Post original: https://www.boardseyeview.net/post/polders-flip-write
Este é um jogo temático em torno do desenvolvimento no século XVII do sistema de moinhos de vento, diques e terrenos agrícolas recuperados que permitiu aos Países Baixos alimentar a sua população. E com os seus designers holandeses (Inge Van Dasselaar e Alexander Kneepkens) e com a Jolly Dutch como editora, este é um jogo onde não se pode acusar de apropriação cultural.
Polders: Flip & Write é jogado ao longo de cinco turnos de cinco rodadas. Os 2-4 jogadores pegam cada um uma caneta marcadora colorida que utilizam para bloquear os quadrados que correspondem à forma mostrada nas cartas de Pôlder. Cada turno, três cartas de pôlder são tiradas (do baralho de 17 cartas) e os jogadores adicionam simultaneamente ao seu tabuleiro a forma de uma dessas cartas, mas preenchidas com um único símbolo que marcará para adjacência a uma mansão, moinho ou quinta. As cartas de atribuição são exibidas em cada rodada e estas adicionam bônus de pontuação que conduzirão as escolhas dos jogadores ao longo da partida.

Mas há algo peculiar neste jogo. Cada jogador tem uma caneta de cor diferente, não por mera questão de estética. Inusitado num jogo ao estilo roll & write, os jogadores não têm cada um o seu próprio tabuleiro: usam um tabuleiro para a rodada, mas depois passam este tabuleiro ao jogador à sua esquerda. Isto acrescenta um poderoso elemento interativo, pois não só otimiza a sua própria pontuação, mas também tem em conta a pontuação dos seus adversários e quais os bônus de atribuição que receberão. Este é especialmente o caso num jogo de dois ou três jogadores em que os jogadores esperam recuperar cada um dos tabuleiros pelo menos uma vez e, por isso, podem tentar cumprir tarefas em várias rodadas.

A pontuação para todos os tabuleiros e tarefas só é feita no final do jogo, por isso, os jogadores tentarão manter-se atentos quando tiverem cada tabuleiro pela última vez: vai querer tirar o máximo de ser o último jogador a ter um tabuleiro. E verá que o tabuleiro em sua posse na rodada final já estará bastante cheio...
Nossa equipe do
Board's Eye View gostou muito da interação de passagem do tabuleiro introduzida por
Polders: Flip & Write. Com as suas 25 rodadas, rotação do tabuleiro e pontuação relativamente complicada no final do jogo, dura mais tempo do que a maioria dos jogos de peso similares "roll & writes" (as nossas partidas demoraram cerca de 45 minutos para jogar e marcar), mas é um jogo que mantém todos os jogadores totalmente envolvidos ao longo de toda sua duração.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.