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  3. Thunderbolt Apache Leader
  4. Libya 1984 - Dia 4 - Missão Final

Libya 1984 - Dia 4 - Missão Final

Thunderbolt Apache Leader
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    PHenrique23/02/22 10:43
    avatar
    PHenrique
    23/02/22 10:43
    100 mensagens MD

    Libya 1984 - Dia 4 - Missão Final


    O objeto é terminar a campanha nessa missão. Estou anunciando a missão final, mas para isso preciso eliminar o batalhão alvo e tem eventos que podem interferir.


    O dia começa.

    Vou utilizar a carta "Reporting for Duty" para zerar o stress do Grandpa.

    Vou utilizar todas as seis aeronaves na missão.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c2acf_q0mfu7.jpg

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8080b_q0mfu7.jpg


    Saiu um evento do dia que não faz diferença agora, reduz em 2 a rolagem de avanço dos batalhões.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0d3ac_q0mfu7.jpg


    Os alvos que me dão 2 ou mais VP são o 3C, 7A e 4S.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2d38f_q0mfu7.jpg

    O que parece mais fácil é o 7A. Como vou com todas as aeronaves para a missão, escolhi o 3C, ele tem dois SAMs que parecem divertidos, apesar que devo eliminá-los no primeiro turno.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5ae9e_q0mfu7.jpg


    Scout alocado para o batalhão.

    Vou gastar zero SO com munição, pode sair um home-bound que me faça perder 1 SO, se perder SO e não tiver para pagar é game over.

    Fiquei bem limitado ao utilizar somente armas com custo/ordinance zero. O jogo limita à quantidade de counters, isso é um fator relevante porque nesse caso tenho weight livre para alocar mais armas, mas acabaram.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1605c_q0mfu7.jpg

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3432a_q0mfu7.jpg


    Saiu um evento bom, fosse na missão anterior com 30 unidades no mapa ia ser excelente. Não vou gastar o SO no evento, já acho que estou indo com muita força.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/932c7_q0mfu7.jpg


    O mapa saiu muito parecido com uma missão anterior, dividido em dois pelos ridges.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5123e_q0mfu7.jpg


    A unidades do mesmo tipo ou ficaram juntas ou adjacentes, exceto os Trucks. Acho que essa concentração facilita a missão.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7c725_q0mfu7.jpg


    Esquadra posicionada no mapa, estou sendo menos conservador, vou pra cima, sem muita loucura mas com mais agressividade e correndo o risco de levar uns hits.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/700eb_q0mfu7.jpg


    Scout roll, como foi comentado, estou com sorte nessas rolagens de scout. Agora tirei um 5 que me dá +2 turnos.


    Turno 1

    Cover roll, saiu um 6, Infantry entra em cover, como não tem nenhuma então nada acontece.

    Grandpa em hover lança um LAU-68 em cada AAA do hex 5. Um errou e o outro acertou e mantive a arma.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9e1ca_q0mfu7.jpg


    Mohawk avança para o hex 5, sobrevoa o AAA e joga 2x MK.83 nele. AAA eliminado. Mohawk finaliza o movimento no hex 1 em direção ao hex 5.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/87d80_q0mfu7.jpg


    Pirate lança 3x MK.83 em cada SAM e 2x MK.83 no Scud. Pirate gastou tudo que tinha mas eliminou as 3 unidades. 8 armas no mesmo ataque, deve ser um recorde.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/819db_q0mfu7.jpg


    Quase que o Scud sobreviveu, foi um 4 e um 6 na rolagem dele.

    Pirate avança para o hex 6 e depois para o hex 3 em direção ao hex 7.

    Viper avança para o hex 10 e depois para o hex 6 em direção ao hex 3 e atira no Command com 2 MK.83. Command eliminado.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6fcce_q0mfu7.jpg


    É a vez das unidades inimigas, finalmente terão chance de revidar.

    O Truck no hex 1 acerta Mohawk com um light hit, saiu um Attack -1, esse counter vale até o final do próximo turno do Mohawk.

    O Command no hex 7 ataca ou Pirate ou Viper, vai no par ou ímpar. Pirate foi o alvo, são dois hits light, mas Pirate reduz um com a evasive skill.
    Saiu um HUD, é permamente e dá -2 no strike (ataque com arma no mesmo hex que o piloto). Acho que esse HUD não vai fazer diferença, devo atacar com o cannon a partir daqui.

