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  3. 7 Wonders: Arquitetos
  4. Estratégia do "joguinho de sorte"

Estratégia do "joguinho de sorte"

7 Wonders: Arquitetos
  • avatar
    Yuri_Melo04/02/22 22:23
    avatar
    Yuri_Melo
    04/02/22 22:23
    299 mensagens MD

    7 Wonders foi um dos meus primeiros jogos modernos, eu amava ele porque minha família e amigos o amava, joguei mais de 80 partidas físicas dele, mas com o tempo foi perdendo espaço...

    Um de seus pontos fracos é o setup, a preparação, dependendo do número de jogadores tem que tirar umas cartas, ver a quantidade de cartas roxas que vai ter na partida e mimimi.

    Outro ponto é apresentar a pontuação científica para novos jogadores e até os mais velhos de vez em quando se confundem.. nunca achei fácil, ter que fazer cálculos para ver qual compensa pegar mais, 4 iguais ou 2 iguais com mais 2 outras iguais, etc.. o aplicativo facilitava muito, mas no vamos ver da partida era chato.

    E como jogo de médio porte, não o acho como de "entrada", já tem outras opções melhores ou que pode disputar bem, desde: Sushi Go Party!, It’s a Wonderful World, Hadara, Alhambra: Edição Revisada, que já é um pouco diferente, mas enfim, isso vai de cada um também.

    E se eu quiser algo na pegada do 7 Wonders, só que mais leve? TEYY, 7 Wonders Arquitetos surgiu.

    Tudo rapidinho pra jogar ... 

    Haaaa, mas só tem 3 opções, muito joguinho de sorte! (Vamos com calma pequeno padawan!)

    Com o BGA eu pude testar se era isso mesmo, já joguei mais de 100 partidas..

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/89a4f_bqgepe.jpg
    (pequei Ranking 35 Mundial, já esbarrou comigo lá? E posso dizer: Tem sorte, mas tem mais que isso também, vamos lá:

    As partidas Rankeadas são jogadas com 3 jogadores, assim você consegue marcar bem os seus vizinhos e eles tentam te marcar também.

    Uma coisa que achei BEMM melhor foi os símbolos científicos, aqui com 2 iguais ou 3 diferentes (tente evitar pegar 3 símbolos diferentes, você está perdendo possibilidades e uma jogada) você pode escolher por uma das 3 fichas abertas ou pegar uma do monte sem ver:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c9bdf_bqgepe.jpg
    (Fonte das Imagens: BGG)

    E o que essas fichas fazem? Basicamente te dão habilidades ou pontos, nesse exemplo da esquerda para a direita, a primeira dá 1 ponto por cada carta azul com símbolo de gato que você possua, (a carta com o símbolo de gato te dá a habilidade de ver a carta do monte fechado, outra forma de mitigar a sorte do jogo), a segunda quando você comprar uma carta de pedra ou de ouro (curinga para os recursos), você compra mais uma carta (essas cartas são as melhores para o início de jogo, vai agilizar o seu jogo para a sua estratégia), e a 3ª aberta, se não completar sua maravilha ganha 4 pontos e se completar ganha 6 pontos.

    Um ponto importante é conhecer todas as fichas (que não são lá tantas, 15), assim você pode até contar com a sua sorte para pegar uma ficha fechada que pode ser melhor que das 3 que estão abertas.

    Dá pra fazer vários Combos com as fichas de progresso, uma das estratégias do jogo é só pegar as fichas que te dão +1 carta quando você pegar determinado tipo de recurso, e se eu tiver 3 dessas fichas, posso comprar até 4 cartas enquanto os adversários estão comprando 1 ou 2.. 

    Outras fichas são situacionais, mas quando a partida começar é importante ver qual as 3 disponíveis, se você for o primeiro a pegar uma delas, dependendo das fichas que estão, as vezes é melhor começar com +2 Militar.

    No geral, Fichas que dão +1 Carta são melhores, fichas que dão pontos não são tão boas no início da partida, mas se seu adversário comprar aquela ficha que só tem 2 delas, que dá 4 pontos sozinha e 12 se comprou as duas, é sempre bom atrapalhar o amiguinho, se tiver como comprar, compre.

    Dá pra ganhar o jogo sem pegar NENHUMA ficha de progresso? Dá. 


