Libya 1984 - Dia 1 - Missão 1
Vai começar a missão, vou tentar seguir um padrão de narrar os pilotos na terceira pessoa.
Anotei o gasto de 1 SO das armas e prossegui com o evento, perdi um AG-114 no evento. Não havia ajustado o marcador de SO pela perda de 1 do batalhão 3S, estou com 10 SO.

O mapa e os inimigos foram alocados e me parece bem favorável, tem pontos que permitem dar voltas com os aviões, parece um pouco abuso mas a regra permite e não é tão comum ter esses pontos. Um inimigo ficou isolado, mas não preciso eliminá-lo para derrotar o batalhão, apesar de que devo tentar para ganhar o XP extra.

O plano será Mohawk começar em cima dos inimigos no hex 4, atirar com quase tudo na tentativa de eliminá-los de primeira e mover para o hex 6 onde estará protegido. Se for bem sucedido na eliminação dos 3 inimigos do hex 4, Pirate vai pra cima do AAA no hex 8, caso contrário atacará o tank no hex 9 e dará uma volta e se juntará a Mohawk no hex 6. Gator atacará o que sobrar, o AAA ou o tank à sua frente e dará a volta para o hex 6 também.
Rolei o scout e tirei um 8, o que me deu mais 3 turnos, além dos dois extras do Mohawk e Pirate, posso manter o plano de ir devagar sem problemas.
Turno 1
Rolei 1 no enemy cover, os dados estão favoráveis, até quando...
Mohawk atacou no hex 4, ajustei o plano e foram somente dois ataques, o ataque no helicóptero com o AIM-9 o derrubou com acerto automático (3 para acerto com a arma + bonus 2 do F-16 e + 1 do Mohawk). Outro ataque no AAA com um MK.83 também acertou e Mohawk moveu para o hex 6. Deixei o command para atacar com o cannon do A-10.

Pirate voou sobre o tank no hex 9, atacou com o cannon e errou. Terminou o movimento no hex 6.
Sem unidades inimigas com linha de visão ou alcance para ataque, elas não fazem nada.
Gator ataca e destrói o AAA no hex 8 com um AGM-114.

Turno 2
Unidades em hex com outras unidades destruídas entram em cover, resultando no cover do command do hex 4.
Pirate avança para o hex 9, ataca o tank com o cannon e erra novamente.
Mohawk faz uma ação similar ao Pirate, sobrevoa o tank, atira com o cannon e retorna para o hex 6. Acertou o ataque com um 8.
Novamente inimigos não fazem nada.
Gator avança para a borda do hex em direção ao hex 9.

Turno 3
1 na rolagem de cover, nada acontece.
Mohawk dá a volta e permanece onde estava e Pirate avança para o hex 10.
Inimigos não fazem nada.
Gator entra em hover no hex 9.

Turno 4
2 na rolagem de cover, nada acontece.
Mohawk e Pirate avançam para o hex 9 em direção ao hex 8.
Inimigos não fazem nada.
Gator se junta aos outros pilotos na borda do hex 9 em direção ao hex 8.

Turno 5
7 na rolagem de cover (inimigos em cover em um hex aleatório), 8 na rolagem do hex e nada acontece.
Pirate avança para o hex 4 a ataca o command em cover com o cannon. Finalmente um acerto com o cannon do A-10.
Mohawk movimenta e se junta a Pirate no hex 4 em direção ao hex 5. Abate o helicóptero no hex 2 com um AIM-9.
Inimigos não fazem nada.
Gator avança para o hex 8 em direção ao 5 e ataca os alvos no hex 2 com dois AGM-114, um em cada. O primeiro erra o command, mas o segundo acerta o tank.

Turno 6
Novamente unidades em hex com outras unidades destruídas entram em cover. O command do hex 2 entra em cover.
Mohawk sobrevoa o tank no hex 1, ataca com o MK.83 e retorna para onde estava. Tank eliminado.
Pirate move para o hex 2 e ataca o command em cover com um MK.83 e dois LAU-68. Command destruído com o primeiro ataque do MK.83, ainda tentou a rolagem dos LAU-68 para tentar mantê-los mas falhou.

Só resta uma unidade inimiga que não tem linha de visão.
Gator avança pra o hex 5 em direção ao hex 2.
Turno 7
10 na rolagem de cover, sem efeito.
Pirate muda para high altitude e avança para o hex 3 em direção ao 7. Ataca o tank com um MK.83 e um LAU-68, com um 5 na rolagem foi acerto em cima da risca, 4 na arma com modificadores na rolagem de +1 da skill e -2 do tank. Última unidade do batalhão eliminada!
Ainda rolei para o LAU-68 porque poderá aparecer mais inimigos no mapa, mas falhou.

Mohawk sai do mapa e Gator se movimenta pra a saída do mapa no hex 2.
Turno 8
Saiu "No Enemy" no pop-up counter, sem inimigos, sem cover e os pilotos saem do mapa, missão 100% completada.
Terminada uma missão perfeita, no evento home-bound saiu um dano light para o AH-1, tirei o counter de 2 stress, ufa.

XP e VP da missão registrados na ficha.

O que me pareceu interessante para o sucesso dessa missão foi ter conseguido ficar imune aos ataques inimigos e os abates automáticos nos helicópteros, o F-16 é excelente contra batalhões com helicópteros.
Próximo tópico será a segunda missão do primeiro dia.