    Gator e Freak fazem o mesmo movimento, atacam o SPA do hex 8 com o cannon, erram o ataque, e vão para o hex 5 em direção ao hex 9.


    Turno 2

    9 no cover roll, as unidades do hex 9 se escondem.

    Pirate move para o hex 7 em direção ao 10 e atira com o cannon no Command. Command eliminado.

    Viper move para o hex 3 em direção ao hex 7 e atira no Scud com o cannon. Scud eliminado.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7fb5f_q0mfu7.jpg


    Grandpa só consegue atacar o Truck do hex 1, ele lança os dois LAU-68 no Truck. 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/16cb2_q0mfu7.jpg


    Truck eliminado e Grandpa mantém as duas armas, acho que é a primeira vez que consigo manter dois LAU que atirei no mesmo ataque. Ele avança para a borda do hex 4 com o hex 5.

    Mohawk sobe para high altitude, avança para o hex 5, depois para o hex 8 e termina no hex 9 em direção ao hex 5. Ele lança um LAU-68 no Truck, um MK.83 no SPA e um LAU-68 mais um MK.83 no APC. As 3 unidades são eliminadas, mas os LAU-68 se perderam.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b26dd_q0mfu7.jpg


    Sem ação das unidades inimigas.

    Gator e Freak se movimentam para o hex 9 em direção à saída do mapa.


    Turno 3

    O pop-up counter saiu "No Enemy".

    Rolei um 10 no cover roll, nada acontece.

    Pirate sobrevoa o hex 10, atira no APC com o cannon e elimina o APC. Termina o movimento no hex 6 em direção ao hex 2.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d5d07_q0mfu7.jpg


    Mohawk avança para o hex 8 em direção à saída do mapa, sobrevoa o SPA e atira com o cannon. Errou!

    Grandpa avança para o hex 5 em direção ao hex 8 e atira os dois LAU-68 no SPA. SPA eliminado, era a última unidade inimiga.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f7a3c_q0mfu7.jpg


    As aeronaves irão retornar para casa sem impedimentos.

    Saiu um evento home-bound que não teve efeito.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/aac03_q0mfu7.jpg


    Missão terminada, resta contar os XP e registrar na ficha.

    Gator foi promovido para Skilled, Grandpa e Pirate foram promovidos para Ace.


    Final do dia 4

    Os batalhões avançam:
    7A: não avança
    2S: não avança
    4C: recua
    4S: fixed


    Dia 5

    Dia de descanso para os pilotos, já conseguimos os 26 pontos para o melhor resultado.

    Saiu um evento que não interfere no resultado, também o avanço dos batalhões não irá alterar.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/03be8_q0mfu7.jpg


    Campanha: Lybia 1984
    Condição: Cut-Off
    Resultado: Great

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5b3f9_q0mfu7.jpg

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    Fim de Jogo.


    Algumas considerações:


    A campanha pareceu um pouco fácil e sem muito desafio, os planos de batalha foram conservadores e funcionaram bem, os pilotos não ganharam muito stress.

    Tive sorte nas rolagens de scout, ao menos não tive azar, caso tirasse um 1 por exemplo no primeiro dia teria um scout a menos e isso mudaria a minha abordagem nas missões, sendo necessário usar menos armas e alocar combustível até nos helicópteros (limitado a 4 combustível extra por missão).

    Onde tive mais sorte foi nos poucos pop-up counters que tirei, a maioria "No Enemy", quando tirei unidades inimigas já foi no final da missão e não atrapalharam.

    Acho que o desafio maior está no planejamento, desde o início na escolha das aeronaves e pilotos, principalmente pilotos. Um fator que estou começando a achar meio abusivo no início da campanha é reduzir o nível de um piloto para promover outro. Sempre achei legal, mas nessa campanha fez muita diferença, é algo a se pensar em não abusar, limitar a 1 promoção ou até nenhuma usando essa regra, de forma que somente pagando SO para promover. 

    Os Apaches são os meus favoritos, não sou muito fã dos A-10, mas nessa campanha eles brilharam. O F-16 também fez diferença, principalmente nas batalhas com helicópteros.

