tuliobarros::tpcordeiro::Aconteceu essa situação em uma partida e o jogador levantou essa dúvida, e a princípio eu não sabia como responder. Na hora eu vi o problema por outro prisma: eu não procurei na sessão de combate, pois o jogador não queria fazer um combate, ele queria construir, por isso procurei na ação de Construção e nela não existe nenhuma limitação nesse sentido, por isso levantei a dúvida.
Inclusive, como não existia a limitação, e como o combate deveria ser só na fase de movimento, a possibilidade q o jogador levantou é q o jogador teria uma "derrota automática", sendo expulso dalí e voltando com as unidades para o seu tabuleiro pessoal. Como isso tb não foi descrito no manual, acabamos (agora sabendo q acertadamente) considerando q a ação de construção era proibida nesse caso.
Fico feliz que tenham jogado como esperado!
Como sempre, né?
Como sempre não

Na regra de
aproveitar a produção com o Quadro do Mauá, por ex, acabamos jogando errado aqui
tuliobarros::tpcordeiro::Mas outra possibilidade levantada seria q haveria um Combate sim, uma exceção à regra, como tantas outras q já levantamos ao longo desses tópicos de dúvidas, e nesse caso poderia sim ser vantajoso para o jogador, dependendo da força da construção e das suas cartas, mesmo estando sem unidades.
Pegou pesado, heim?! "como tantas outras" é com um tantinho de exagero, não? Mas reconheço que podíamos ter escrito mais. E o faq taí para complementar. Pelo menos essa não é uma exceção. Fazer uma construção no espaço ocupado pelo inimigo, e ainda ter que vencê-lo sem a vantagem do empate seria algo estranho no jogo. Seria possível, claro! Como você bem colocou. Se o oponente não tem cartas e tem apenas uma unidade de FC 2; e você está fazendo uma cidade; tem granadeiros ou canhões do lado e tem o Conde d'Eu; estaria cheio de recursos e tem a carta acampamento, etc. Venceria, mas a que preço? Eu realmente não consigo ver essa ação como a melhor possível em qualquer cenário.
Tá certo, "tantas outras" não, fiquemos com "algumas outras". Nesse caso pode não ser uma exceção, mas a informação não tá direta no manual, tem q fazer uma inferência, oq pode gerar dubiedade e não é o ideal.
Realmente pode não ser a melhor ação possível, não lembro como estava a situação na mesa no dia, mas a questão ocorreu mais pq o jogador pensou q construir poderia "expulsar automaticamente" as unidades dalí.
Mas, de qq forma, acredito q uma situação do jogador querer o combate poderia ser viável para evitar q o adversário consiga juntar, já na rodada seguinte, outras unidades por alí e se "armar" com cartas, além, é claro, expandir o próprio império (ou até, quem sabe, está sem possibilidade de expandir para outro terreno), fora tb pegar o adversário desprevenido.
tuliobarros::Se o oponente não tem cartas e tem apenas uma unidade de FC 2; e você está fazendo uma cidade;
Nessa situação não seria possível construir cidade, pq o Monarca teria q estar no mesmo local para construir, e aí já haveria o combate com as outras unidades.