7 Wonders foi um dos meus primeiros jogos modernos, eu amava ele porque minha família e amigos o amava, joguei mais de 80 partidas físicas dele, mas com o tempo foi perdendo espaço...
Um de seus pontos fracos é o setup, a preparação, dependendo do número de jogadores tem que tirar umas cartas, ver a quantidade de cartas roxas que vai ter na partida e mimimi.
Outro ponto é apresentar a pontuação científica para novos jogadores e até os mais velhos de vez em quando se confundem.. nunca achei fácil, ter que fazer cálculos para ver qual compensa pegar mais, 4 iguais ou 2 iguais com mais 2 outras iguais, etc.. o aplicativo facilitava muito, mas no vamos ver da partida era chato.
E como jogo de médio porte, não o acho como de "entrada", já tem outras opções melhores ou que pode disputar bem, desde: Sushi Go Party!, It’s a Wonderful World, Hadara, Alhambra: Edição Revisada, que já é um pouco diferente, mas enfim, isso vai de cada um também.
E se eu quiser algo na pegada do 7 Wonders, só que mais leve? TEYY, 7 Wonders Arquitetos surgiu.
Tudo rapidinho pra jogar ...
Haaaa, mas só tem 3 opções, muito joguinho de sorte! (Vamos com calma pequeno padawan!)
Com o BGA eu pude testar se era isso mesmo, já joguei mais de 100 partidas..

(pequei Ranking 35 Mundial, já esbarrou comigo lá? E posso dizer: Tem sorte, mas tem mais que isso também, vamos lá:
As partidas Rankeadas são jogadas com 3 jogadores, assim você consegue marcar bem os seus vizinhos e eles tentam te marcar também.
Uma coisa que achei BEMM melhor foi os símbolos científicos, aqui com 2 iguais ou 3 diferentes (tente evitar pegar 3 símbolos diferentes, você está perdendo possibilidades e uma jogada) você pode escolher por uma das 3 fichas abertas ou pegar uma do monte sem ver:

(Fonte das Imagens: BGG)
E o que essas fichas fazem? Basicamente te dão habilidades ou pontos, nesse exemplo da esquerda para a direita, a primeira dá 1 ponto por cada carta azul com símbolo de gato que você possua, (a carta com o símbolo de gato te dá a habilidade de ver a carta do monte fechado, outra forma de mitigar a sorte do jogo), a segunda quando você comprar uma carta de pedra ou de ouro (curinga para os recursos), você compra mais uma carta (essas cartas são as melhores para o início de jogo, vai agilizar o seu jogo para a sua estratégia), e a 3ª aberta, se não completar sua maravilha ganha 4 pontos e se completar ganha 6 pontos.
Um ponto importante é conhecer todas as fichas (que não são lá tantas, 15), assim você pode até contar com a sua sorte para pegar uma ficha fechada que pode ser melhor que das 3 que estão abertas.
Dá pra fazer vários Combos com as fichas de progresso, uma das estratégias do jogo é só pegar as fichas que te dão +1 carta quando você pegar determinado tipo de recurso, e se eu tiver 3 dessas fichas, posso comprar até 4 cartas enquanto os adversários estão comprando 1 ou 2..
Outras fichas são situacionais, mas quando a partida começar é importante ver qual as 3 disponíveis, se você for o primeiro a pegar uma delas, dependendo das fichas que estão, as vezes é melhor começar com +2 Militar.
No geral, Fichas que dão +1 Carta são melhores, fichas que dão pontos não são tão boas no início da partida, mas se seu adversário comprar aquela ficha que só tem 2 delas, que dá 4 pontos sozinha e 12 se comprou as duas, é sempre bom atrapalhar o amiguinho, se tiver como comprar, compre.
Dá pra ganhar o jogo sem pegar NENHUMA ficha de progresso? Dá.
Outro fator importante que mudou e que também achei melhor e mais emocionante, são as batalhas militares:

(Fonte das Imagens: BGG)
Agora, dependendo da quantidade de jogadores há símbolos de paz, e quando uma carta militar com a corneta for pega, se vira um desses símbolos, quando estiver todos virados que vai rolar a guerra! Quem tiver mais símbolos ganha, 3 pontos por vitória, se ganhar dos 2 vizinhos são 6 pontos, e quem perde? Não ganha nada, e se empata? Não ganha nada.
Cartas Militares sem corneta são melhores, pois elas continuam com você após a guerra, as com corneta são contadas para a guerra mas descartadas depois.
Aqui o timing é super importante, começou o jogo e só tem um símbolo militar no seu lado? Pegue.. aqui estamos trabalhando com estatísticas, e o melhor cenário é seus vizinhos empatarem e você ganhar dos dois, sempre que possível, tente fazer isso.
Se você já está com 3 símbolos militares, e seus vizinhos com 0, e está a uma corneta de acontecer a guerra, tente não pegar a carta do monte fechado se você não tiver como vê-la, pode ser uma corneta e aqui você está gastando uma jogada, é melhor que seu adversário pegue essa carta, perca a guerra e jogada dele.
Tem a estratégia Militar também: Pegar a Ficha de Progresso que dá +1 Carta quando você pegar a carta com Corneta, fichas que dão +2 Militar, ficha que dá 1 ponto por ficha de vitória...
E os poderes das maravilhas? Tem Importância?
Para começar os jogadores escolhem ou sorteiam aleatoriamente com qual maravilha vai começar (no BGA por enquanto só tem a opção aleatória) como no antigo 7 Wonders, cada uma tem uma habilidade um pouco diferente, umas mais que as outras:

(Fonte das Imagens: BGG)
É importante saber o que ela faz para tirar vantagem nisso, a Babilônia você pode ganhar até 2 habilidades científicas, se você construir até essas etapas, 2 fichas de progresso já vão ser sua! Mais uma importância para as fichas que dão +1 carta, o jogo tem uma corrida para quem constrói primeiro a sua maravilha, mas não quer dizer que você vai ganhar o jogo.

(Fonte das Imagens: BGG)
E aqui eles simplificaram também, para construir uma etapa da maravilha, você só precisa ter recursos iguais ou diferentes, dependendo da etapa da sua maravilha, depois que construiu os recursos vão para o descarte.
Tem uma ficha de progresso que tira essa obrigação, concentrando apenas na quantidade de recursos para a construção da etapa.
Aqui também tem uma diferença entra maravilhas, algumas você só tem 1 opção para construir, outras na 2 etapa você pode escolher entre 2 recursos iguais, ou 3 diferentes ou 3 iguais, lembrando que se você tem o recurso para fazer a etapa você é obrigado a fazer.
Estratégia: Se seu vizinho precisa de recursos iguais, sempre pegue o ouro perto dele, mesmo que você nem precise. (Vamos atrapalhar a vida dos outros galerinha).
Não se convenceu que não é um joguinho só de sorte??
Então vamos analisar ainda mais!!! Cada maravilha tem seu deck de cartas, e eles são levemente diferentes:

(Fonte das Imagens: BGG)

(Fonte das Imagens: BGG)
Mas isso ai já é um Nível Crackudo! Kk
Enfim galera, tem sorte? temm, mas tem como mitigar muito ela, e até fazer ela virar ao seu favor, pelas partidas que joguei vi váriass estratégias, minha e dos adversários, estratégia militar(Que é muuuito legal) haha, estratégia de só pegar carta azul... estratégia dos combos, estratégia te pegar váriass fichas de progresso e tentar juntar as 2 fichas pra fazer mais 12 pontos, entre outras, mistas..
Eu curti MUITO esse joguinho! sendo para jogar com pessoas novas, sendo pra ser cheirador de pecinha e crackudo!!!
Obs: Não estou sendo pago para a análise, mas bem que podia... Alôoo Galápagosss! 