Raio::Bacana o episódio cheio de críticas e pontos negativos.
Claro que eu discordo de tudo. Race for the galaxy, como o cara falou ai no episódio, é bom com as expansões (cof cof), o base é sinceramente scriptado, bem meia boca... e pelo preço que está também... não serve nem pra tacar na churrasqueira e assar uma salsicha, nem linguiça, salsicha mesmo.
Já o querido Terraforming Mars... daria pra jogar no lixo o manual, pegar os componentes e fazer protótipo ou aproveitar em outros jogos. Aleatoriedade de m#**a. Quando alguém vai lá e faz uma maquininha bacana, chega um asteroide tirado do xulesco do cara e destrói tudo. 100% foda o jogo, que divertido! Fora que a arte dele parece que deram para o sobrinho do cara fazer, sei lá, para ganhar um suco e um donuts..
Pega carta, paga a carta, baixa a carta, PAGA A CARTA NOVAMENTE, lindo!!!!
Race for the galaxy é bom? Sim, com as expansões, sem elas, meh.
Terraforming MArs? lixo, chorume, coco do cavalo do bandido.
Já o expedição ares parece ser bacana. Arte melhorada (caramba, devem ter ouvido ou lido algo sobre o antecessor, será? sem donuts e suquinho para o sobrinho dessa vez), jogabilidade menos burocrática, não precisa pagar para ficar com a carta, apenas baixar, jogo rápido, maquininha ali pei pei pei pei acabou o jogo.
Componentes de excelente qualidade, não aquela papel de limpar bunda.
Enfim, está aqui meu contraponto.
Valeu, foi divertido o episódio!
Começar a chamar qualquer coisa de adjetivos esdrúxulos é o primeiro sinal da falta de uma argumentação minimamente inteligente e baseada em fatos.
Que bom que não estamos em um fórum que esse tipo de post é rotineiro.
Terraforming Mars é um jogo com um complexo sistema de combos, controle de área e sinergia entre estratégias e táticas. E que também, diferente de jogos sem interação alguma, possui um inteligentíssimo sistema de interação entre jogadores para que exista de fato o fator virada de jogo.
O fator sorte é bastante mitigado se for jogado, como aconselhado pelos autores, com o draft das cartas de projeto entre os jogadores.
Não é atoa que é um dos melhores jogos do mundo todo e o seu sucesso (número de edições, expansões, ranking...) é devido a sua qualidade de jogabilidade, muito embora a arte duvidosa.
O TfM Ares tenta emular a mesma experiência com uma guinada mais tática na interação entre os jogadores, tentando ser um jogo mais rápido e menos estratégico. A interação entre os jogadores é mais por causa da seleção de ações, do que na carta jogada. Acredito que vai agradar uma parcela dos jogadores que não gostam, ou não entendem, as cartas de cometas, predadores ou outras interações.
Tá aí minha tentativa de contribuir da melhor maneira possível com a discussão. Valeu!