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  • PHenrique
    100 mensagens MD
    avatar
    PHenrique23/02/22 10:55
    PHenrique » 23/02/22 10:55

    Uma coisa que fiz pro meu jogo há algum tempo foi colocar um insert. Não tem insert próprio para ele, daí comprei de outro jogo e uso algumas partes.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b9f61_xmug3s.jpg


    Outra ajuda que tenho é uma folha com as armas, facilita na hora de armar as máquinas, principalmente porque tem uma lógica do verso do counter, na ficha fica um acima do outro para facilitar achar o que precisa.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cc7d8_xmug3s.jpg

    1
  • PHenrique
    100 mensagens MD
    avatar
    PHenrique23/02/22 11:09
    PHenrique » 23/02/22 11:09


    Um item que eu gostaria de mandar fazer pro meu TAL é um playmat emborrachado. Já fiz um pro Gloom of Kilforth e 3 pro BloodBowl e gostei. Meu tabuleiro do TAL está com uns erros e aproveitaria para fazer a correção. Mas, para fazer para o TAL preciso de uma imagem do tabuleiro e não achei uma do tabuleiro original na internet.

    0
  • PHenrique
    100 mensagens MD
    avatar
    PHenrique23/02/22 12:46
    PHenrique » 23/02/22 12:46

    Fiz uma estatística da campanha.

    Pilotos:
    Mohawk (F-16) - 25 ataques, 23 abates (92% de sucesso nos ataques)
    Viper (A-10) - 34 ataques, 30 abates (88% de sucesso nos ataques)
    Grandpa (AH-1) - 18 ataques, 15 abates (83% de sucesso nos ataques)
    Pirate (A-10) - 30 ataques - 24 abates (80% de sucesso nos ataques)
    Scuttle (AH-1) - 6 ataques, 3 abates (50% de sucesso nos ataques)
    Freak (AH-1) - 17 ataques, 8 abates (47% de sucesso nos ataques)
    Gator (AH-1) - 10 ataques, 4 abates (40% de sucesso nos ataques)

    Viper (A-10) - 7,5 abates por missão
    Pirate (A-10) - 6 abates por missão
    Mohawk (F-16) - 5,8 abates por missão
    Grandpa (AH-1) - 3,8 abates por missão
    Scuttle (AH-1) - 3 abates por missão
    Freak (AH-1) - 2 abates por missão
    Gator (AH-1) - 1,3 abate por missão

    Thor e Dart não voaram.

    O alto percentual de acerto é influenciado na tática da missão, muitas vezes atirei com mais de uma arma, o que aumenta consideravelmente a chace de destruir o inimigo, e nesse caso conto como um ataque 100%, mesmo que uma das armas utilizadas erre, até porque muitas vezes se acertou com a primeira nem precisa rolar para a segunda ou terceira no mesmo alvo.


    Scout rolls:
    Quatro vezes tirei 8 na rolagem, duas vezes tirei 5 e uma vez tirei um 4.

    Turnos gastos:
    Três missões foram até o turno 8, outras três foram até o turno 7 e uma, a última, foi até o turno 5.

    Os turnos gastos tem uma relação direta com as rolagens de scout. Como tinha uma margem boa foi devagar. Poderia ter acelerado os turnos, mas aí tem o fator stress, para ir mais rápido iria precisar em alguns momentos cortar caminho no mapa passando pelos ridges, é comum ter de fazer isto, precisei passar por poucos ridges e isso foi graças a ter mais tempo nas missões. Isso também resultou em não precisar usar todos os meus pilotos reserva. Dos 3 pilotos reserva, somente o Scuttle voou uma missão. Normalmente precisa-se utilizar o piloto reserva para aliviar o stress do melhor piloto, principalmente por passar pelos ridges nas missões.


    Um grande abraço a todos que leram e curtiram a campanha.

    2
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado25/02/22 13:08
    Descolado » 25/02/22 13:08

    Talvez pra partidas casuais seja um problema essa promoção de pilotos, mas pra Campanha geral envolvendo todas as missões, pela que li de depoimentos, você leva ferro mesmo se promovesse todo mundo pra Ace logo de cara :D.

    0
  • Theigo
    15 mensagens MD
    avatar
    Theigo15/08/22 18:23
    Theigo » 15/08/22 18:23

    Campanha sensacional PHenrique.