    Outro fator importante que mudou e que também achei melhor e mais emocionante, são as batalhas militares:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f6ade_bqgepe.jpg
    (Fonte das Imagens: BGG)

    Agora, dependendo da quantidade de jogadores há símbolos de paz, e quando uma carta militar com a corneta for pega, se vira um desses símbolos, quando estiver todos virados que vai rolar a guerra! Quem tiver mais símbolos ganha, 3 pontos por vitória, se ganhar dos 2 vizinhos são 6 pontos, e quem perde? Não ganha nada, e se empata? Não ganha nada.

    Cartas Militares sem corneta são melhores, pois elas continuam com você após a guerra, as com corneta são contadas para a guerra mas descartadas depois.

    Aqui o timing é super importante, começou o jogo e só tem um símbolo militar no seu lado? Pegue.. aqui estamos trabalhando com estatísticas, e o melhor cenário é seus vizinhos empatarem e você ganhar dos dois, sempre que possível, tente fazer isso.

    Se você já está com 3 símbolos militares, e seus vizinhos com 0, e está a uma corneta de acontecer a guerra, tente não pegar a carta do monte fechado se você não tiver como vê-la, pode ser uma corneta e aqui você está gastando uma jogada, é melhor que seu adversário pegue essa carta, perca a guerra e jogada dele.

    Tem a estratégia Militar também: Pegar a Ficha de Progresso que dá +1 Carta quando você pegar a carta com Corneta, fichas que dão +2 Militar, ficha que dá 1 ponto por ficha de vitória... 

    E os poderes das maravilhas? Tem Importância? 

    Para começar os jogadores escolhem ou sorteiam aleatoriamente com qual maravilha vai começar (no BGA por enquanto só tem a opção aleatória) como no antigo 7 Wonders, cada uma tem uma habilidade um pouco diferente, umas mais que as outras:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8aa26_bqgepe.jpg
    (Fonte das Imagens: BGG)

    É importante saber o que ela faz para tirar vantagem nisso, a Babilônia você pode ganhar até 2 habilidades científicas, se você construir até essas etapas, 2 fichas de progresso já vão ser sua! Mais uma importância para as fichas que dão +1 carta, o jogo tem uma corrida para quem constrói primeiro a sua maravilha, mas não quer dizer que você vai ganhar o jogo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8dd2b_bqgepe.jpg
    (Fonte das Imagens: BGG)

    E aqui eles simplificaram também, para construir uma etapa da maravilha, você só precisa ter recursos iguais ou diferentes, dependendo da etapa da sua maravilha, depois que construiu os recursos vão para o descarte.

    Tem uma ficha de progresso que tira essa obrigação, concentrando apenas na quantidade de recursos para a construção da etapa.

    Aqui também tem uma diferença entra maravilhas, algumas você só tem 1 opção para construir, outras na 2 etapa você pode escolher entre 2 recursos iguais, ou 3 diferentes ou 3 iguais, lembrando que se você tem o recurso para fazer a etapa você é obrigado a fazer.

    Estratégia: Se seu vizinho precisa de recursos iguais, sempre pegue o ouro perto dele, mesmo que você nem precise. (Vamos atrapalhar a vida dos outros galerinha).

    Não se convenceu que não é um joguinho só de sorte??

    Então vamos analisar ainda mais!!! Cada maravilha tem seu deck de cartas, e eles são levemente diferentes:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c0b3e_bqgepe.jpg
    (Fonte das Imagens: BGG)
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c3189_bqgepe.jpg
    (Fonte das Imagens: BGG)

    Mas isso ai já é um Nível Crackudo! Kk

    Enfim galera, tem sorte? temm, mas tem como mitigar muito ela, e até fazer ela virar ao seu favor, pelas partidas que joguei vi váriass estratégias, minha e dos adversários, estratégia militar(Que é muuuito legal) haha, estratégia de só pegar carta azul... estratégia dos combos, estratégia te pegar váriass fichas de progresso e tentar juntar as 2 fichas pra fazer mais 12 pontos, entre outras, mistas.. 

    Eu curti MUITO esse joguinho! sendo para jogar com pessoas novas, sendo pra ser cheirador de pecinha e crackudo!!! 

