Bozeus::Cara, primeiro de tudo parabéns pela análise. Você conseguiu revisar vários pontos do jogo, mesclou texto e imagem o que ficou fácil de entender.
Começo dizendo que joguei umas duas dezenas de partidas: não tanto como você e não tão pouco quanto os corneteiros que jogaram uma vez e já saem reclamando. Mas acho que foi o suficiente pra entender o jogo.
Dito isto, volto a dizer que gostei de sua análise, mas lendo e relendo percebi que você pouco falou do assunto principal, que era como mitigar a sorte. E vou dizer o motivo: o jogo lhe oferece poucas ferramentas para isso. Na verdade são duas coisas que é possível fazer:
- carta do gato. Ela te dá 50% a mais de cartas visíveis, e portanto mais possibildiades de tomar uma melhor decisão
- prestar atenção em quantas cartas "importantes" já saíram nos baralhos. Você até colocou a tabelinha com o número de cartas, mas pra jogadores normais que não ganham a vida nos cassinos jogando Black Jack
, é mirar nas moedas, nos gatos e talvez nos itens de ciência.
Tirando isso é um misto de "apareceu uma carta boa aqui pra eu pegar" com "push your luck". Não existe de fato uma maneira de traçar estratégias, porque você é frustrado constantemente por não sair o que precisa. E não estou falando daquelas partidas onde os baralhos ficam travados nas cartas azuis de 3 pontos e ninguém quer "abrir" o jogo para o adversário, puxando incansavelmente cartas fechadas na esperança de que venha algo bom. Falo de partidas comuns onde você as vezes não abre o baralho, mas as vezes alguém puxa uma e as partidas ficam mais fluidas, com o pessoal disputando e tentando construir o seu enquanto tentam fechar o adversário. Na verdade o jogo é só tático com muita sorte envolvida, pois não é só o que os adversários fazem que influenciam na decisam, mas também como o baralho foi embaralhado... as vezes você está esperando uma carta que está lá embaixo e ela não vai sair, mas você não tem idéia disso. Em minhas partidas o baralho fechado acabou umas vezes, mas os abertos na maioria das vezes sobram mais de 10 cartas neles.
E isso tudo faz jogadores mais hardcores ficarem extremamente descontentes com o jogo, pois você tenta jogar com o que o jogo te oferece, e mesmo assim pode não funcionar. Você pode iniciar a partida com vários recursos casando pra você rushar o fim da partida, mas no meio do jogo não sai mais nada e você empaca. O mesmo sobre tentar ganhar pontos militares ou ainda ciência. No final a quantidade de decisões suas que realmente impactam a partida ficam reduzidas, e assim o pessoal reclama da sorte, e eles tem uma grande parcela de razão, mesmo sem saber explicar.
Eu particularmente gostei muito da parte militar, pois dessa vez acertaram, não aquela coisa mal feita do Duel. A parte de ciência também achei legal, mas, agora é a hora que o Developer chora e a mãe não vê, os que fazem você pegar uma carta extra por pegar um tipo de carta são muito mais fortes, desenvolvem o jogo de uma maneira muito superior, pois está basicamente jogando duas vezes e seus adversários uma. As maravilhas acho que tem umas mais fáceis de jogar que as outras... não posso dizer que são mais fortes, mas ter 3 opções de seguir é mais fácil que ter um só caminho. Concordo com você que não é preciso fechar a maravilha pra ganhar, mas em muitas partidas quem ganha fecha tudo e se não for ele, é alguém que faltou fechar uma parte.
Eu particularmente achei ele fraco... é mais family sim, mas porque reduziu a quantidade de possibilidades e preencheu com sorte.
* Só um extra: fiz um "experimento" e joguei 3 partidas só puxando as cartas do baralho da mesa, não importando o que tinha do lado, e várias vezes tinham boas opções. Mesmo quando completava alguma coisa de ciência, eu pegava do monte fechado. Resultado: das 3 partidas, jogando com 4 e 5 jogadores, fiquei em segundo em duas e na outra em terceiro, por uma diferença baixa na pontuação. Prova alguma coisa? Não, mas teve gente que marcou menos ponto que eu tentando alguma estratégia hahahaha
Valeuu!!!
Bons Pontos! Vamos lá:
Realmente ele é isso, tático com um "push your luck", agora para você jogar bem, é melhor ser estratégico e tático do que esperar a sua sorte e tem como fazer isso!
Toda vez que alguém coloca um ponto interessante aqui sobre o jogo, eu vou lá no BGA jogar pra ver se é isso mesmo, e ganho... hahaha
(Estou com muita sorte?)
E os pontos é: Tem cartas melhores que outras (Ciência, Militar, Gato), vejo muita gente focando em ouro, e ela nem é tão boa assim, você precisa dela só quando for fazer a parte da sua maravilha que precisa de recursos iguais, aí sim, no início do jogo não precisa. Então no jogo tem hora de pegar as cartas dos lados e tem hora que você tem que tirar cartas do monte central sem saber que carta vem, UÉ, mas aí é pura sorte!? Não necessariamente, se estou fraco no militar, eu posso tentar tirar ela no monte central, se preciso de uma carta que não está nos dois abertos, tento lá.. Se eu estiver com o gato que dá pra ver qual a carta fechada, melhor ainda.