    Assim como sua campanha anterior, acompanhei essa da Libya passo a passo, tudinho. Acho que na última semana li pelo menos umas duas vezes essa última campanha e revi também os vídeos da campanha do Descolado no Youtube. Vocês dois estão evoluindo cada vez mais nos detalhes e na forma de registrar os gameplays. Está muito bom mesmo. Parabéns.

    Desde que consegui minha cópia do TAL, com sua inestimável ajuda diga-se de passagem, não tinha me dedicado realmente firme. Mas essa sua última postagem realmente me encorajou a tentar e seguir adiante.

    Esse fim de semana comprei organizadores. Sem eles não tem como nem estudar o jogo, quem dirá jogar.
    Achei que ficou muito bom e melhorou demais minha mesa.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/74810_69xxoy.jpeg

    Porém faz falta um insert para as cartas. Esse que você customizou é o modelo de qual jogo ? Me interessou demais.

    Nesses dias acumulei algumas dúvidas e não sei se aqui seria o local correto, mas vou pergunta mesmo assim:

    1 - São apenas 4 Tokens de ECM / Fuel Tank mesmo ?

    2 - As armas MK-83 / MK-82 / LAU-68 / AIM-92 são realmente gratuitas, não custam nenhum ordinance point ?

    3 - Afinal o attack number da GBU-16 é realmente zero ou dez ? Pra mim o único sentido seria zero, uma vez que ela é guiada a laser, mais precisa que a GBU-12 que tem attack number 4. 

    4 - Nas rolagens para attack number das armas, a face 0 do D10 é zero ou dez ? Vi que você e o descolado debatem essa questão em outro post, e inclusive recortam um trecho do manual que diz que a face 0 seria sempre considerado dez, mas confesso que ainda está confuso isso pra mim.

    5 - ECM - Rolagem 7 ou mais nega também ataques com dano crítico ?

    Estou sempre por aqui conferindo as novas aventuras de vocês.
    Valeu galera.

    1
  • PHenrique
    100 mensagens MD
    avatar
    PHenrique15/08/22 19:34
    PHenrique » 15/08/22 19:34

    Theigo::Campanha sensacional PHenrique.

    Assim como sua campanha anterior, acompanhei essa da Libya passo a passo, tudinho. Acho que na última semana li pelo menos umas duas vezes essa última campanha e revi também os vídeos da campanha do Descolado no Youtube. Vocês dois estão evoluindo cada vez mais nos detalhes e na forma de registrar os gameplays. Está muito bom mesmo. Parabéns.

    Desde que consegui minha cópia do TAL, com sua inestimável ajuda diga-se de passagem, não tinha me dedicado realmente firme. Mas essa sua última postagem realmente me encorajou a tentar e seguir adiante.

    Esse fim de semana comprei organizadores. Sem eles não tem como nem estudar o jogo, quem dirá jogar.
    Achei que ficou muito bom e melhorou demais minha mesa.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/74810_69xxoy.jpeg

    Porém faz falta um insert para as cartas. Esse que você customizou é o modelo de qual jogo ? Me interessou demais.

    Nesses dias acumulei algumas dúvidas e não sei se aqui seria o local correto, mas vou pergunta mesmo assim:

    1 - São apenas 4 Tokens de ECM / Fuel Tank mesmo ?

    2 - As armas MK-83 / MK-82 / LAU-68 / AIM-92 são realmente gratuitas, não custam nenhum ordinance point ?

    3 - Afinal o attack number da GBU-16 é realmente zero ou dez ? Pra mim o único sentido seria zero, uma vez que ela é guiada a laser, mais precisa que a GBU-12 que tem attack number 4. 

    4 - Nas rolagens para attack number das armas, a face 0 do D10 é zero ou dez ? Vi que você e o descolado debatem essa questão em outro post, e inclusive recortam um trecho do manual que diz que a face 0 seria sempre considerado dez, mas confesso que ainda está confuso isso pra mim.

    5 - ECM - Rolagem 7 ou mais nega também ataques com dano crítico ?

    Estou sempre por aqui conferindo as novas aventuras de vocês.
    Valeu galera.

