Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2607698/nine-years-later-what-archipelago
(nota do editor: mantivemos o título de "Nove anos depois", onde o post original foi publicado em 22/02/2021)
Introdução
Por muito tempo, eu não sabia o que era este jogo. Joguei muitos, muitos jogos de tabuleiro diferentes, mas
Archipelago me desafiou. De certa forma, ainda desafia. É difícil entender se o design é uma grande ambição ou se é apenas ideia após ideia após ideia empilhada umas sobre as outras. É certamente original, uma mistura de talvez muitas partes, e às vezes menos do que a soma delas. É um jogo bonito, com arte colorida que me encaram da prateleira enquanto escuto: "O que eu sou?" parece perguntar. Pergunta difícil de responder.
Archipelago pode ser um divertido jogo. Também pode ser bem cansativo jogá-lo depois de muitas horas. Às vezes é muito curto para ser satisfatório. Outras vezes traz confrontos e jogadas que serão lembradas por muito tempo depois que o jogo terminar. Quase sempre, torna-se um jogo de gerenciamento de recursos muito lento por algumas rodadas. Em alguns jogos você se sente poderoso depois de ter lido seus oponentes corretamente e ter uma grande chance de ganhar. Mas, infelizmente, às vezes a mera ideia de vencer parece um tiro no escuro.
O que é Arquipélago?
Primeiro, alguns avisos. Nesta análise não estou tentando explicar a mecânica do jogo ou como jogá-lo. Pretendo escrever meus pensamentos sem entrar em muitos detalhes sobre as regras em si. Além disso, no momento em que escrevo, joguei entre 5 e 10 vezes, com o baralho combinado do jogo regular +
Archipelago: War & Peace. Uma partida foi em 2 jogadores, e o resto em 4 jogadores. Eu acho que isso é importante porque este jogo requer várias jogadas para poder entendê-lo corretamente. Este jogo não é óbvio à primeira vista e você corre o risco de julgá-lo mal por não jogar o suficiente.
Archipelago tornou-se mais agradável quanto mais eu jogava. As três primeiras vezes tive reações muito diferentes depois de terminar. A primeira vez acabei querendo mais! Na segunda vez, senti que se tornou um jogo longo e lento e nem tinha certeza se queria jogar novamente. Na terceira vez, minha empolgação voltou - o jogo estava finalmente me mostrando o que podia fazer. As partidas subsequentes sempre foram divertidas.
Veja, depois de jogar algumas vezes, você desenvolve certas estratégias e movimentos. Em geral, para qualquer jogo de colocação de trabalhadores, você gostaria de aumentar os trabalhadores rapidamente, sendo capaz de sustentá-los, para obter mais recursos, para obter mais dinheiro ou o que for. Este jogo funciona assim, mas não como você esperaria. Em
Archipelago, às vezes sua melhor jogada pode não ser a mais ideal. Jogar com as velas muito perto do vento pode deixar todo o ecossistema vulnerável a crises, além de ser percebido pela mesa como o líder a ser perseguido. Você pode jogar com eficiência e ganhar muito dinheiro, e embora isso seja uma ótima ideia em um eurogame, aqui pode não ser a melhor estratégia. Deixe-me propor-lhe um exemplo.
Explorar é claramente uma ação altamente recompensadora. Por um disco, você terá acesso a novas terras + dois recursos, ao custo do aumento do desemprego. Claramente você gostaria de fazer esta ação com a maior frequência possível... exceto que nem sempre é do interesse de todos. Talvez seja melhor adiar seus benefícios para a próxima rodada. Talvez seja melhor coletar um peixe, apenas um peixe pequeno. Apenas no caso de as pessoas terem que suborná-lo em troca do que você realmente precisa... ou para garantir que você possa aumentar seus trabalhadores na próxima rodada. Mas e se você não fizer isso, e outro jogador explorar mesmo assim? Se alguém vai aproveitar os benefícios de explorar, essa pessoa não deveria ser você...?
Esses exemplos são abundantes. Se você jogar Archipelago para desenvolver e expandir rapidamente de uma maneira muito eficiente, você descobrirá que o jogo (os nativos) vai te dar um soco na cara. Que você está sendo um governador muito ganancioso. Não é assim que os nativos gostariam de viver ao seu lado. Isso é o que vai continuar te incomodando: este jogo está desafiando você a jogar de forma sub otimizada, porque jogar de forma otimizada às vezes é uma maneira certa de perder. No entanto, você ainda precisa ser atrevido às vezes, sem dúvida.


