Olá pessoas! Eu sou Edu Reis, lá do canal 3DU's, hoje venho aqui para contar um pouco da história de desenvolvimento do meu jogo mais recente que está em campanha no catarse (
Quatro Estações). No momento em que escrevo este tópico, estamos a uma semana de campanha e o jogo está próximo dos 50% da meta.
Tudo começou em meados de 2016. Eu tinha terminado a faculdade recentemente e estava naquela crise existencial que praticamente todo mundo tem depois da formatura: Preciso arranjar um emprego. Trabalhei por um pouco mais de um mês em uma pequena empresa de xerox. Foi aí que decidi que estava na hora de reagrupar e decidir o que fazer. Voltei para a cidade onde nasci e passei a morar com meus pais novamente, já que na cidade onde eu morava nem mesmo a noiva estava mais, trabalhava muito e ganhava pouco (fim da historinha triste).
Enquanto a May (minha noiva na época) estava morando na serra gaúcha, eu ia e vinha pra casa dela a cada uma ou duas semanas. E lá acontecia um fenômeno bem peculiar, no mesmo dia se podia conviver com clima das 4 estações do ano, e não é exagero não, o tempo virada e mudava mesmo.
Nesse meio tempo de idas e vindas, de incertezas profissionais e certa crise existencial (tá bom, parei), surgiu a ideia de fazer um jogo de fazendinha que se passasse nas 4 estações do ano. Inicialmente eu sabia que queria algo no estilo
Oh my goods! no sentido de manufaturar os produtos em coisas mais lucrativas e tudo o mais. Foi aí que pensei na mecânica genial do
7 Wonders, e pensei: Vou fazer um draft de fazenda!
Logo no início já dividi o jogo em 4 baralhos, cada um seria usado em uma das estações do ano, ou seja seriam 4 grandes rodadas onde os jogadores competiriam por pontos de vitória. Confesso que nem pensei em nenhum enredo narrativo naquele momento, eu só queria um joguinho econômico de fazenda em que a gente pudesse ir montando uma maquininha de pontos. Logo já imprimi um protótipo e joguei com meus playtesters (pai, mãe, irmãos e noiva). Exatamente, eu não tinha grupo de pessoas pra jogar e sequer frequentava eventos, era tudo pra jogar entre amigos mesmo, sem pretensão alguma.
No ano seguinte (2017) aocnteceu um ponto de virada na vida: CASEI!
Agora vida de adulto mesmo, novo emprego, morávamos na serra gaúcha houve uma pequena pausa nos projetos. Foi aí que vi um post de um cara no grupo Boardgames Brasil no facebook dizendo que estava em Canela e queria saber se tinha alguém por ali para jogar, eu mais que depressa chamei ele no privado mas o mesmo já tinha ido embora. Contato mantido combinamos de fazer nosso próprio evento: o Joga Tchê. Em nossa primeira edição tínhamos o total de 5 pessoas, meu irmão, o amigom eu e mais 2 caras que apareceram. E foi isso, lá começou a nossa comunidade na região metropolitana.
Lá mostrei um protótipo de um jogo de culinária para eles (mas essa é outra história).
Com o evento mensal bombando, consegui apresentar meus jogos para muitas pessoas diferentes, dentre eles estava o Quatro Estações, humilde e incompleto. Nessa época fechei o jogo de culinária com uma editora local. Nossa, pra um cara desconhecido isso era UAU! E o projeto de fazenda ficou engavetado até metade de 2018.
Depois de lançar o Tá na Mesa com a Mamute jogos, pensei: E se os jogos se complementassem e estivesse no mesmo "Universo"? Foi aí que resolvi usar a mesma arte estilo desenho animado em ambos os jogos. Mas isso não foi tão bom, pois o primeiro era mais familiar, já o segundo (Quatro Estações) tinha uma densidade maior nas regras, que acabava tendo de ser focado em outro público.
Capa do Tá na Mesa com um estilo bem cartunesco e "animado"
Capa do Quatro estações na época seguindo o mesmo estilo
Com base nesse estilo de arte e uma mecânica mais amarradinha, levei o 4 estações para o Diversão Offline em 2018 mesmo, mas como lá estava com o Tá na Mesa, só joguei ele com alguns conhecidos donos de editoras, naquela época o jogo era bem complexo de entender e profundo em suas regras, muitas excessões às regras e acabei percebendo que ele não estava pronto.
________________________________________________________________________________________________________________________
Voltando para a prancheta, mexi novamente no jogo e desenvolvi o sistema de combos, além dos recursos do jogo, havia um sistema de sementes que poderia potencializar as suas cartas de plantações, ou gerar prêmios para suas cartas de animais. Essa assimetria em como os tipos diferentes de cartas se comportavam não dava uma dinâmica equilibrada, e levou um tempo para acertar, mas ainda assim era muita coisa, muito detalhe e isso precisava mudar.
layout das cartas que recebiam recursos
Em 2019 levei o protótipo para uma apresentação no DOFF, no stand da Ludens, que inclusive imprimiu 3 cópias do jogo na época, apresentei o jogo para um total de 8 pessoas. O jogo tinha uma complexidade alta de explicar e um tempo de partida que me exigia ter mais tempo ou mais unidades simultâneas. Ainda assim, consegui começar a fazer o nome do Quatro estações durante o evento recebendo alguns feedbacks. Reformulei as coisas que foram descritas ali e orcei com a própria Ludens uma determinada quantidade, foi aí que decidi dar a cara a tapa e lançar uma campanha de financiamento coletivo em março de 2020.