    Obrigado por acompanhar e interagir, é legal conversar sobre os jogos que curtimos.
    O insert que estou usando no meu TAL foi um meio frankeinstein que fiz, comprei 3 inserts de jogos diferentes, do Agricola, Imperial Settlers e Eldritch Horror. Daí montei um insert para o TAL e outro para o Mistfall, mas com as peças misturadas, não sei mais dizer qual peça veio de qual kit.
    Eu demorei bastante até entender bem as regras e jogar sem erros, acho que somente nas últimas jogatinas consegui passar sem errar algo de verdade. O manual do jogo não é muito intuitivo, mas as regras estão lá e o que não está é porque não pode fazer mesmo. Tem um FAQ que ajuda a confirmar o entendimento das regras.
    Faz tempo que não jogo, acho que essa da Lybia foi a última, vou tentar ajudar com algumas dúvidas suas:
    1- que me lembro os tokens são limitados, só pode usar o que tiver de token, com o detalhe que são dupla face, usa um lado consome do estoque do outro também.
    2 - são gratuitas no quesito SO, mas tem menos chances de acerto. Elas tem o custo do peso, que para uma arma ruim de acerto pode já ser muito caro, depende da missão. Por exemplo, se fizer a missão com 4 pilotos pode ter mais dessas porque vai ter muita arma, mas se voar com 2 pilotos é melhor gastar SO e tentar garantir mais acertos.
    3 - na arma o zero é zero mesmo, não me lembro se tem de fato mas poderia haver algum redutor na rolagem e daí não seria automático mais.
    4 - no dado a face zero é 10.
    5 - não entendi bem o que se refere como dano crítico. Eu jogo que o uso do ECM é antes do ataque ser feito, daí não tem o resultado ainda, vale para qualquer ataque amarelo, vermelho ou de evento.
    Além do TAL teve experiência com outros jogos da DVG?
    O jogo nesse estilo mais famoso é de porta aviões, eu achei que sem o mapa fica muito abstrato e não me agradou, mas não cheguei a jogar.
    Já tive o de submarino e não gostei, inclusive tem uma regra que pode ser abusada, o jogo demora 10x mais mas é quase impossível o inimigo te acertar, tipo aqueles kite que pessoal faz em RPG de video game.
    Tive também o da campanha Napoleônica, a batalha tem mecanismos muito interessantes, mas a aleatoriedade na movimentação dos inimigos no mapa, que é o que realmente vai te dar oportunidade de ganhar no jogo, é muito aleatório e as vezes sem sentido.
    Mais parecido com o TAL tem o de tanque de guerra, mas eu achei muito forçado você comandar um ou poucos tanques, batalha de tanque eu acho que precisa ser ao menos um grupo maior e de preferencia com combinação de infantaria e artilharia. No caso dos helicópteros e aviões as missões com poucas unidades já são mais viáveis, apesar de um helicóptero fazer a limpa em 10 unidades inimigas sem ser danificado acho um pouco demais.
    O jogo deles que eu tenho vontade de conhecer mesmo é o do B-17.
    grande abraço
    P.Henrique

    0
  • Theigo
    15 mensagens MD
    avatar
    Theigo18/08/22 16:24
    Theigo » 18/08/22 16:24

    Valeu pelas respostas !!


    PHenrique::5 - não entendi bem o que se refere como dano crítico. Eu jogo que o uso do ECM é antes do ataque ser feito, daí não tem o resultado ainda, vale para qualquer ataque amarelo, vermelho ou de evento.



    Esse termo "dano crítico" tenho usado de tanto assistir ao gameplay do Descolado. Achei legal e tenho usado. Rsrsrsrs


    PHenrique::Além do TAL teve experiência com outros jogos da DVG?



    Não, meu primeiro da DVG é o TAL mesmo. Até mesmo os Wargames não tenho nenhum. Mas fiquei conhecendo esse mundo através do post aqui do Phantom Leader. Já andei assitindo alguns gameplays de outros jogos da série Leader e agora fui olhar o B-17 e achei muito bacana. Realmente também me deu a impressão de ser muito imersivo e desafiador. É muito bacana essa questão de um mapa físico, mesmo que simulado.

    Ah rapaz, outra coisa. Navegando no site da DVG encontrei o arquivo do Thunderbolt para baixar e imprimir em neoprene ! Me lembrei que em outro post, não sei se vc ou o Descolado comentaram que estavam procurando.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/98e10_fua9z4.jpg

    E aproveitando, lá vão mais dúvidas:

    1 - Supondo que na rolagem do Scout eu ganhe por exemplo mais dois turnos, tendo então um total de 7 turnos, porém indo para a missão com 3 aeronaves, sendo que duas delas estão equipadas com o Fuel Tank. Então para as duas aeronaves com Fuel Tank extra eu teria ainda mais dois turnos, no caso 9 turnos ?

