Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/12/29/chronicles-of-avel/
Instagram: https://www.instagram.com/boardgameswithcouple/
Na minha experiência, quase todas as coisas que começam com
Crônicas acabam me satisfazendo. Pense nas Crônicas de Nárnia, na série Crônicas do Crime ou nas Crônicas de Riddick para mostrar apenas alguns exemplos. Olhando para a caixa de
Chronicles of Avel, este jogo parece ter potencial. A história de introdução
Dawn of the Black Moon definitivamente coloca você no clima certo e fala sobre uma grande fera que surgirá quando a Lua Negra chegar perto de Avel. Se você não parar a fera, ele e seus lacaios assumirão Avel e o mundo cairá para o mal. Pronto para ser um herói e salvar o mundo?

Coloque a trilha lunar na mesa e coloque as peças iniciais viradas para cima, conforme mostrado no livro de regras. Pegue todas as peças que não estiverem marcadas com uma contagem de jogadores muito alta, embaralhe-as e coloque-as viradas para baixo em um padrão escolhido. Você pode escolher o padrão do livro de regras, mas na parte de trás da contagem de jogadores você pode encontrar muitas configurações adicionais com diferentes dificuldades também. Você também pode fazer sua própria configuração. Escolha uma cratera com a dificuldade selecionada e coloque-a no local indicado na configuração escolhida. Embaralhe as fichas de monstros pequenos e coloque três fichas nos símbolos de covil. Embaralhe as fichas de monstros grandes e coloque-as nas proximidades. Coloque também moedas, fichas de armadilha, marcadores de parede, fichas de selo lunar, marcadores de dano e todos os dados próximos. As fichas de equipamento são colocadas na bolsa próxima e a besta e o disco de resistência são colocados de lado para mais tarde. Todos os jogadores tiram uma imagem de herói, peão de personagem, cinco marcadores de resistência e três fichas de equipamento usado. Você pode vestir seu herói como quiser antes de colocá-lo em seu tabuleiro de jogador. Tire uma ficha de equipamento da bolsa e coloque-a no seu herói com o lado não atualizado para cima. Pegue também uma moeda e coloque-a em sua mochila. Coloque todas as fichas de herói na ficha do castelo e dê ao primeiro jogador o brasão de armas de Avel. Agora você está pronto para salvar o mundo.

No seu turno, você pode realizar duas ações, podendo realizar a mesma ação duas vezes. Você pode realizar uma ação de movimento em que se move para um bloco adjacente ou se move por atalhos. Se dois blocos tiverem um símbolo de atalho, você pode optar por mover de um bloco para outro, desde que tenha o símbolo de atalho. Esta é uma ótima maneira de percorrer o mapa rapidamente. Se você estiver em um bloco com um monstro, você pode escolher combatê-lo. Você nunca é obrigado a lutar contra um monstro. Para combater um monstro, pegue os dois dados verdes e quaisquer dados que você ganhar extras ao escolher usar equipamentos. O jogador à sua esquerda jogará como o monstro e rolará os dados indicados na ficha do monstro. Se a ficha de monstro mostrar um dado preto e um roxo, por exemplo, é isso que o monstro usará para lutar contra você.

Uma batalha consiste em um máximo de três confrontos. Durante uma batalha, você pode usar três fichas de equipamento diferentes que equipou. Algumas fichas dão a você a capacidade de rolar novamente os dados inimigos para um resultado melhor, enquanto outras fichas podem lhe dar ainda mais dados para jogar. Para cada confronto, você e o jogador à sua esquerda jogam os dados para ver o resultado. Se você rolou uma espada, você causa um dano ao monstro. Um escudo significa que você se defende de um dano recebido do monstro. O monstro em seu turno também pode rolar dano e defesa. Depois de rolar, compare os resultados para ver quanto dano você causou e recebeu. Você derrota o monstro se causar mais dano do que ele tem de resistência e pode receber as recompensas mostradas na peça. Isso pode ser novo equipamento, melhoria de equipamento ou moedas, por exemplo. Se você ainda não derrotou o monstro, você pode decidir lutar novamente, a menos que seja a terceira vez, ou parar de lutar. Observe que monstros grandes sempre têm um atributo extra que funciona contra você. Como rolar menos dados, por exemplo. Sempre olhe atentamente para sua saúde, equipamento e probabilidade de sobrevivência antes de iniciar uma batalha.

Se você receber muito dano, o que significa que você precisa remover mais fichas de resistência do que resta, você fica atordoado. Mova seu personagem para o bloco do castelo, perca um equipamento e todas as suas moedas. Em seguida, recupere toda a sua saúde e termine imediatamente o seu turno. Você é curado pela magia da joia da cura. Se você derrotar o monstro ao mesmo tempo em que fica atordoado, ainda ganha uma recompensa. Quando você ganha equipamentos ou moedas, você pode colocá-los em sua mochila. Você pode colocar quantas coisas na sua mochila você puder. Se você não pode colocar algo entre as bordas da mochila, você deve descartá-lo. Se a qualquer momento você estiver no mesmo bloco que outro jogador, você pode trocar livremente o equipamento, desde que caiba em suas mochilas. Quando você terminar de lutar, mas tiver recebido algum dano, você pode fazer uma ação de descanso. Se você realizar esta ação, você recupera dois pontos de vida. A última ação a ser executada são as ações do bloco. Ao explorar o mundo, você encontrará muitos lugares diferentes que podem ajudá-lo a se preparar para a fera. Você pode encontrar um local que monte paredes no castelo, por exemplo, ou coloque armadilhas para a fera. Se um bloco mostrar que você pode realizar uma ação, você pode fazê-lo seguindo as regras de localização no livro de regras.