    Obs: Não estou sendo pago para a análise, mas bem que podia... Alôoo Galápagosss! :D

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  • EdsonRenan
    21 mensagens MD
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    EdsonRenan05/02/22 09:30
    EdsonRenan » 05/02/22 09:30

    Valeu pela análise. Achei esse jogo interessante, parece bem divertido. Minhas partidas são majoritariamente a dois, será que roda bem?

    1
  • Yuri_Melo
    299 mensagens MD
    avatar
    Yuri_Melo05/02/22 10:07
    Yuri_Melo » 05/02/22 10:07

    EdsonRenan::Valeu pela análise. Achei esse jogo interessante, parece bem divertido. Minhas partidas são majoritariamente a dois, será que roda bem?

    Valeu Edson! Cara, apesar da galera não gostar, eu até achava legal as partidas a dois do 7 Wonders normal... jogando um turno sim e outro não para um dummy player, mas esse aqui melhorou bem mais! Você joga normalzinho, a única diferença é que se você fazer o dobro de símbolos militares que seu adversário você ganha 6 pontos, se não tiver o dobro, ganha 3 pontos, fica bem legal!
    Tem uma partida a dois no canal do Torugo se quiser dar uma olhada.
    https://youtu.be/Hv3OtqjjAaI

    2
  • Gus40941
    206 mensagens MD
    avatar
    Gus4094105/02/22 11:38
    Gus40941 » 05/02/22 11:38

    Melhor análise que li até agora, vi uns elogiando o jogo mais por ter recebido um cópia grátis do mesmo, sem nenhuma profundidade,  deu para notar até que a análise foi feita sem jogar o jogo ou jogado poucas vezes, da mesma forma, vi análises criticando duramente o jogo por ter sorte envolvida, claramente não jogou o jogo o suficiente para cravar tal crítica,  fator sorte colocado na dose certa é divertido e tem que se analisar a proposta do jogo, esse é leve, é para se divertir, então um pouco de sorte é bem vinda. Sua análise foi a mais consensa até agora, gostei muito.

    1
  • Raitz
    755 mensagens MD
    avatar
    Raitz05/02/22 13:36
    Raitz » 05/02/22 13:36

    Realmente, o 7 Wonders: Arquitetos é um jogo bem honesto. Não tenho esse número exorbitante de partidas (nível dependência química), mas também noto que tem estratégia, sim.

    Eu acrescentaria que o a rapidez das partidas é um ponto determinante para que esse jogo não tenha o problema grave da sorte que alguns falam, pois isso o deixa leve, divertido, descontraído em boa medida.

    1
  • evieira
    695 mensagens MD
    avatar
    evieira05/02/22 15:42
    evieira » 05/02/22 15:42

    Parabéns pela boa análise do jogo.

    Eu joguei muito pouco, mas impressão é que até 3/4 pessoas se justifica. Com mais gente, suas decisões podem ser totalmente imateriais para o destino do jogo, quando o centro da ação está longe de você.

    Alguém pode dizer que isso também acontece no original, o que é uma verdade, mas o original pelo menos te mantem mais entretido no seu próprio mundinho enquanto esse aqui é muito mais sobre o que os outros estão fazendo.

    Eu reconheço que as sutilezas de 7wA talvez ainda não tenham ficado claras para mim e que realmente era necessário um jogo mais fácil de explicar para novatos.

    Porem, para mim, que sei jogar o original, esse ainda não me convenceu. Está com um 6 provisório, por enquanto.

    2
  • Yuri_Melo
    299 mensagens MD
    avatar
    Yuri_Melo05/02/22 16:58
    Yuri_Melo » 05/02/22 16:58

    evieira::Parabéns pela boa análise do jogo.

    Eu joguei muito pouco, mas impressão é que até 3/4 pessoas se justifica. Com mais gente, suas decisões podem ser totalmente imateriais para o destino do jogo, quando o centro da ação está longe de você.

    Alguém pode dizer que isso também acontece no original, o que é uma verdade, mas o original pelo menos te mantem mais entretido no seu próprio mundinho enquanto esse aqui é muito mais sobre o que os outros estão fazendo.

    Eu reconheço que as sutilezas de 7wA talvez ainda não tenham ficado claras para mim e que realmente era necessário um jogo mais fácil de explicar para novatos.

    Porem, para mim, que sei jogar o original, esse ainda não me convenceu. Está com um 6 provisório, por enquanto.

