Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2522740/thoughts-u-boot
Não pretendo escrever isto como uma análise completa, mas sim como um resumo geral dos meus pensamentos sobre o jogo para, assim o espero, ajudar aqueles que estão de olho nele. Devo começar dizendo que não é uma análise fácil de fazer. Sou um fã de submarinos desde adolescente, e este jogo é essencialmente o
Silent Hunter que nunca existiu, sob a forma de um jogo de tabuleiro.
Não tive de ler o guia tático (somente folheei através dele) porque a maior parte já sabia como deveria funcionar. Não consigo imaginar como isto pode ser factível para alguém que nunca tenha jogado (e aprendido)
Silent Hunter antes.
Basicamente, se nunca jogou, fique avisado: este jogo não é só difícil de jogar por causa das regras, mas também porque para jogar bem, precisará de muita leitura e treino.
Este jogo é realmente único de uma forma que nenhum outro jogo de tabuleiro é (mesmo em tempo real, e mesmo com aplicativos). É realmente atmosférico e o tema é bem integrado. Já jogamos este jogo algumas vezes, e a tensão, a atmosfera, a luta - é tudo real. Está lá todas as vezes. Qualquer coisa pode acontecer. Mesmo que não se compreenda muito do que se passa, não se tenha experiência, etc... o tema vai afundá-lo (trocadilho). Enormes adereços fazem esta experiência e você sente o amor que foi claramente posto em simular essencialmente o
Silent Hunter num jogo de tabuleiro. Posso dizer que os designers são fãs do jogo
Silent Hunter tanto quanto eu, e que prestaram uma bela homenagem a ele.
Ao fazer um design tão fiel ao tema e às nuances da guerra submarina, criaram um jogo muito detalhado, longo e envolvente. Isto é ótimo para mim e para o meu pequeno grupo de amigos/família que se encontram (de vez em quando) para um passeio como este, mas é uma venda difícil para o público em geral. Sou um grande fã do
Space Alert, mas acho esse jogo difícil de trazer para a mesa com novas pessoas. Com o
U-BOOT: The Board Game, sinto que leva isto a um nível completamente novo. De certa forma é mais tolerante do que o Space Alert (onde um erro pode arruinar todo o jogo para toda a tripulação, algo que não aconteceria aqui), mas o Space Alert é uma explicação de regras de 10 minutos, com um tutorial realmente bom, enquanto que no
U-Boot não só tenho de explicar as regras e as nuances sobre como a mecânica do próprio jogo funciona, mas também qual será o processo de disparo, submersão, seguir percursos, aproximações, etc...
Ainda assim, vou terminar a comparação aqui. Penso que alguém que compre pode desfrutar dos dois jogos de qualquer maneira. O problema é encontrar pessoas que o façam e que estejam dispostas a fazer o esforço necessário. Nesse sentido, ambos os jogos têm uma grande barreira de entrada.

Uma vez que essa barreira seja ultrapassada, bem, você está dentro de uma boa viagem. Uma partida pode durar bastante tempo, mas é um desses jogos que vai criar uma história, independentemente do que se faça. É excelente nisso. Não quero entrar na forma como se joga. Penso que o manual e outras reviews vão fazer muito melhor do que aquilo que eu posso fazer aqui. Basta dizer que cada jogador irá colocar os trabalhadores em tempo real às ordens do capitão, e ativará marinheiros em certos locais para realizar as ações que precisam ser feitas no aplicativo (virar, inundar os tubos, disparar, explorar o horizonte, receber mensagens enigmáticas, etc...). O jogo complica, pois possui camadas e camadas de regras adicionais: especializações, mudanças de guarda, feridas, etc.... Não quero parecer maldoso - as regras fazem sentido e funcionam como deveriam. A estratégia é interessante na melhor forma de gerir a sua tripulação, mantendo as ordens de mobilização. É um desafio divertido e a quantidade de interação e comunicação entre os jogadores vai muito além das regras. É realmente como se a sua tripulação estivesse tentando encontrar a melhor forma de seguir ordens, tudo isto enquanto muitas coisas podem correr mal e podem pôr em risco a missão. Conseguir vitórias, ou derrotas, onde mal se consegue sobreviver, é mais do que satisfatório. É uma aventura. É espantoso que um jogo consiga fazer isto.

Mas o design do jogo tem falhas, e só posso imaginar como isto deve ter sido doloroso para os designers. O sistema de três fichas de ativações deve ter funcionado para o protótipo (onde o tempo no aplicativo foi reduzido), em oposição ao tempo real (que é o que está no aplicativo hoje em dia, com redução opcional). Isto faz com que haja algumas regras pouco claras em relação as ativações extras de marinheiros, esgotando constantemente a sua tripulação, e em geral uma tendência para regras da casa a favor de coisas que fazem mais sentido para o jogo assim como para o seu grupo. Imagino que isto deveria ter sido um compromisso para rever todo o design, o que não teria funcionado dado que este era um jogo de kickstarter. Se, em vez de 3 ativações por marinheiro tivéssemos 4-5 isto seria um pouco mais equilibrado, diria eu, e não tão opressivo. Mas não testei isto (mas testarei). Utilizamos o hidrofone como estação "ativa", o que significa que uma vez que o capitão paga por ele, não precisa emitir outra ordem para voltar a utilizá-lo (faz mais sentido do ponto de vista temático e, mais uma vez, não é tão limitante).

E poderia continuar de dizer alterações nas regras sem parar, mas o essencial é isso. O jogo precisa de algumas regras da casa para torná-lo o melhor possível, para suavizar as arestas que tem, e para torná-lo agradável sem ser incômodo.
Não é muito ortodoxo para um jogo de tabuleiro, mas pessoalmente não me importo. Eu argumentaria que este jogo, mais do que qualquer outro, é um jogo de "sandbox", e a esse respeito, está dentro da proposta alterar algumas regras para o desfrutar como deveria ser desfrutado. É um jogo de tabuleiro, mas acho que é um pouco mais do que isso. Para a sua ambição, o fato de poder trazer a experiência imersiva que traz, e pelo fato de os designers perceberem e reconhecerem isto, convido-o a experimentá-lo até encontrar a forma correta de jogar com o seu grupo.
O
U-boot está no topo com o que os jogos de tabuleiro podem oferecer. É um nicho de mercado e não é perfeito. Não é certamente para todos. Eu diria que não é para a grande maioria das pessoas, embora gostasse de ser provado que estou errado. Existe um universo alternativo onde este jogo nem sequer seria publicado, dado o que o design de jogo de tabuleiro está a tender para os dias de hoje. Mas felizmente não é o caso, este jogo existe, e todos nós podemos beneficiar da sua ambição e da luta titânica que foi levada a cabo para trazer este produto à tona.
Por Von Kretschmer (BradJacobs)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.