Ok. Para começar bem com a ambientação, escolhe a música de abertura do desenho dos X-Men’92 ou do X-Men Evolution. Se não conhece nenhuma, procura na internet. Já está com uma tocando na sua cabeça? Ótimo, porque Marvel United: X-Men Tá na Mesa!
United Marvel X-Men é um jogo lançado em 2021 por Andrea Chiaverso, Rugerfred Sedda e Eric Lang. De um a cinco jogadores, com duração média de 30 minutos, nele os jogadores encarnam os X-Men em uma missão para salvar a humanidade que tanto os odeia.
- Que história é essa de salvar quem me odeia? X-Men tem que dar porrada na galera!
Eita, Nerd Tóxico, já está nesse nível? Ainda não entendeu ainda que a trama principal de X-Men é sobre preconceito que uma minoria, no caso, os mutantes, sofre do resto da população dita normal (Nota do Casal Slovic: O que era uma alegoria para o racismo nos anos de 1960, agora também serve para a homofobia, xenofobia, machismo…). Marvel United: X-Men é um jogo cooperativo, onde as ações são definidas por cartas. Cada personagem tem seu deck próprio, com muitos poderes (Nota da Sra. Slovic: Alguns únicos) que são bem característicos de cada herói (Nota do Sr. Slovic: Ou anti-herói ou vilão).
O tabuleiro é criado sorteando seis cenários e colocando todos em um círculo. Os heróis disponíveis são Professor Xavier, Ciclope, Wolverine, Phoenix, Tempestade e Fera, enquanto temos Magneto, Dentes de Sabre, Mística e Fanático como vilões (Nota do Sr. Slovic: Quem acha que Magneto estava certo, pode ficar tranquilo. Há regras para usar tanto ele quanto a Mística como X-Men). O objetivo do jogo é derrotar o vilão, zerando seus pontos de vida.
- Para que tanto vilão se vence todos do mesmo jeito? Uma hora cansa.
Não canse sua (falta de) beleza, rascunho do Groxo. Os X-men tem sempre o mesmo objetivo, mas cada vilão tem o seu. Enquanto Mistica quer matar o Senador Kelly, o Fanático só quer derrubar todo mundo na sua frente. E não é só chegar na casa do Magneto, bater a porta, encontrá-lo de pijama todo sonolento e descer porrada. Enquanto duas de três condições não são cumpridas, o vilão é invulnerável. As condições são: Resgatar 12 cidadãos, Derrotar 12 capangas e Retirar 4 cartas de efeito de Cenários. Bem simples, não? Errado.

Enquanto a equipe corre pelos cenários para cumprir as missões, o vilão ataca. E algumas vezes ele não está sozinho (Nota da Sra. Slovic: Alguém chamou a Irmandade de Mutantes?), complicando ainda mais nossa vida. Independente do número de jogadores, a ordem do jogo é sempre a mesma: primeiro o vilão joga uma carta, depois três heróis fazem o mesmo, um de cada vez e por fim, volta para o vilão. Então se Fera e Tempestade estão jogando contra o Fanático, ele jogará primeiro, depois será a vez do Fera, da Tempestade e do Fera novamente. E daí o Fanático ataca, seguido pela Tempestade e assim por diante (Nota do Sr. Slovic: Ou seja, Dentes de Sabre pode atacar duas vezes, causado um belo estrago, antes do seu turno de ação!).

Ao iniciar seu turno, o jogador deve comprar uma carta e baixar alguma de sua mão. Dependendo dos símbolos que a carta tiver, o herói pode bater, se mover, realizar um feito ou resgatar um cidadão. Há também um símbolo que serve de coringa, permitindo que o jogador escolha sua ação. O legal em Marvel United: X-Men é que, para mostrar o espírito de equipe, o jogador usa os símbolos da carta que seu colega acabou de jogar (Nota da Sra. Slovic: Cuidado que Poderes exclusivos não são compartilhados. A carta indica quais são), mesmo se houver uma carta de vilão entre elas (Nota do Sr. Slovic: E não, não se pode usar a carta do inimigo).

As cartas dos vilões são diferentes. Elas indicam quantos espaços ele andará e para qual direção, se irá realizar alguma ação (normalmente causar danos) e se novos capangas e/ou cidadãos vão entrar. Cada antagonista tem um efeito chamado Bam! Ele ocorre em duas ocasiões, sempre que sua carta mandar e quando um herói caí derrotado. Sempre que o personagem recebe dano, ele perde uma carta de sua mão, que volta para o fundo do seu deck. Se ficar sem nenhuma, ele caí.
- E aí acaba o jogo! Viva a vilania eterna!
Errado duas vezes, Sem Mente. Primeiro, Vilania Eterna não é uma saga da Marvel, mas sim da Distinta Concorrência. Segundo, um herói nunca é derrotado! Eles sempre voltam. (Nota do Sr. Slovic: Neste caso, em seu turno seguinte). Outra habilidade que os vilões possuem, chamada de Overflow e que varia de um malfeitor para o outro, é ativada quando não há mais espaço para entrar um capanga ou cidadão em determinado algum cenário. Tanto o Bam! quanto o Overflow podem decretar a derrota da equipe.
Cada cenário tem uma carta de armadilha, de efeito ou de seguidor do vilão. Os efeitos ficam ativos enquanto a carta permanecer em jogo, já as armadilhas e seguidores são ativados no Bang! As cartas são retiradas do cenário quando o grupo usa três marcadores de Feito são usados (armadilhas e feitos) ou o seguidor é derrotado. Sempre que o cenário fica sem cartas, ele ativa uma habilidade especial para qualquer personagem que terminar o turno nele.
O jogo em vitória termina quando os jogadores conseguem derrotar o vilão. E em derrota caso o vilão consiga seu objetivo ou fique sem cartas. Ou ainda se algum jogador fique sem cartas tanto na mão quanto no seu deck.

No geral, Marvel United: X-Men é um baita jogo. As regras são fáceis, as miniaturas são lindas e a partida é rápida. O jogo normalmente comporta até quatro jogadores, mas as regras permitem um quinto, que controla o vilão. Marvel O jogo já tem várias expansões (e muitas ainda por vir), trazendo a formação de várias equipes como a X-Force original (Nota do Sr. Slovic: Míssil!), Equipe Azul, Equipe Dourada (Nota do Sr. Slovic: Bishop, Arcanjo e Colossus), Primeira Turma, além de histórias como Dias de um Futuro Esquecido. Marvel United: X-Men é um jogo base, não depende do seu irmão mais velho, Marvel United (Com os Vingadores e seus principais vilões) nem dos inúmeros outros títulos, como Homem Aranha, Pantera Negra, Guardiões da Galáxia, Quarteto Fantástico. O legal é que todos usam as mesmas regras, então dá para misturar os personagens. Que tal uma equipe com Miss Marvel, Patriota, Flama e Míssil enfrentando Mefisto? A única coisa que sei é que com Marvel United, Aeternus Malum nunca mais!
E é isso, shishô!