    Valeu d+! Verdade!! 
    Acho que o original você pode controlar no máximo oq passa para seu vizinho, porque o restante você só fica torcendo para que ele não passe tal carta e mesmo assim ele pode passar.. 
    Aqui a sorte vai no que o jogador pega a carta e pode aparecer exatamente a carta que o outro precisa em baixo, mas o mesmo vale para você.. e o fato de ser rápido as partidas, pode ser que você tenha azar nessa partida, mas muita sorte na outra, mas como disse na análise, tem como metigar.. 
    Acho que nos dois você tem que fazer o seu melhor! ;)
    Abraço

    1
  • Adalfan
    81 mensagens MD
    avatar
    Adalfan05/02/22 18:18
    Adalfan » 05/02/22 18:18

    Cara, gostei bastante da sua análise! Eu joguei muitas partidas no BGA, pelos menos umas 30, mas não cheguei a entrar em nenhum ranking de melhores... Fiquei bastante entusiasmado com ele pois gosto muito do 7 Wonders original, que para mim não funciona tão bem pois o meu grupo é formado basicamente de jogadores casuais. Então essa versão Arquitetos veio sanar esse problema. Ele é justamente o tipo de jogo que eu sei que irá agradar bastante por aqui (e ver muita mesa, claro)! As suas regras são bem simples, a arte e a produção estão lindas, além de ser delicioso de se jogar! E sobre a questão da sorte: há alguns momentos em que é necessário 'forçar a sua sorte' pois não há jogadas alternativas interessantes, então é claro que ela existe (e aqui em maior quantidade que seus irmãos mais velhos), mas acho perfeitamente aceitável pois casa com sua proposta de ser um jogo mais leve, rápido, ideal para jogar com crianças e com a família! E você tocou em um ponto que considero muito importante: não é como se não houvesse a possibilidade de mitigar a sorte ou de criar estratégias. Só que esse é um jogo mais 'tático', com muita leitura de mesa e bloqueio, onde é possível sim focar em determinados aspectos e ele ainda te oferece diversos momentos de muita tensão, onde é necessário fazer alguma escolha difícil que pode determinar o rumo da partida! Acho isso demais, muito divertido! Então, mas nem tudo são flores. O que ainda me deixa com um pé atrás em relação ao 7W Arquitetos é que ele é praticamente um entrejogo e como ele tenho diversos na coleção! Inclusive tive o Sushi Go, do qual gostava bastante, mas acabei enjoando e vendendo. Meu receio é que eu enjoe dele rapidamente também além de ter achado o preço de venda bem salgado (considero alto para um jogo do tipo, prefiro investir em um jogo mais pesado ou comprar outros 3 fillers menores)! Acho que minhas considerações a respeito do jogo são essas. De forma alguma acho que seja um jogo bobo. Reduzir a sua análise ao seu aspecto de sorte é injusto e ainda que esse não seja um jogo familiar tão bom quanto Cleópatra ou Ticket to Ride, na minha opinião, tenho me divertido bastante com ele!

    3
  • arthurtakel
    1832 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel06/02/22 11:38
    arthurtakel » 06/02/22 11:38

    O problema do jogo surge quando você precisa de 3 cartas iguais para o estágio da maravilha e tem duas cartas azuis dos lados e você só tem que ficar comprando cartas as cegas. Isso é sorte pura sem nada de estratégia 

    2
  • Yuri_Melo
    299 mensagens MD
    avatar
    Yuri_Melo06/02/22 13:19
    Yuri_Melo » 06/02/22 13:19

    arthurtakel::O problema do jogo surge quando você precisa de 3 cartas iguais para o estágio da maravilha e tem duas cartas azuis dos lados e você só tem que ficar comprando cartas as cegas. Isso é sorte pura sem nada de estratégia 

    Sim, mas você não precisa ganhar o jogo sendo o primeiro a fazer a maravilha, tem várioss jeitos de ganhar, é só fazer uma estratégia que não precisa de uma única carta isso o jogo te dá.
    Tem a ficha de progresso que você não precisa fazer tudo igual ou diferente, só ter a quantidade de recursos...
    Mas vai ter jogo que nunca vai dando certo para você, mas terá outros que o mesmo vai acontecer com seus adversários.

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7 Wonders: Arquitetos - Estratégia do "joguinho de sorte"
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