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  2. Dúvida de Regras
  3. Barrage
  4. Duvida tile de pontuação final

Duvida tile de pontuação final

Barrage
  • Mateus_abude
    161 mensagens MD
    avatar
    Mateus_abude03/02/22 15:56
    Mateus_abude » 03/02/22 15:56

    frevolta::
    samduarte::
    frevolta::
    neoMarcos::
    frevolta::Galera, surgiu uma dúvida relacionada a este Tile final de pontuação:

    Tivemos um problema para determinar qual das três áreas seria contabilizada para a potuação final

    Duas delas, montanha e Colinas, empataram na quantidade de construções. Sendo assim não conseguimos identificar qual das duas seria utilizada para apuração das construções e verificação da colocação dos jogadores.

    Não achei no manual nada que explique esse critério de desempate da definição de área.

    "...onde você construiu menos..."

    Esta é uma verificação individual, não conjunta. Cada jogador verifica a região onde ele construiu menos estruturas, para o jogador A pode ser a planície, para o jogador B pode ser nas montanhas, etc. Nesta região, onde você construiu menos, contabiliza as construções. Quem tiver o maior valor ganha a maior pontuação, etc.

    Eu gosto de chamar essa peça de pontuação de pontuação-Knizia, porque me lembra de T&E. O objetivo em partidas com essa peça de fim de jogo é ter uma distribuição equilibrada pelas regiões do tabuleiro.


    Ué?? Então tem jogador que vai pontuar em cada região multiplas vezes? Da pra pontuar 45 pontos nessa brincadeira desse jeito…

    Pelo que entendo só pode pontuar uma área, mas imagina que todos fizeram a mesma quantidade de estruturas em todas as áreas como fica?  

    Só uma observação, eu e meu grupo achamos o manual do Barrage na parte de pontuação de final de jogo horrível, não tem exemplos, deixa muito aberto a interpretações. O inglês é do mesmo jeito.

    Pois é, foi o que eu falei. Pelo nosso entendimento só uma das áreas seria pontuada. Mas pelo que foi falado ali em cima, CADA JOGADOR vai individualmente verificar, e naquela área vai executar a pontuação. Desse jeito vai ter pontos jorrando pra todo lado. Nesse exemplo ai, nosso ultimo jogador poderia facilmente ter ficado em segundo colocado e ele tava BEM longe. 
    Procurei em diversos lugares e até agora não entendi nada.

    Posso estar enganado, mas acredito que você não compreendeu direito a explicação. Não vão ter pontos jorrando para todos os lados, quem ganhar mais pontos vai ganhar 15 pontos de vitória. A checagem é individual, porém você só vai pontuar com base em uma única área. Então o caso não será 15 pontos pra quem ganhar a checagem na montanha, 15 pea quem ganhar no planalto e 15 pela planície. É apenas 15 pontos para aquele jogador que mais contruiu estruturas na região em que você possuir menos estruturas. Como o colega acima já explicou, isso serve para incentivar os jogadores a construirem de forma equilibrada em todas as regiões, já que caso você construa 10 estruturas na montanha, 10 no planalto e 1 na planície, no caso de uma partida com esse tile de pontuação, você vai utilizar essa 1 estrutura para comparar com os outros. Não é sobre quem faz menos, é quem tem mais estruturas na região em que tiver menos estruturas construidas.

    1
  • Mateus_abude
    161 mensagens MD
    avatar
    Mateus_abude03/02/22 16:07
    Mateus_abude » 03/02/22 16:07

    frevolta::
    Brunulus::Primeiro, para qualquer tipo de empate, soma a pontuação das posições e divide por dois. Caso empatem em primeiro, some a pontuação do primeiro e segundo e divida entre os dois, o próximo recebe a pontuação do terceiro.

    Essa parte to ligado, está no manual. Até ai bem claro.
    Agora quando a está parte da sua explicação:

    Brunulus::Exemplo:
    Jogador 1 construiu 5 estruturas nas montanhas, 4 nas colinas e 1 nas planícies. A pontuação dele será 1.
    Jogador 2 construiu 3 estruturas nas montanhas, 4 nas colinas e 3 nas planícies. A pontuação dele será 3.
    Jogador 3 construiu 7 estruturas nas montanhas, 2 nas colinas e 8 nas planícies. A pontuação dele será 2.
    Assim, o jogador 2 ganhará 15pts, o jogador 3 ganhará 10pts e o jogador 1 ganhará 5pts.


