Tarde,
Hoje devo ter +30 partidas do Twilight Struggle (e outras tantas no app) e sobre a equação "tempo/arrasto" vou elaborar o que sinto:
. Não vejo nenhuma ação/jogada/resolução que por si só possa gerar essa sensação.
. O jogo é longo por um detalhe óbvio: downtime dos jogadores. Tem aquele jogador que demora 05-10 minutos só para decidir a machete. O conhecimento sobre o jogo acelera isso.
. A pontuação é o momento com maior atenção dos jogadores e que pode alongar um pouco (principalmente até entender os conceitos que influenciam), mas nada que me impeça de jogar por pensar nesse momento.
. Não reparei em erros de tradução.
. Guardo os componentes em organizadores de acrílico e consigo fazer o setup sem estresse.
. Não é um jogo de combate.
No mais é Top 10 eterno meu, é recheado historicamente, as cartas são bem elaboradas. Aqui quando acabamos sempre tem aquela resenha sobre o que rolou, como melhorar e sempre fica uma vontade de jogar novamente.
Mas é sim um jogo longo, que transcorre de forma pausada, que não vai agradar a todos.
Abraços