    2 - Se eu não fizer uso de todos os armamentos em uma determinada missão e retornar para a base com essas aeronaves, eu perco esses armamentos ou posso mantê-los para os próximos dias ou missões ? Ainda se eu puder fazer isso, poderia mesmo "desinstalá-los" de uma aeronave e equipa-lo em outra aeronave ?

    3 - As evoluções do pilotos. Supondo que eu consiga concluir uma determinada campanha dentro dos critérios estabelecidos e dos dias disponíveis. Numa próxima campanha eu poderia seguir com esses mesmo pilotos partindo dessa última evolução dos mesmo ? Em um determinado número de campanhas, quase todos já seriam Ace. Está correto esse raciocínio ?

    4 - Já percebi que ao menos 3 cartas de pilotos do meu jogo vieram impressas erradas. Dart - os dois lados são Average, Montana - os dois lados são Newbie e Flash - os dois lados são Skilled. Existe algum arquivo de errata para baixar e imprimir essas correções ?
    Observei que no site de DVG existe um Pack gratuito com erratas para diversos jogos, porém é um produto físico, o que seria sensacional, porém o frete mata né !

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3c596_fua9z4.jpg

    5 - Percebi vcs comentarem de FAQ para o TAL. Onde conseguiram, não encontro em parte alguma ?

    Valeu !

    1
  • PHenrique
    100 mensagens MD
    avatar
    PHenrique19/08/22 11:15
    PHenrique » 19/08/22 11:15

    Theigo::Valeu pelas respostas !!



    PHenrique::5 - não entendi bem o que se refere como dano crítico. Eu jogo que o uso do ECM é antes do ataque ser feito, daí não tem o resultado ainda, vale para qualquer ataque amarelo, vermelho ou de evento.



    Esse termo "dano crítico" tenho usado de tanto assistir ao gameplay do Descolado. Achei legal e tenho usado. Rsrsrsrs



    PHenrique::Além do TAL teve experiência com outros jogos da DVG?



    Não, meu primeiro da DVG é o TAL mesmo. Até mesmo os Wargames não tenho nenhum. Mas fiquei conhecendo esse mundo através do post aqui do Phantom Leader. Já andei assitindo alguns gameplays de outros jogos da série Leader e agora fui olhar o B-17 e achei muito bacana. Realmente também me deu a impressão de ser muito imersivo e desafiador. É muito bacana essa questão de um mapa físico, mesmo que simulado.

    Ah rapaz, outra coisa. Navegando no site da DVG encontrei o arquivo do Thunderbolt para baixar e imprimir em neoprene ! Me lembrei que em outro post, não sei se vc ou o Descolado comentaram que estavam procurando.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/98e10_fua9z4.jpg

    E aproveitando, lá vão mais dúvidas:

    1 - Supondo que na rolagem do Scout eu ganhe por exemplo mais dois turnos, tendo então um total de 7 turnos, porém indo para a missão com 3 aeronaves, sendo que duas delas estão equipadas com o Fuel Tank. Então para as duas aeronaves com Fuel Tank extra eu teria ainda mais dois turnos, no caso 9 turnos ?

    2 - Se eu não fizer uso de todos os armamentos em uma determinada missão e retornar para a base com essas aeronaves, eu perco esses armamentos ou posso mantê-los para os próximos dias ou missões ? Ainda se eu puder fazer isso, poderia mesmo "desinstalá-los" de uma aeronave e equipa-lo em outra aeronave ?

    3 - As evoluções do pilotos. Supondo que eu consiga concluir uma determinada campanha dentro dos critérios estabelecidos e dos dias disponíveis. Numa próxima campanha eu poderia seguir com esses mesmo pilotos partindo dessa última evolução dos mesmo ? Em um determinado número de campanhas, quase todos já seriam Ace. Está correto esse raciocínio ?

