Post original: https://www.boardseyeview.net/post/grimm-masquerade
Os jogos de dedução de papéis ocultos exigem frequentemente um grande grupo de jogadores, por isso é especialmente agradável descobrir um jogo de dedução que serve para 2-5 jogadores. Não se encontra no seu melhor com apenas dois jogadores (jogado com regras modificadas), mas continua a ser jogável. E o forte tema de conto de fadas ajuda a tornar
The Grimm Masquerade instantaneamente acessível como um jogo família.
Em
Grimm Masquerade, cada jogador pega uma das oito cartas de personagem de conto de fadas e coloca-a virada para baixo para que os outros jogadores não possam ver. As cartas trazem um retrato do personagem - com grande arte de Lina Cossette e David Forest - mais uma ilustração do artefato que é considerado sua "bênção". Não precisa se preocupar em decorar a informação na sua carta porque todos os jogadores têm a visão de um tabuleiro que mostra os oito personagens com as suas respectivas bênçãos e proibições.

O jogo é jogado utilizando um baralho de 48 cartas de artefatos: seis de cada tipo de artefato. Após uma primeira rodada de sorteio de cartas abertas, os turnos dos jogadores implicam que estes peguem uma carta e a atribuam ao seu próprio tabuleiro ou ao de outro jogador. Em seguida, sorteiam uma segunda carta. Se a primeira carta foi dada a outro jogador, então a segunda carta deve ir para o seu próprio tabuleiro, e vice-versa. Se conseguir três cópias do seu artefato no seu tabuleiro, então ganha a rodada. Da mesma forma, ganha se for o último jogador a ter o seu papel escondido exposto. Se, em qualquer momento, um jogador tiver dois artefatos de destruição no seu tabuleiro, deve revelar a sua identidade. Não podem ganhar a rodada, mas não são eliminados do jogo. Continuam a jogar, e ainda podem marcar de outras formas - por exemplo, desmascarando corretamente outro jogador.

Descartar dois artefatos correspondentes do seu tabuleiro permite-lhe fazer uma das ações especiais expostas. Estas variam entre rodadas, mas a ação "apontar o dedo" para chamar a atenção para o papel oculto de outro jogador é uma opção sempre disponível. Se o seu palpite ou dedução estiver correto, ganhe duas rosas (pontos de vitória): uma por fazer um palpite correto e outra por desmascarar um jogador - não importa que ambas equivalham exatamente à mesma coisa. As outras ações especiais incluem poder olhar uma ou mais das cartas de personagem não utilizadas ou exigir que outros jogadores marquem no tabuleiro um personagem que não são...
Com
The Grimm Masquerade, Tim Eisner, Ben Eisner e James Hudson conceberam um jogo altamente divertido de rápida duração (mesmo com cinco jogadores pode esperar completar três rodadas em cerca de 30 minutos). O jogo oferece espaço para o blefe: pode, por exemplo, colocar deliberadamente um artefato de destruição no seu tabuleiro, a fim de confundir os outros jogadores, e essa é uma tática que acarreta um sério risco de "sorte"... Os designers também incluíram extras opcionais que pode incorporar no jogo. Estes são descritos nas regras como "variantes do modo avançado", mas não complicam excessivamente e recomendamos a sua inclusão desde o início. Os tesouros dão a cada jogador uma ficha de tesouro de utilização única que pode ser utilizada para fazer um par com qualquer carta de artefato. Isto dá acesso imediato às ações especiais, bem como fornece um meio pelo qual um jogador pode desfazer-se de uma das suas cartas de destruição. Entretanto, as cartas de Habilidades Especiais oferecem um mecanismo de recuperação para a segunda e terceira rodadas para ajudar o jogador com o menor número de pontos de vitória.
Também se pode jogar usando cartas de "aposta". Não se preocupe, isto não transforma o
Grimm Masquerade num jogo de apostas, é uma oportunidade para um jogador desmascarado prever quem ganhará a rodada. Se a sua previsão estiver correta, eles obtêm o mesmo benefício de pontos de vitória que o vencedor da rodada. Pode também adicionar a opção de aposta às ações especiais disponíveis: dessa forma, pode mesmo apostar para ganhar - oferecendo a perspectiva de duplicar a recompensa pela vitória.
As editoras Skybound e Druid City têm feito um bom trabalho com os componentes deste jogo. A nossa única queixa é que as cartas de personagens em tamanho de tarô são impressas com uma borda escura, pelo que podem ser propensas a cortes ou marcas que as possam tornar identificáveis. Em vez de correr o risco de estragar o jogo com cartas marcadas acidentalmente, recomendaríamos o uso de sleeves.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.