A melhor forma de vocês perceberem isso é jogar no Rankeado do BGA, é bem legal, você vai aprendendo qual carta é melhor, qual maravilha você tem que fazer oq.. e tem isso também como você se perguntou.
No início eu achava isso, achava a pirâmide Giza muito fraca (Hii, tem nem poder, todas tem, essa só dá mais ponto..) Mas na verdade oq você tem que fazer é achar uma forma de construir mais rápido que seus adversários, para você fazer mais pontos! Aí sim teria que ser essa estratégia.
Mas teve jogos que eu fiz duas partes da maravilha e ganhava o jogo, sendo por ter pego mais cartas azuis, sendo pelo militar.
Vou fazer uma análise da minha última partida:

A Maravilha da esquerda, pode pegar uma carta de qualquer monte, até 2x se ele construir. (Em uma partida com menos jogadores, é mais fraca).
A minha eu posso escolher um monte aberto da direita ou da esquerda, analisar as 5 primeiras cartas, escolher uma para mim e embaralhar o monte.
a maravilha da direita quando ele construir ele pode pegar uma carta do monte fechado, até 3x. (Com o gato fica bem forte).
Primeiro ponto: Analisar as fichas de progresso, o jogo começou com:
- Ficha que tira a obrigação de construir igual ou diferente.
- Ficha de ponto por Gatos
- Ficha de ganhar 4 pontos se sua maravilha estiver incompleta ou 6 se estiver completa.
Qual a melhor para o início da partida? A que eu peguei, já não preciso me preocupar com cartas iguais ou diferentes.. E como você conseguiu ser o primeiro a pegar ela? Focando nas cartas de ciência primeiro, perdi 2 batalhas.. mas beleza, depois posso tentar recuperar.
Então nesse ponto, já estou em vantagem, o adversário da esquerda pegou a ficha da construção incompleta e completa (uma jogada errada), ele não precisa focar nisso agora, não está dando nenhuma vantagem para ele!, Haa mas qual ele pegaria? No momento abriu a Militar com corneta, era melhor, ou pegar do monte fechado, poderia vir uma melhor também.
Agora eu não preciso ficar pegando as cartas abertas do meu lado, se eu ficar "forçando minha sorte" no monte fechado, pode vir cartas militar, ou de ciência, ou se vier qualquer recurso pra mim tanto faz, é bom também, entende?
Ok, e mesmo assim na hora, eu estava perdendo o jogo, meus adversários tinham construídos mais partes de suas maravilhas, mas como eu não preciso ter a obrigação dos recursos, poderia tentar alcançá-los depois.
O adversário da direita pegou a ficha de 4 pontos, se ele pegar outra dela faz 12.. ele estava na frente na pontuação e ficou a maior parte da partida com o gato.
Peguei o gato de uma pilha aberta, agora tenho mais controle, peguei outro símbolo de ciência igual: no momento as fichas eram essas que ficaram até o fim da partida:
- Comprar outra carta quando pegar uma Carta de Ciência
- Ponto por Gatos
- Comprar outra carta quando pegar uma Carta de Corneta Militar
Eu faria apenas 2 pontos com a carta do Gato.. Tentei minha sorte no monte fechado, queria as fichas:
- Ganhar uma carta quando comprar um tipo de recurso
- Ganhar 4 pontos ou 12 se tiver com as duas iguais
- Ganhar 2 pontos por ficha de progresso
Consegui a de ganhar mais uma carta se eu comprar pedra ou ouro, ótimo! Mas no momento só tinha papel nos meus lados.
Agora, mesmo se eu não precisar, vou comprar ouro ou pedra, para jogar mais uma vez, ter mais recursos! (Um ponto importante é: Se eu pegar um ouro, vou jogar novamente, se tiver uma pedra no lado ou outro ouro, eu não compro ele, deixo lá, se meu adversário não pegar ele, na minha vez eu vou pegar e poder jogar novamente dnv!!! São pequenos detalhes que fazem a diferença nesse jogo.
Seguindo: Com a habilidade da minha maravilha pude escolher qual monte ia ver as 5 primeiras cartas e pegar uma para mim, vou escolher a do monte que a primeira carta poderia ajudar meu adversário, nesse momento é bom ter uma noção das cartas que tem em cada deck, igual a tabelinha, se tiver ouro ou pedra, posso pegar para jogar novamente, se vier eu estiver esperando para algum símbolo de ciência, posso pegar também, nas duas vezes não tinha nada muito bom, optei por carta fixa militar.
Chegando no final do jogo, ainda estava perdendo! Mas passei na frente dos adversários no estágio da maravilha, e agora se eu fechasse a minha maravilha ia ficar com 36 pontos, o adversário da direita ia terminar com 36 também, nas cartas abertas tinham 2 ouros, eu poderia jogar novamente com certeza, eu podia ver qual carta seria do topo porque estava com o gato, se eu empatasse eu ganharia por ter feito mais partes da maravilha, se aparecesse militar com corneta, eu ganhava a batalha, a carta fechada era um tijolo, não me ajuda em nada, peguei o ouro, fechei a maravilha, podia jogar novamente, oq me aparece? Militar com corneta, perfeitaaa! Eles estavam empatados e eu ganharia 6 pontos.
42, 36, 35.
Sorte? Estratégia? Tático? Um pouco de cada

haha.