    4 - Já percebi que ao menos 3 cartas de pilotos do meu jogo vieram impressas erradas. Dart - os dois lados são Average, Montana - os dois lados são Newbie e Flash - os dois lados são Skilled. Existe algum arquivo de errata para baixar e imprimir essas correções ?
    Observei que no site de DVG existe um Pack gratuito com erratas para diversos jogos, porém é um produto físico, o que seria sensacional, porém o frete mata né !

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3c596_fua9z4.jpg

    5 - Percebi vcs comentarem de FAQ para o TAL. Onde conseguiram, não encontro em parte alguma ?

    Valeu !

    Olá,
    Não sabia que eles tinham o mapa para baixar, vi que tem mais expansões também, se fosse em outra época eu compraria todas rsrsrs. Mas no momento tenho tentando curtir os jogos sem expansões antes de incluí-las, ainda acho que posso explorar o jogo base um pouco mais.
    1 - Sua conta está certa, lembrando que os turnos são uma estimativa de combustível, quando acabam os turno tem o risco do combustível acabar, mas pode não acabar também e continuar até um limite.
    2 - Não usou o armamento perde, zera tudo na próxima missão.
    3 - O jogo base não tem uma campanha, você joga o cenário e quando acaba é o fim. Mas é muito fácil implementar a sua campanha, no BGG tem algumas ideias caso queira pegar uma base. Quando fiz uma campanha eu fiz assim, no segundo cenário mantive os pilotos no nível que terminaram o primeiro cenário, mas paguei o custo de SO para estarem nos respectivos níveis, como se estivesse começando tudo do zero e comprando níveis, acredito que assim mantive o balanceamento do jogo. Na prática, ficou mais difícil pq tive de economizar em itens, meio que tirou a flexibilidade para eu fazer o uso dos SO.
    4 - estranho, o meu jogo tem um erro no tabuleiro, sempre tem um espaço depois da letra "A", daí Attack fica "A ttack", bem feio. Mas as cartas estão ok, passei essas que você citou no scanner, pode baixar e fazer um pasteup: https://drive.google.com/file/d/1TC-3d4y8-xLj-F8XsuITIk3O72QIxwoc/view?usp=sharing
    5 - o FAQ eu peguei no site do BGG.

    abç

    P.Henrique

    0
  • Theigo
    15 mensagens MD
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    Theigo31/08/22 16:38
    Theigo » 31/08/22 16:38

    PHenrique, mais um vez muito obrigado pelos esclarecimentos e também pela disponibilidade em ajudar com as correções das cartas.

    Eu ainda não tinha conta na BGG e após sua indicação da FAQ fui atrás e naveguei na página de fórum e arquivos do TAL no BGG. Estou impressionado com a quantidade de debates, implementações e melhorias que a comunidade gringa produziu para o TAL. Realmente aqui no Brasil estamos muito limitados e distantes disso. Eles levam muito a sério o hobby. Você e o Descolado me parecem ser os únicos criadores de conteúdo sobre TAL aqui no Brasil. Parabéns pra vocês mais uma vez.
    Baixei ao menos umas quatro versões melhoradas e personalizadas das folhas de Log de missão. Inclusive, encontrei os arquivos da errata do jogo base e das expansões e a correção de cartas do base são justamente para esses 3 pilotos que você me ajudou escaneando ! 

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a1c03_sk0uj5.jpg

    No site da DVG existem esses links, mas estão quebrados. Consegui esses arquivos de "Linked Campaigs" e "Superior Ordnance Crews" que supostamente são os originais DVG. Dei uma lida rápida e me pareceu bastante interessante. Quem sabe mais pra frente eu encare.

    Não havia comentado, mas estou ainda na minha primeira partida de TAL. Campanha Introdutória do Iraque 1991 e Situation Card - Surge, conforme o manual recomenda para iniciar. No caso irie iniciar a segunda missão do segundo dia. Ainda não fui eliminado da missão, pois consegui destruir ao menos dois batalhões no primeiro dia. Percebi que foi um erro ter escolhido o batalhão 2A para primeira missão, tanto que só consegui reduzi-lo pela metade, o que me obrigou a redobrar o planejamento para o resto do dia. Vamos ver se consigo os outros dois batalhões no segundo dia. Bacana demais esse jogo e me sentir jogando Desert Strike de tabuleiro é indescritível !!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/576a9_sk0uj5.jpeg

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0aa6c_sk0uj5.jpeg

    Abraço.

    1
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