as cartas do baralho estejam em uma variedade de cores, elas não representam naipes: incomumente, este é um jogo de vazas sem naipes. Há algumas ilustrações interessantes nas cartas de Scot Everts, Jere Kasaden, John Lewis e Juha Salmijarvi. Elas fazem referência ao tema de hackers, então são temáticas, mas não são realmente relevantes para o jogo. O que importa são os números nas cartas: o valor (1-13, mas com vários curingas adicionais) e o número subsidiário (0-5) que representa os pontos que você adicionará à sua pontuação se for pego com essa carta na sua mão quando a rodada termina (ou seja: quando outro jogador esgota sua mão). E, não, isso não é uma coisa boa porque neste jogo, os pontos são ruins - o eventual vencedor será (geralmente) o jogador com menos pontos.

As rodadas são ganhas pela carta mais alta jogada ou pela carta mais recente de um determinado valor (então, se eu jogar um 10 e você seguir com outro 10, você está ganhando o truque). Um jogador pode liderar com múltiplos da mesma carta. Se, digamos, eu liderar com dois 5, então você só pode ganhar o truque jogando duas cartas também de valor 5 ou superior. Os curingas podem ser usados para fazer um múltiplo. Mas o cartão White Hat também pode. Esta é uma carta única que sempre é distribuída em todas as rodadas. É dupla face para que você saiba quem o segura. É jogado como um curinga para fazer múltiplos, mas também tem o efeito de reverter o truque para que seja ganho pelas cartas de qualificação mais baixas jogadas em vez das mais altas. O vencedor da vaza pega o White Hat mais todas as outras cartas jogadas ou tantas cartas não-coringa quantas foram jogadas pelo jogador que liderou a vaza. Uma vez que os jogadores são penalizados por terem cartas restantes na mão quando outro jogador esgota as suas, ter a carta branca pode, portanto, ser uma bênção muito mista. Você provavelmente não quer ser pego com ele no final de uma rodada porque só ele adiciona 5 pontos à sua pontuação.

Se a vaza fosse tudo o que há em
White Hat, seria um jogo interessante, mas com o qual você logo se cansaria. A diferença aqui é que, quando você ganha uma vaza, você move um de seus dois peões pelo tabuleiro. Existem referências de hacking/FBI aos espaços no tabuleiro, mas o que talvez mais importe são os valores em cada espaço - principalmente positivos (o que é ruim - lembre-se, você geralmente quer marcar o mínimo de pontos possível), mas alguns com valores negativos (portanto, os espaços em que você quase certamente quer estar quando a pontuação é feita no final de cada mão). Os peões geralmente não compartilham espaços, então eles geralmente saltam sobre os espaços ocupados. Esteja avisado também que alguns espaços travam os peões para que eles não possam se mover mais... O resultado de tudo isso significa que os jogadores astutos vão querer manipular quais rodadas eles ganham e quais são melhores para perder, dependendo das posições relativas do jogo com os peões no tabuleiro.

Existem outras reviravoltas e variantes que podem ser incorporadas ao jogo, incluindo peças que alteram o layout do tabuleiro e, crucialmente, uma peça de 'prisão' que prende os peões em um espaço punitivo de valor 5. E, quaisquer que sejam as opções que você incorporar, o jogo termina e há uma rodada final de pontuação quando um peão atinge o espaço final ('Recurso Crítico') ou quando todos os peões estão bloqueados e incapazes de se mover.
White Hat incorpora todas as variantes opcionais que foram adicionadas ao Black Hat e também adiciona uma opção solo. Black Hat originalmente tinha um tabuleiro de pontuação separado, mas White Hat incorpora uma trilha de pontuação em cada lado do tabuleiro de jogo de dupla face. Algumas das opções realmente agitam o jogo, aumentando ainda mais a variabilidade de White Hat. Por exemplo, a variante 'Celebrity Status' dá a cada jogador um cartão secreto de 'status' que define uma pontuação alvo na faixa de 10-50. Nesta variante, a vitória vai para o jogador cuja pontuação final está mais próxima de seu alvo: então, quando você joga com essa variante, pode ser do seu interesse obter uma pontuação alta em vez de uma baixa...
Se você já possui o Black Hat, esta nova edição chamada
White Hat provavelmente só será interessante se você tiver desgastado o jogo original em suas muitas jogadas nos últimos seis anos. Para o resto de nós, a publicação de
White Hat é uma oportunidade muito bem-vinda para adquirir este jogo tático inteligente de vazas.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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