Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Star Wars: The Queen's Gambit é um jogo que recria a experiência das batalhas dos últimos minutos do filme Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Cada lado joga simultaneamente em quatro frentes: o campo de batalha (droids x gungans), palácio imperial (droids x guarda da princesa Amidala), órbita de Naboo (naves da federação x Anakin Skywalker) e a luta entre Darth Maul, Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn.
Um jogo publicado em 2000 pela Avalon Hill e que hoje se encontra esgotado, sendo vendido no Maket do BoardGameGeek ou Amazon a preços pouco convidativos. Além de ser considerado por muitos um dos jogos mais raros do mercado internacional. Veja esta publicação. Criado por Rob Daviau, Alan Roach e Craig Van Ness, The Queen's Gambit foi projetado para 2 ou 4 jogadores, vivenciarem uma partida épica, gastando em torno de 2 horas de partida.
Mecânicas:
- Ação Simultânea;
- Batalhas por Cartas para Ativação;
- Batalhas por Dados para Testes de Sucesso;
Componentes:
Este jogo possui bastante componentes e uma caixa bem grande para guardá-los. Composto por mais 150 miniaturas, dois tabuleiros clássicos e um tabuleiro de três andares, apesar da arte e materiais antigos, percebe-se todo um capricho na produção do jogo. Material de ótima qualidade. Como o insert original deixava muito a desejar, preferi montar um insert caseiro em duas camadas, com papel pluma, para uma melhor organização geral.
Os tabuleiros planos representam o campo de batalha em solo, onde os Droids lutam contra os Gungans, e o outro, a órbita de Naboo junto ao local de combate entre os Jedis e Darth Maul.
Temos também quatro suportes laterais e três tabuleiros mais compridos, usados para montar o tabuleiro de três andares, que representará o caminho dentro do Palácio Real, até a sala do trono.
As forças da Federação são representadas por muitas miniaturas, entre elas as naves MTT (Multi Tranporte de Tropas) e AAT (Tanques de Ataque Blindados), Destroyer Droids e Battle Droids. Além disto, existe uma miniatura especial para representar o Darth Maul.
Pelas forças Naboo temos Catapultas, 2 Fambaas que mantém ativo o campo de força, Kaadus, Gungans e os Guardas do Palácio. Existem bem mais personagens especiais deste lado: duas princesas Amidala, uma falsa e outra verdadeira, Capitain Panaka, Obi-Wan, Qui-Gon e uma nave Naboo para a viagem de Anakin.
O jogo vem com muitos dados para os combates, e cada personagem possui sua própria combinação para ataques e defesas. Dados vermelhos (mais fortes) e dados cinzas (mais fracos) são para ataques. Dados azuis, amarelo e verde (exclusivo dos Jedis e Darth Maul, pois admite contra-ataque) são usados para as defesas.
A nave de Anakin possui dois d6 vermelhos, para os testes que deverão ser feitos em sua viagem espacial.
Star Wars: The Queen's Gambit é um jogo cujos personagens ou grupos de personagens são ativados por cartas de ação. Ambos os lados possuem dois baralhos: um para o campo de batalha e outro para o palácio real. Os versos de ambos são idênticos, para evitar que os oponentes antecipem as ações do jogador.
Cartas da Federação
Cartas das forças Naboo
A maioria das cartas possuem duas ou mais ações, que permitem uma maior flexibilidade para o jogador na hora da escolha e da execução.
Existe um baralho de cartas de caça, nas quais o jogador da Federação poderá prolongar e criar mais empecilhos para a viagem de Anakin. Mais adiante na resenha percebemos que está é uma parte fundamental do jogo.
Por fim, existem duas miniaturas de Vice-Reis e um token de primeiro jogador. Importante informar que os Vice-Reis são figurativos, ficam estáticos o jogo todo na sala do trono, não se movimentam e nem atacam.
Visão Geral:
O setup do jogo é simples, porém demorado, já que são muitas miniaturas que devem entrar em jogo. Em contrapartida, existe um lugar fixo para cada uma delas, em seus respectivos tabuleiros. Como este local é marcado nos próprios boards, isto facilita demais a montagem do cenário inicial.
O Palácio de três andares é montado no centro do jogo, com o campo de batalhas a esquerda e o confronto dos Jedis a direita. Nas bordas de cada andar existem escadas que permitem subir ou descer, e a sala do trono fica no ponto mais alto, no final do terceiro andar.
Tirando as miniaturas de Droids, Gungans e Guardas, que morrem com um único acerto, todos os personagens restantes possuem trilhas de “vida”, com marcadores individuais. Além disto, cada jogador recebe um play aid com um resumo das características de seus personagens: pontos de vida, dados de ataque, dados de defesa, valores de movimentação e distância de ataque.
Por ser assimétrico, existem condições diferentes de vitória para a Federação e as Forças Naboo. O objetivo do jogador de Naboo é eliminar todos os Droids do jogo e conseguir ter uma maioria de personagens na sala do trono. Aqui entram dois pontos importantes...
Primeiro, todos os Droids saem do jogo no momento em que a nave de Anakin chega a Nave de Controle Droid. Por isto a viagem dele pelo espaço é fundamental e necessária para a vitória.