Para se sair bem, é necessário um bom começo e isso incluirá ter algum edifício que você possa usar logo cedo. A importância dos portos e mercados para não desperdiçar ações é muito útil (assim como as igrejas). No entanto, em Archipelago o desenvolvimento acontece lentamente e seus planos tendem a ser bastante grandiosos. Isso causa uma sensação de lentidão no motor de todos, onde colher e construir uma igreja lhe custou metade de suas ações... e você ainda não está perto de completar seu objetivo ou competir necessariamente com o de outra pessoa. Como resultado, o jogo às vezes parece muito lento ou restritivo, onde você gostaria de fazer muitas coisas (e precisa fazer um pouco de tudo), mas acontece em um ritmo muito lento. Isso é o que quero dizer quando às vezes pode parecer um trabalho árduo jogá-lo.
Para apimentar as coisas, há a rebelião e o jogador separatista. Em geral, todos devem estar dispostos a ajudar o bem maior, sendo atrevidos nesse meio tempo. No entanto, isso pode não ser bom o suficiente: um bom jogador separatista pode facilmente virar a maré de um grupo muito "eficiente". Por que isso acontece? Às vezes você explora muito rapidamente. Em todos os momentos, a mesa como um grupo precisa garantir que o mercado doméstico seja abastecido até certo ponto. Você pode se prejudicar com as cartas da crise e, a partir daí, pode ser muito difícil ou impossível impedir que o separatista vença. Imagino que isso possa levar a experiências azedas, já que a única orientação que o jogo dá é como marcar pontos, e você ainda precisará decifrar a maior parte disso de seus oponentes. Pode parecer "injusto" ou "desequilibrado" se você não souber o que está fazendo.
Falando em cartas de crise, o gerenciamento de crises é complicado para ser honesto, tendo que virar todos os cidadãos pelo menos uma vez, mas às vezes duas vezes por turno, exceto que na segunda vez você só corre o risco do marcador de rebelião subir, mas não os trabalhadores rebeldes... Se isso está deixando sua cabeça tonta, você está certo. Isso diminui o ritmo do jogo tremendamente.
O que me leva ao manual de regras e o livreto de "aprendendo o jogo" e sim, foi um grande esforço. Já faz um tempo desde que eu tive que lutar tanto com um livro de regras. No entanto, explicar o jogo é muito mais simples do que aprender sozinho no manual, e um bom explicador pode fazer maravilhas aqui para novos jogadores. O jogo deve ser explicado durante o primeiro turno de todos, e desta forma você pode começar a jogar enquanto explica.
Um aspecto que gosto muito são os objetivos ocultos. Uma vez que as pessoas saibam as possibilidades dos objetivos (ou você lhes dá as folhas de ajuda ao jogador com a lista de objetivos), torna-se um jogo muito divertido com muito espaço para blefar e tentar ler os seus oponentes também. Esse conhecimento é algo que para as primeiras partidas nos faltou - e imagino que muitas pessoas perdem se não sabem o suficiente.
Honestamente, o jogo pode ser um pouco longo demais. Parece que a duração com base nos objetivos não é gratificante. O jogo curto é definitivamente muito curto, mas o jogo médio parece longo. O jogo longo não consigo imaginar jogar, apesar da minha curiosidade. Uma variante que vamos usar na próxima vez que jogarmos é usar os objetivos 3 Jogadores médios para um jogo 4 Jogadores.
O que esse jogo faz muito bem? Vou contar uma partida engraçada: a moral de um dos nossos jogos foi que todos perdemos devido a evangelização. Deveríamos ter construído igrejas e dado nossa religião aos nativos. Em vez disso, estávamos todos cegos pela ganância e tentamos obter o máximo lucro possível. Destruímos florestas para construir navios para pescar, apenas para causar uma rebelião que acabou com nossas vidas em pecado.
