Versão resumida: existem jogos publicados para serem jogados com qualquer conjunto de miniaturas que você possua, até mesmo com minis de papel e isso é ótimo!
. . .
"Miniaturas agnósticas" é um conceito que me fascinou nos últimos meses. A possibilidade de jogar jogos de escaramuça da forma mais econômica possível.
Com "jogos de escaramuça" (skirmish games, no inglês), me refiro a uma subcategoria dos wargames onde cada jogador controla um pequeno grupo de guerreiros (warband), algo entre 4 e 14 miniaturas. Geralmente são jogos onde não há um tabuleiro com casas determinadas, sendo o tipo de jogo onde se usa réguas ou trenas (geralmente em polegadas) para determinar distâncias como movimento e alcance de tiro.
Possivelmente a linha mais famosa desse tipo de jogos é o Warhammer 40k da Games Workshop, que conta com wargames (exércitos com dezenas de miniaturas) e skirmish games (com warbands menores). No Brasil, talvez o jogo de escaramuça mais popular seja X-Wing (corrijam-me se estiver errado).
Pois bem, jogos de escaramuça tem uma tradição de serem muito caros uma vez que o interesse das empresas que os publicam geralmente é vender miniaturas. Convenhamos que qualquer jogo com miniaturas caprichadas acaba saindo caro no Brasil... Esse foi o principal fator que me afastou desses jogos até que descobri os jogos com miniaturas agnósticas.
Um jogo de escaramuça com miniaturas agnósticas, diferente dos skirmish games tradicionais, geralmente não vem em uma caixa e sim em um livro de regras. As regras apontam que o jogo não está atrelado a uma marca de miniaturas e que os jogadores são incentivados a usar os bonequinhos de plástico, metal ou mesmo de papel que possuírem.
O autor de Star Breach falando sobre miniaturas agnósticas (em inglês).
Eu sei, isso pode não ser nada de novo pra quem sempre jogou jogos print and play ou versões "alternativas" de jogos caros, mas é muito libertador ver alguém publicar jogos diretamente com esta intenção. E, diga-se de passagem, muitos desses jogos são caprichadíssimos.
Claro, não é raro que uma empresa que publique jogos com miniaturas agnósticas tenha também sua própria linha de miniaturas oficiais totalmente opcionais. É o caso da Osprey Games.
Frostgrave, que está em sua segunda edição, é um dos jogos de miniaturas agnósticas mais populares.
Alguns jogos (em inglês) pra quem quiser dar uma olhada:
Space Weirdos: regras simples para combate na vibe de Warhammer 40k.
Planet 28: outro com regras simples inspirado em W40K (pague quanto quiser).
Brutal Quest: versão de fantasia do Planet 28 (pague quanto quiser).
Star Breach: ficção científica bem completinho com 20 facções jogáveis (tem versão gratuita!).
Frostgrave: grupos de soldados liderados por magos explorando os mistérios de uma cidade congelada.
Reign in Hell: escaramuça entre demônios no inferno.
One Page Rules: versões alternativas gratuitas de W40k e Age of Sigmar.
O curioso é que vários destes jogos podem ser encomendados em versão física direto pela Amazon brasileira.
Bom, esse post foi somente para chamar atenção de quem não conhecia esse tipo de jogo. Espero que essa possibilidade mais econômica possa incentivar jogadores brasileiros a experimentarem jogos de escaramuça ou, quem sabe, incentivar autores a publicarem jogos dessa forma.
E vocês, jogam algum jogo de escaramuça? Se interessaram por algum título? =)
Oficialmente acho que não. Talvez deva ter disponível arquivos com regras traduzidas.
Muito bom esse topico. Quero começar em algum skirmish, mas gostaria de algo que tivesse baixa contagem de modelos. Que dai daria pra investir em umas minis legais sem gastar mto hehe. Curto bastante a parte de montagem delas, então dou preferencia pra sets em sprue.
O único que vi em português foi o Grimdark Future. Vi alguns outros em espanhol, como o Frostgrave, mas a maioria só achei em inglês mesmo, apesar de que muitos são curtinhos então um Google Tradutor resolve fácil.