Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Adquiri Kemet recentemente e ainda não tive a oportunidade de jogar com ele. Respeito, mas discordo das opiniões de que o manual de regras é ruim. Ele é até bom, com bastantes descrições e exemplos (ruim mesmo é o de Cidades Submersas... uma grande bagunça). Acontece que esse é um jogo repleto de detalhes e o manual inevitavelmente é vago em alguns pontos. Desconfio também que faltou mais "firmeza" na tradução para limar possíveis ambiguidades.
Tudo isso só para dizer que reli o manual com atenção e busquei anotar todos os pontos que estou em dúvida, mesmo que pequena, ou não entendi mesmo. Se tiverem o tempo e paciência para ler cada um deles e responderem, agradecerei bastante. Vamos a eles:
1) Página 4 - O que são essas cartas de Intervenção Divina "de desvio"?
2) Página 6 - Se entendi corretamente, há uma alternância de jogadores por ficha de ação, certo? Por exemplo, num jogo com 2 jogadores, primeiro, eu escolho uma ação, faço ela, aí meu oponente escolhe a dele, realiza ela, aí eu escolho e faço a minha segunda ação, e assim por diante até nós dois termos feito todas as 5 ações a que temos direito.
3) ainda na página 6 - "PF Permanentes são os de ficha quadrada e não podem ser perdidos. Eles são ganhos em batalhas, comprando-se Fichas de Poder específicas, ou durante a fase de Noite através do controle de, no mínimo, 2 Templos ou do Santuário de Todos os Deuses. PF Temporários são os de ficha redonda e podem ser perdidos. Eles são ganhos em razão do controle de cada Templo (bege) e de cada Pirâmide nível 4 (branco)."
Isso e mais algumas definições na página 10, levam a algumas perguntas: "Santuário de todos os Deuses" não é templo, certo? Já o "Templo do Delta" conta como um templo, certo? Ainda na página 10 "Cada jogador que controla no mínimo 2 Templos ganha 1 PF Divino." Tudo bem, mas o texto da página 6 citado acima dá a entender que é um templo só...
4) Página 6 - Fichas de Ação de Ouro: "O jogador PODE (ênfase minha) jogar essa ficha de Ação no espaço de Ação de Ouro no topo da pirâmide de seu tabuleiro Individual". Esse PODE significa que não sou obrigado a por no topo. Ok, mas e aí, qual é minha alternativa? Ignoro a ficha de ouro nesse turno e faço somente as 5 normais OU ponho a ficha de ouro em um dos espaços de ações normais, ganhando uma ação normal a mais (como se fosse uma ficha de prata)?
5) Página 6 - "O jogador pode comprar apenas 1 Ficha de Poder de uma cor específica durante a mesma fase de Dia." Só posso comprar 1 Ficha de Poder por turno? Não posso por mais de uma ficha de ação nos diferentes espaços de compra de ficha de poder que ficam na base da pirâmide?
6) Página 6 - O que ocorre se eu gastar todos os meus Pontos de Oração que eu tinha no turno, mas meu turno ainda não terminou e eu ainda tenho ações que custam POs? Ou pior ainda, essas são as únicas ações disponíveis? Ponho a ficha de ação nessas ações e não realizo elas?
7) Página 7 - Cada pirâmide nível 4 dá um PF pro jogador que a controla. PF temporário, certo? Mas esse PF é ganho apenas uma vez, certo? Eu não ganho ele todos os turnos, como ocorre no caso de controle de Templos?
8) Página 8 - O manual não fala nada contra, então acho que não tem problema eu mover a mesma tropa 2x no turno, certo? Por exemplo, Eu ponho uma ficha em um dos espaços de movimentação na pirâmide, movo uma das minhas tropas, aí quando chegar a vez de por outra ficha de ação, eu escolho outro dos espaços de movimentação e escolho movimentar a mesma tropa da ação anterior.
9) Página 8 - O jogo dá a opção de deixar unidades para trás ao mover uma tropa. Acho que tudo bem se eu quiser deixar uma criatura para trás com algumas dessas unidades, certo? O manual não diz nada contra, pelo menos.
10) Página 8 - sobre teleportes, dois trechos chamam a atenção: "Durante uma ação de Movimento, o jogador pode: Usar cada um dos tipos de movimento (movimento por Terra e Teleporte)." Aí pouco depois: "Nota: quando o jogador teleporta sua Tropa, seu valor de Movimento não é utilizado." Afinal de contas, eu posso mover uma tropa até uma pirâmide E teleportá-la (ou, caso ela já estiver numa pirâmide, teleportá-la E mover ela para outro espaço)?, tudo isso na mesma ação? Ou fazer apenas um movimento - por terra OU por teleporte?
11) Página 8 - "Se em algum momento o jogador mover para fora de um Distrito de um oponente que contenha uma Pirâmide de nível 4, deixando-o vazio depois de controlá-lo, este jogador deve devolver o PF Temporário para aquele jogador oponente." Se isso tiver ocorrido após um combate, OK, isso faz mesmo sentido. Mas e se eu tiver abandonado esse espaço voluntariamente, sem combate, (talvez para justamente fugir de um combate)? Eu entrego a PF de volta para ele, mesmo sem ele estar ocupando aquele espaço com as tropas dele? Isso soa... errado de alguma forma.