O jogo estava ótimo, mecânicas legais e com os cortes necessários, cada jogador usava um trio de 3 personagens diferentes e intercalava suas ações entre eles durante as estações. Além disso, eu havia adicionado o sistema de alocação de trabalhadores, que permitia aos jogadores fazerem interações diferentes entre si e com as suas cartas. Para dar mais dinâmica nos combos fora feita também uma trilha que dava bônus em cada etapa, fazendo uma espécie de corrida para conseguir ainda mais trabalhadores. Além disso, o jogo recebeu um sistema de mercado variável similar ao que se vê em
Clãs of Caledônia.
Mas aí veio a tal pandemia, a campanha estava ficando cada vez mais lenta e eu sabia que não teria como financiar naquela situação. Assim, tomei a triste porém assertiva decisão de cancelar o financiamento. O catarse devolveu o dinheiro dos apoiadores e eu desisti do projeto por uns 3 meses.
Em setembro do mesmo ano, surgiu a hipótese de apresentar o jogo na SPIEL digital, haveria uma parceira online de brasileiros onde teríamos a possibilidade de apresentar o jogo para editoras presentes no evento, daqui do Brasil ou "de fora". remodelei a arte dos personagens após duras críticas à temática infantil, e traduzi o protótipo para inglês no tabletopia. Tinha uma nova motivação para trabalhar nele.
Mudança no estilo das artes e nas cores das cartas
Durante a SPIEL digital, tive um total de 5 reuniões com editoras europeias, algumas curtiram mas não era a pegada de jogos deles, pois publicavam jogos mais leves, mas outras curtiram muito, mas acharam que o jogo ainda não estava pronto. Mais feedbacks recebidos de um alemão falando inglês as 5h da manhã (até que me desenrolei bem melhor do que eu pensava que seria).

Apresentação na SPIEL digital em 2020
E é aqui meus amigos, que acontece o nascer definitivo do 4 estações. Em 2021, coloquei todos os componentes na mesa e comecei a cortar um monte de coisas. Removi as sementes do jogo, deixei as cartas de plantação e de criação de animais com efeitos mais similares removendo a assimetria que existia entre elas. Defini uma quantidade limitada de trabalhadores e troquei o bônus da corrida na trilha pelo que hoje chamamos de celeiros, que faziam com que suas cartas ficassem mais eficientes, e o mercado dava agora uma opção de comprar os produtos também, o que fazia ter mais sentido de baixar o valor das coisas agora (não somente para ferrar o coleguinha). Os jogadores já não utilizariam mais o draft, não teriam cartas na mão, e tudo seria informação aberta na mesa. Foi também estabelecido um sistema de ordem de turno baseado na escolha de ações de
Kingdomino.
Foi muito difícil, mas precisava ser feito. Como diria meu amigo Tomás Queiroz, eu MATEI MEU BEBÊ! Mas dali nasceu algo ainda maior.
O jogo estava enfim pronto. Era metade de 2021 quando comecei a convidar os amigos de outros canais para jogar a versão digital, e estava tudo funcionando, e estava muito bom.
Fiz o orçamento novo na Ludens, e percebi que mesmo com os componentes mais simples o jogo teria um custo muito maior do que teria como bancar, a campanha do Catarse deveria arrecadar pelo menos uns 60 mil para entregar um jogo bom, e o custo dele para os apoiadores ainda seria muito alto, afinal tudo havia aumentando de custo com a pandemia. Em contato com amigos que haviam jogado comigo, recebei o contato de uma fábrica especializada em produzir jogos de tabueliro para grandes editoras nacionais. E como eu não tinha nada a perder, entrei em contato. Resumindo muito, o orçamento reduziu pela metade do valor orçado anteriormente. O jogo então poderia ser viável em uma campanha de financiamento coletivo.
A única coisa que faltava era uma logística de como eu entregaria os jogos, foi aí que entrou a distribuidora Jogo na Mesa. Eles jogaram, curtiram e tinham (têm) experiência no mercado. fechamos uma parceira que viabilizou o projeto. Estava tudo preparado para fazer o jogo enfim ser produzido.
________________________________________________________________________________________________________________________



Evolução do design no decorrer dos anos (de 2019 a 2022), infelizmente não tenho mais os arquivos das versões de 2017 e 2018
Hoje, 4 a 6 anos depois de ter aquela ideia, Quatro estações está em campanha no catarse com tudo pronto para ser impresso. Enviamos protótipos para os canais, recebemos mais feedbacks, mais referentes ao visual do jogo e do manual, e temos enfim um produto digno de ser adquirido pelo mercado de jogos nacionais.
Definimos a nova arte, iconografia e componentes cartonadors recortadinhos.
Sonhamos muito com esse jogo, "brigamos" com ele, retrocedemos vários passos para trás e acreditamos ter dado grandes saltos para a frente. Hoje como autor, tenho muito orgulho do resultado obtido, além de poder dizer que 2 anos após a campanha cancelada de 2020 estamos prontos para entregar um jogo ainda melhor e maior e com a mesma faixa de valor de dois anos atrás mesmo após pandemia. Espero muito que a campanha seja positiva e dê certo, ela tem tudo para ser um sucesso. Mas ainda que não dê, cresci muito como pessoa e como profissional nesse processo de desenvolvimento, além de ter conhecido pessoas espetaculares que me ajudaram e ainda me ajudam a deixar o Quatro Estações um produto ainda melhor.
catarse.me/4estacoesfc