Muito legal o cast! Muito polêmico o assunto!
Vou fazer o advogado do diabo, posso? Permitam-me.
Expansão é necessária para muitos casos. Não apenas os jogos de cenário. Todo LCG / CCG vive pela premissa de necessitar de expansões para que a comunidade tenha uma boa experiência de jogo. Um jogo como Star Wars: X-Wing Miniatures Game apenas com apenas dois tipos de nave é triste de se ver na mesa. Não dá nem pra jogar se você tiver apenas uma caixa base.
Dixit é outro jogo que na terceira partida com o mesmo grupo toda as cartas já foram marcadas. E é um jogo que não é LCG ou CCG. Não é se quer customizável.
Daí, houve uma construção de raciocínio bastante curiosa:
1ª premissa: você (implicando que o universo amostral são os criadores de conteúdo e a maioria dos jogadores de tabuleiro) está jogando jogo novo toda semana.
2ª premissa: para jogar uma expansão, é necessário conhecer o jogo base o suficiente.
Conclusão: não é necessária a expansão.
Importante que durante o programa, foi explorado casos onde a 2ª premissa não é verdadeira -- porque há muitos casos onde a expansão é necessária até nas primeiras partidas. Todavia, seria muito interessante num outro cast explorar os casos que a 1ª premissa não é verdadeira:
- Precisamos jogar novos jogos toda semana? Ou mesmo precisamos de novos jogos? Até o Eduardo mencionou o Xadrez, que é uma obra de arte.
- O que faz querermos jogar novos jogos toda semana?
- Quantas vezes precisamos jogar o mesmo jogo para conhecê-lo? Pra dizer que gosta ou que não gosta ou que é ruim ou que é quebrado?
E essa conversa é muito aderente ao que o Tankbr já falou muitas vezes: "nenhum jogo é essencial, outras coisas são essenciais". Acho que seria um assunto muito legal para se explorar.
Enquanto eu ouvia o cast eu pensei: "Ah! Eu também não sou um cara de expansões. Devo ter umas 3 (pensando muito no Terraforming Mars)." Mas entre jogos que eu tenho, hoje, 26% são expansões. Achei um número absurdo. E foi quando eu percebi que muitas das expansões que tenho não foram mencionadas no cast: os "mimos" - mini-expansões. Cartas e peças promocionais, componentes que quase não afetam no jogo, mas ou vêm no jogo base ou são liberados pela editora como PnP, ou são vendidos separadamente por um precinho módico durante uma campanha. Elas vêm quase pela mesma razão que gostamos de "pimpar" aquele jogo que a gente gosta tanto.