Meu ponto é: o tema é fantástico. Ouso dizer que, se o tema fosse diferente, o jogo poderia não ser nem remotamente tão interessante. A arte é evocativa e colorida, e o jogo conta histórias. Você não vende apenas um monte de gado. Você está causando desemprego e agitação com a quantidade de gado que abunda. Você está lucrando com todas as suas terras lá, mas o jogo vai notar e fazer você pagar. Este jogo pune o "capitalismo" implacável: o equilíbrio está em um sistema mais "distribuído". Se você quer ter sucesso em
Archipelago, não pode ser um governador implacável e certamente não pode atropelar os nativos. O objetivo do jogo é evitar isso. Isso é fenomenalmente implementado.
Por fim, gosto muito das cartas de
War & Peace. Elas adicionam muita negociação e variabilidade com seus poderes e são bem-vindas às cartas regulares, agitando cada partida de maneiras diferentes.
Um mapa com 23 hexágonos (tamanho grande)
Conclusão
Mas depois de todos esses parágrafos a pergunta permanece, o que é este jogo, especialmente considerando que já se passaram 10 anos desde o seu lançamento?
- É um estranho experimento de ideias, algumas das quais são ótimas e outras são definitivamente complicadas e poderiam ser simplificadas.
- É um ecossistema evocativo que quase tem vida própria. Este jogo certamente não é para todos, mas não é inacessível. Muitas pessoas podem gostar disso, especialmente se perseverarem nas primeiras partidas. Isso é crucial - o jogo pode deixar um gosto amargo nas primeiras vezes, pois ele não o guiará de forma alguma sobre como manter o equilíbrio do arquipélago.
- Tem espaço para grandeza, mas haverá momentos em que você não poderá deixar de pensar que outros jogos são maiores do que este. Este jogo é original, mas requer muito esforço. Mesmo depois de se sentir realmente confortável com isso e se divertir com quatro jogadores que tenham a mesma opinião, outros jogos podem proporcionar mais diversão com menos. Requer um pouco mais de envolvimento (para referência, sou um grande fã de jogos pesados e de jogos de negociação).
- É um jogo que divide opiniões e alienará muita gente. Este jogo é para eurogamers? Fãs de Cooperativos? Fãs de negociação? Papéis ocultos? Eu diria sim para tudo. Qualquer um que esteja interessado em um jogo médio a longo pode gostar dele - desde que o compre, tenha uma boa explicação de regras e queira continuar colocando-o na mesa. No entanto, a falta de propósito e orientação claros afastará muitas pessoas. Este não é um jogo para todos e se você está em cima do muro, você deve ver muitas razões pelas quais pode não ser para você. Eu nunca recomendaria este jogo para a maioria das pessoas por aí ou em larga escala. Você precisa de um grupo muito específico para esse jogo brilhar.
- É um jogo com um tema forte e belas artes que o mergulham em uma terra nova e desconhecida toda vez que jogá-lo.
- É único. Em muitos anos jogando jogos de tabuleiro, nunca vi um sanduíche como esse. Embora seja um pouco confuso às vezes, acho que supera em muito outros jogos semi-cooperativos com facilidade. Também gosto da variabilidade que contém - não só na exploração do tabuleiro em si, mas também na forma como as cartas de desenvolvimento moldam cada partida de forma tão diferente.
- É um jogo que pode ser jogado em qualquer número de jogadores. Eu não tentei com 5, mas o jogo em 2 pessoas ainda é bom - embora menos interativo do que quando há mais jogadores. Flui um pouco mais rápido, com ritmo um pouco diferente. Eu diria que o jogo é melhor em 4 jogadores com certeza, mas eu jogaria em 2 sem problemas.
Archipelago não é meu jogo favorito de todos os tempos, mas tem sido muito divertido para mim e meu grupo. Apesar de algumas de suas aparentes falhas, eu ainda quero continuar colocando ele na mesa. Este jogo ainda é relevante 10 anos após seu lançamento, tornando-se meu jogo semi-coop favorito que joguei até agora e um dos jogos mais originais que joguei nos últimos tempos por causa da experiência fornecida como um todo.
Se você está intrigado, eu recomendo que experimente, se tiver a chance. Este é um jogo com potencial para ser incrível, e esses momentos virão - se você e seu grupo colocarem o tempo e o esforço necessários. Foi muito divertido para nós descobrirmos, estudarmos e aprendermos a jogá-lo. Espero que possa ser o mesmo para muitos jogadores que virão.
Por Von Kretschmer (BradJacobs)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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