Estamos no Velho Oeste dos EUA. Estamos à procura de fama e teremos várias formas de consegui-la. Podemos percorrer o “caminho do bandido”, contrabandeando gado, saqueando os outros jogadores e roubando o banco. Mas temos podemos seguir o “caminho do delegado” prendendo malfeitores e escoltando o gado até a ferrovia. Ou ainda gastar o nosso tempo minerando ouro, jogando poker e frequentando o cabaré.
Trata-se de um jogo temático estilo “caixa de areia”. Ele dá múltiplas possibilidades de desenvolvimento e obtenção de pontos. Também proporciona a compra de equipamentos que tornam o seu personagem mais especialista para determinada função. No turno o jogador poderá fazer 3 ações, pode inclusive repetir a mesma ação. As opções são: movimentação; interagir com prédio; começar uma luta (duelo, saque ou prisão) com outro jogador; utilizar uma carta de ação. Assim, a flexibilidade ocorre tanto na estratégia quanto na tática. Cabe ainda ressaltar os múltiplos usos das cartas. Elas têm um efeito em texto, que varia entre ação, reação ou bônus, e também são uma carta de baralho, que é utilizada para jogar poker e resolver combates.
Eu me diverti bastante jogando Western Legends, acho que ele entrega tudo o que promete. A imersão é interessante e os múltiplos caminhos fazem com que você queira jogá-lo novamente. É verdade que o jogo tem uma boa presença da aleatoriedade, mas acredito ser compatível com esse estilo de jogo. “Caixas de areia” são normalmente jogos temáticos, a única exceção que eu me lembro é Feudum. Tenho muita curiosidade de conhecer novos jogos deste estilo, apesar de não ser o meu tipo favorito. E você, qual o seu “sand box” favorito?
___________________________
O Romir fez um excelente vídeo sobre as regras do Dino Escape, dá uma olhada!