    Se for assim, a partir de hoje ja vou instituir a house rule: Não have´ra pontuação de final de jogo. Só os restinhos previstos no manual.
    Sua explicação faz mais sentido do que pontuar TODAS ELAS. Mas mesmo assim, ainda não consigo visualizar isso no manual...

    Concordo que o manual peca na explicação desses tiles, mas por que você tiraria essa pontuação do jogo?

    0
  • neoMarcos
    335 mensagens MD
    avatar
    neoMarcos03/02/22 22:48
    neoMarcos » 03/02/22 22:48

    frevolta::
    neoMarcos::
    frevolta::Galera, surgiu uma dúvida relacionada a este Tile final de pontuação:

    Tivemos um problema para determinar qual das três áreas seria contabilizada para a potuação final

    Duas delas, montanha e Colinas, empataram na quantidade de construções. Sendo assim não conseguimos identificar qual das duas seria utilizada para apuração das construções e verificação da colocação dos jogadores.

    Não achei no manual nada que explique esse critério de desempate da definição de área.

    "...onde você construiu menos..."

    Esta é uma verificação individual, não conjunta. Cada jogador verifica a região onde ele construiu menos estruturas, para o jogador A pode ser a planície, para o jogador B pode ser nas montanhas, etc. Nesta região, onde você construiu menos, contabiliza as construções. Quem tiver o maior valor ganha a maior pontuação, etc.

    Eu gosto de chamar essa peça de pontuação de pontuação-Knizia, porque me lembra de T&E. O objetivo em partidas com essa peça de fim de jogo é ter uma distribuição equilibrada pelas regiões do tabuleiro.


    Ué?? Então tem jogador que vai pontuar em cada região multiplas vezes? Da pra pontuar 45 pontos nessa brincadeira desse jeito…

    Não. O critério para pontuar, o critério que deve ser comparado entre os jogadores, é o local que cada um construiu menos estruturas. Mas isso é comparado apenas uma vez.

    0
  • maueze
    1393 mensagens MD
    avatar
    maueze05/02/22 23:20
    maueze » 05/02/22 23:20

    Não li o manual
    Não joguei

    Mas pra mim está claro.
    Cada jogador observa entre todas as suas áreas qual possui menos construções, e se compara, com o jogador que fez o maior número ganhando 15 o segundo 10 e assim por diante.
    Esse tile te força caso queira pontua-lo bem a NÃO se especializar em uma determinada área, ja que será a sua pior região que contará.

    Muito influenciado pelo knizia, que usa esse conceito em diversos de seus designs

    2
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436106/02/22 07:33
    excluido_74361 » 06/02/22 07:33

    frevolta::
    Brunulus::Primeiro, para qualquer tipo de empate, soma a pontuação das posições e divide por dois. Caso empatem em primeiro, some a pontuação do primeiro e segundo e divida entre os dois, o próximo recebe a pontuação do terceiro.

    Essa parte to ligado, está no manual. Até ai bem claro.
    Agora quando a está parte da sua explicação:

    Brunulus::Exemplo:
    Jogador 1 construiu 5 estruturas nas montanhas, 4 nas colinas e 1 nas planícies. A pontuação dele será 1.
    Jogador 2 construiu 3 estruturas nas montanhas, 4 nas colinas e 3 nas planícies. A pontuação dele será 3.
    Jogador 3 construiu 7 estruturas nas montanhas, 2 nas colinas e 8 nas planícies. A pontuação dele será 2.
    Assim, o jogador 2 ganhará 15pts, o jogador 3 ganhará 10pts e o jogador 1 ganhará 5pts.


    Se for assim, a partir de hoje ja vou instituir a house rule: Não have´ra pontuação de final de jogo. Só os restinhos previstos no manual.
    Sua explicação faz mais sentido do que pontuar TODAS ELAS. Mas mesmo assim, ainda não consigo visualizar isso no manual...

    Ja jogou Tigris & Ephfites ou Inginious do Knizia? 
    Ambos tem a pontuacao final seguino esse modo. Provavelmente (nao sou o designer), ele deve ter colocado esse tile no jogo para homenagear o Knizia.

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