Imaginando o que seria interessante como conteúdo das 1PG Brasil, além dos reviews e textos sobre coisas relacionadas ao jogo solo, entrevistas são algo que acho bastante atraente!
Como primeira entrevista da 1PG Brasil, eu queria falar com alguém que fosse muito relevante para o hobby na perspectiva do jogo solo. Depois de pensar algum tempo, o nome que me veio foi o do Ignacy Trzewiczek, autor do jogo Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island, do qual fiz uma resenha há poucos dias. Ele é o cabeça da editora polonesa Portal Games, que tem alguns jogos publicados no Brasil (ex.: Neuroshima Hex!, Tides of Time) e outros que estão em vias de chegar ao país, como o Robinson Crusoe e Imperial Settlers, este último também do próprio Ignacy. Além disso, Ignacy é bastante ativo no mundo dos jogos de tabuleiro, participando de convenções e escrevendo em seu blog, que acabou gerando boas compilações de artigos reunidas sob a forma dos livros Boardgames that tell stories I e II.
Ignacy defende o jogo solo de forma contumaz, dizendo ser esta sua forma favorita de testar mecânicas. Robinson Crusoe e Imperial Settlers tem versões solo oficiais em seus manuais, mas esta parece ser uma diretriz de sua empresa, a Portal Games. Em uma entrevista dada por ele em um podcast (não me lembro se foi o 1 Player Podcast ou o Low Player Count) há algum tempo atrás, ele disse que os designers da Portal Games iriam sempre buscar por versões solo de seus jogos.
Dito isto, não vejo alguém melhor para começar a série!
1PGBR: Como você enxerga o jogo solo hoje em dia e o quão relevante ele é para o design de jogos de tabuleiro?
Ignacy Trzewiczek: Acredito que há muitos que jogam solo. Alguns por não ter grupo por perto, alguns porque preferem esta modalidade, outros porque eles gostam de experimentar e explorar o jogo. Sem nenhuma dúvida esta é uma importante parte do hobby e as editoras devem lembrar-se dos jogadores solo.
1PGBR: Quais são suas principais preocupações quando desenhando um jogo para a experiência solo?
Ignacy Trzewiczek: Rejogabilidade é o fator mais importante em minha opinião. A sessão de jogo solo é muito mais frequente do que com amigos, uma vez que você consegue jogar todas as noites, por vezes mais de uma única partida. Você jogará muito mais do que a média com seus amigos. Esta é a razão pela qual devo fornecer o máximo de conteúdo para a maior rejogabilidade possível.
1PGBR: Você poderia nos dar exemplos de jogos com experiências solo que você acha atraentes?
Ignacy Trzewiczek: Devido à falta de tempo, jogo somente jogos simples como Friday ou Titanic. No entanto, tenho em minha coleção vários jogos solo (da Dan Versen Games, por exemplo) e espero encontrar tempo para jogar a todos um dia.
1PGBR: Quais você imagina que serão as próximas inovações no design de jogos de tabuleiro para o jogo solo?
Ignacy Trzewiczek: Eu tenho bastante segurança em dizer que First Martians: Adventures on the Red Planet oferecerá inovações incríveis para os jogadores solo. O aplicativo de suporte permitirá aos jogadores uma sequência de eventos que construirá uma história, criando uma experiência imersiva tão rica quanto ler um romance ou assistir a um filme.
1PGBR: No caso particular de Robinson Crusoe: Adventures on the Cursed Island, de que forma você acha que a variante solo se relaciona ao tema e às mecânicas?
Ignacy Trzewiczek: Robinson Crusoe é o tema perfeito para o jogo solo. É um romance sobre uma única pessoa em uma ilha. É por isto que eu criei a variante solo e, posteriormente, descobri o quão popular ela era e quantos jogadores solo haviam por aí. Robinson Crusoe permite uma experiência extremamente imersiva, uma vez que suas mecânicas se encaixam com o tema e o jogador tem o auxílio apenas de um cão e Friday para sobreviver em uma ilha deserta.
1PGBR: De que forma a expansão Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island - Voyage of the Beagle modifica a experiência de Robinson Crusoe para o jogador solo?
Ignacy Trzewiczek: Voyage of the Beagle é uma rica e impressionante campanha que leva os jogadores a criar uma forte ligação com a história e seus personagens. Ao longo de alguns cenários, o jogador ajudará Charles Darwin com suas descobertas. Jogá-la solo é uma tarefa super difícil, mas ao mesmo tempo muito divertida.
1PGBR: No seu vlog, você mencionou uma nova expansão para Robinson Crusoe. Por favor nos dê alguns detalhes sobre ela.
Ignacy Trzewiczek: Nenhum detalhe por enquanto! 
1PGBR: Agora uma pergunta difícil: você prefere Robinson Crusoe solo ou com vários jogadores?
Ignacy Trzewiczek: Prefiro com vários jogadores. Eu adoro fazer brainstorms, emoções e pensamento coletivo. Eu joguei muito este jogo solo enquanto fazia os playtests e agora prefiro jogá-lo com outras pessoas. Vencer juntos é uma experiência muito gratificante.
1PGBR: O que devemos esperar de Ignacy e da Portal Games no futuro próximo?
Ignacy Trzewiczek: Acabamos de fazer um grande anúncio sobre nossos planos, o que você pode conferir aqui. Eu recomendo fortemente o jogo First Martians a todos os jogadores solo. Esta será uma experiência como nenhuma outra entre os jogos de tabuleiro, com três ricas campanhas, com o modo de open world dedicado especialmente ao jogo solo e centenas de aventuras.
É isso, pessoal! Ficamos todos bastante ansiosos sobre as novidades, que também foram mencionadas no podcast Meeple Maniacs, pelo JackExplicador e pelo Lukita esta semana. Eu estou extremamente ansioso pelo First Martians e acho que será o primeiro jogo com componentes eletrônicos a desvirginar minha mesa analógica!
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