Segundo, os vice-reis, apesar de figurativos, contam como duas unidades nas forças da Federação. Isto dificulta a vitória das forças Naboo, que precisam de três personagens vivos, pelo menos, após a desativação dos droids.
Por outro lado, o objetivo do jogador da Federação é destruir todos os personagens de Naboo dentro do palácio, comexceção de dois, garantindo já a maioria lá dentro (lembre dos vice-reis parados na sala do trono!)
Para a viagem de Anakin prosseguir, ele precisa jogar cartas de ação que permitem a ele realizar testes em setores do espaço. Cada setor possui uma indicação de dados cinza, que devem ser jogados pelo jogador da Federação, e cada sucesso dará a ele a possibilidade de colocar um obstáculo em uma parte livre dele.
O jogador de Naboo, que controla a nave deve jogar os dois dados vermelhos e somar os resultados. Se o valor apontar para uma parte livre do setor ele tem sucesso, e passa para o próximo estágio da viagem. Em caso de fracasso, ele deverá usar outra carta para tentar novamente.
Importante: O jogador que escolher a Federação tem um tipo de ação a mais: adicionar cartas na órbita de Naboo, visando dificultar ou atrasar o avanço de Anakin Skywalker.
O campo de batalha é claramente um local de domínio das forças da federação. Os Gungans são minoria e não admitem reposição de tropas, morreu saiu de forma permanente da partida. Por outro lado, os droids estão em massa, suas naves são muito mais poderosas e eles podem ser repostos em campo. É uma luta desigual.
Para segurar ou atrasar um completo massacre, as forças de Nabbo tem algo em seu favor: um campo de força mantido por um par de Fambaas (monstros verdes). Este campo impede que as naves entrem e que as tropas com ataque a distância atuem de fora para dentro do campo. Por isto, as tropas terrestres devem entrar a pé e destruir um dos dois Fambaas.
Uma pergunta que surge é a seguinte: “ - Porque a Federação vai perder tempo no campo de batalha se a vitória é obtida no Palácio Central?”... Bom, existem vantagens bem fortes aqui.
Em primeiro lugar, cada jogador compra 10 cartas, 5 de cada tipo para sua mão inicial antes do jogo começar. No início de cada turno, eles devem jogar 4 delas, a sua escolha, em uma pilha de ações, programadas para aquele turno. No fim do turno, a mão é reposta com duas cartas de campo de batalha e duas de palácio, independente das cartas usadas. A questão é que cada vitória no campo de batalha, dá direito a uma carta extra bônus para o turno seguinte, do tipo que o jogador escolher! E em segundo lugar, existem cartas que levam Droids do campo de batalha para o Palácio, sendo de extrema importância movimentá-los para lá.
Outra pergunta que surge em seguida: “ - Porque então as forças de Nabbo vão perder tempo no campo de batalha se a derrota é praticamente garantida?”... Bom, existem necessidades bem fortes aqui também.
Caso o jogador negligencie o campo de batalha, ele provavelmente se verá em pouco tempo soterrado de droids dentro do palácio, a ponto de uma derrota eminente. A combinação de cartas bônus + reposição de tropas + deslocamento para o palácio é devastadora se não for controlada. Com isto, o jogador não dará tempo de Anakin chegar a Nave de Controle para buscar a vitória.
Avaliação:
Star Wars: The Queen's Gambit é um jogo é espetacular, com componentes de qualidade e um visual fantástico na mesa. O jogo é assimétrico e cada lado tem condições de vitória diferentes. Isto o faz um jogo altamente temático, pois como no filme, os jogadores precisam investir em várias frentes para buscar a vitória.
Como pontos negativos podemos citar o tempo de preparação elevado ou o fato dos combates serem resolvidos por dados, que podem frustar jogadores menos voltados para o Ameritrash. A questão do preço elevado e da raridade podem se tornar provavelmente, a pior barreira para conhecer este jogo.
The Queen's Gambit tem apenas um cenário, portanto a rejogabilidade é baixa. Não é um jogo que verá mesa com frequência, mas quando sair do armário, será para uma partida épica, pode ter certeza. Quando o confronto entre os Jedis e Darth Maul é resolvido, restando apenas um lado em campo, o(s) sobrevivente(s) se direcionam para o palácio descendo a lenha nos guardas ou nos droids... Adrenalina pura!
É aquele tipo de jogo que pede para ser jogado, pela experiência diferenciada que proporciona: você se sente dentro do filme. Sente toda a dificuldade estratégica de tentar vencer pelo bem, mesmo quando tudo conspira contra você. Sente a euforia de estar com todo o poder nas mãos, pela Federação, mas a um fio de todo o cenário mude de uma hora para outra.
O Canal TTZO é associado ao grupo Turma do Tabuleiro da Zona Oeste – RJ, um evento mensal que ocorre em Campo Grande, no Rio de Janeiro. Acompanhe pelo Facebook: www.facebook.com/canalttzo. Caso tenha gostado do material, por gentileza, não deixe de se inscrever aqui no topo da página, para dar seu apoio. Desde já agradecemos pela atenção e tempo dispensados. Ótimas jogatinas!