Meu grupo tende a gostar de jogos de controle de área ou jogos "tipo War" e em History of the World achamos a junção perfeita.
O jogo é dividido em eras e cada era trás cartas de reinos e eventos que são escolhidas em segredo pelos jogadores e depois ativadas seguindo uma timeline de acordo com a época em que aquele povo viveu, por exemplo, os egípcios jogam primeiro que os persas.
Ao ativar um reino você recebe a quantidade de exércitos contida na carta, vai para o ponto de origem e de lá expande seu império, podendo ou não usar sua carta de evento, algumas podem ser guardadas para eras futuras.
Terminado o turno do jogador, ele pontua sua ascensão, recebendo pontos pela dominância ou presença em territórios e por templos, capitólios ou cidades dominadas. Então, os exércitos são tombados, simbolizando o declínio daquela civilização.
Em seguida o jogador que controla a próxima nação da timeline se revela, os demais continuam com suas cartas em segredo.
E assim segue era após era.
Como todo turno você recebe um novo reino, não existe eliminação de jogador, mesmo que suas peças sejam aniquiladas do mapa.
O combate é simples, joga o dado, número maior ganha, onde a vantagem é toda do ataque que joga 2 dados contra 1 da defesa, salvo em pontos com proteções naturais ou construções de fortificações que dão mais um dado ou mais um no dado.
Há também a catapulta que da bônus aos dados de ataque, mas usa exércitos como recurso, diminuindo suas naquele turno.
É muito interessante perceber a evolução das civilizações e como elas crescem e somem rapidamente.
Um ponto negativo para mim é que como as eras passam rápido e o controle daquela civilização dura só um turno, você não cria identidade no jogo, e acaba sendo apenas "as peças verdes".
Num war game isso não é problema, mas num jogo histórico ter uma ligação maior com as civilizações seria bom.
A arte do jogo é um ponto interessante, ela é bonita, as peças, apesar de parecerem troféus de futebol, são eficientes e charmosas, a arte das cartas de evento possuem ilustrações lindíssimas, já as cartas de reinos são confusas e junto com o fato do mapa fugir do padrão tradicional de mapa mundi, achar seu reino, mesmo com a cor listada, é pouco intuitivo. Sempre nos perguntávamos, "Onde fica esse reino? É verde. Qual verde, o claro ou o que parece amarelo?"
Fico surpreso de History of the World ser tão pouco falado, o jogo possui uma ótima qualidade, mas como não houve hype no seu lançamento, é possível achá-lo por menos de 150 reais.
Bom, melhor pra nós.
Duração: 4 horas e 10 minutos.
Use a sessão de comentários e conte as suas experiências, faça críticas, tire dúvidas ou faça sugestões.
Grande abraço e até alguma Quarta-feira ao meio-dia.