Uma vez que todos os jogadores tenham realizado dois turnos, o primeiro jogador move o marcador do astrolábio um espaço para frente na trilha lunar. Se a ficha parar em um espaço com um símbolo de covil, gere todos os monstros em símbolos de covil visíveis. Se parar em um símbolo de resistência, todos os jogadores recuperam um ponto de vida. Perto do final da trilha lunar, você verá os tokens de selo, armadilha e parede. Se você passou por esses símbolos, não poderá mais colocar selos, armadilhas e fichas de parede. Certifique-se de que seus preparativos estejam prontos a tempo. O último espaço na trilha lunar é o símbolo da lua negra nascendo. Se você chegou a este espaço, a lua nasceu e a fera chegou. Quando isso acontecer, revele todas as peças e coloque monstros em qualquer covil revelado. Revele a ficha da cratera e coloque todos os monstros conforme indicado na peça. Jogue um dado para ver onde colocar os monstros. Dependendo do símbolo que você rolar, o token da cratera mostrará onde gerar monstros. Coloque a figura da besta no bloco com a ficha da cratera e remova a ficha da cratera do jogo. Ajuste o disco de resistência da besta para a saúde indicada de acordo com a quantidade de jogadores e prepare-se para lutar. O jogo continuará 2 rodadas para cada jogador, mas em vez de se mover na trilha lunar, a besta e todos os monstros ainda no tabuleiro se aproximarão um passo do castelo no final de uma rodada. Se apenas um monstro entrar no castelo, todos perdem. Quaisquer armadilhas e paredes definidas serão bem usadas agora, impedindo que os monstros entrem no castelo por um turno ou causando dano à fera. Se você lutar contra a fera, ela sempre lançará cinco dados para atacá-lo. Você ganha o jogo se conseguir derrotar todos os monstros e a fera, sem que ninguém entre no castelo.

Jogando
Depois de configurar o jogo e ler as regras, eu estava longe de estar pronta para a batalha. Como você pode criar e colorir seu próprio personagem, peguei os lápis de cor que tinha e comecei a trabalhar. Depois de ambos passarem muito tempo aperfeiçoando nossos soldados, orgulhosamente os colocamos dentro do nosso quadro de personagens. Escolhemos um jogo de dificuldade média, pensando que um jogo a partir de 8+ seria fácil o suficiente para pegar o jeito. Foi realmente fácil de aprender e fomos bem até percebermos que em duas rodadas a fera chegaria e havíamos montado apenas uma armadilha, coberto um covil, montado duas paredes e eu tinha um equipamento muito ruim por azar e más decisões. Em busca de equipamentos melhores nesses dois últimos turnos, tentei derrotar mais alguns monstros para ganhar equipamentos melhores como recompensa. Eu derrotei um, mas minha recompensa foi um escudo que eu já tinha equipado. Acho que teríamos que enfrentar a fera com tudo o que reunimos até agora. A besta chegou e com ele alguns monstros também. Agora estávamos ameaçados não apenas com a besta se aproximando a cada rodada, mas também com todos os seus monstros. Se ao menos um passasse por nós, seríamos derrotados. Começamos a lutar contra os monstros mais próximos do castelo, mas logo percebemos que havia muitos deles. A balista que montamos ajudou, e derrotamos todos os monstros antes que eles pudessem entrar no castelo. Aqui estávamos nós, feridos, mal sobrevivendo enquanto ainda não demos um único dano àquela maldita fera que agora estava assustadoramente perto do castelo. Jogamos tudo o que tínhamos nele, até me sacrifiquei, mas não foi o suficiente. A fera entrou no castelo e fomos derrotados no nosso primeiro jogo.

Felizmente para nós, agora sabíamos no que focar e o que era menos importante. Em todos os jogos que voltamos a lutar, fomos cada vez melhores mesmo com outros cenários. Há muita variação neste jogo. Tantos cenários para jogar, ou você pode fazer seu próprio cenário, diferentes monstros que você enfrentará e encontrará, diferentes armadilhas para colocar, equipamentos que você levará. E além disso, você pode criar seu próprio personagem a cada partida, se quiser. Você pode até baixar planilhas para um design de personagem vazio em vez da armadura e características já impressas nas planilhas padrão. Adoramos esse aspecto, pois somos criativos, mas também ajuda a colocá-lo no mundo do jogo. Se você tiver problemas para nomear seu personagem, existe até uma folha onde você rola dois dados onde um lhe dará um nome e o outro um título como "O Grande", por exemplo. Fiquei muito feliz com isso, pois nunca consigo encontrar um nome perfeito para nenhum dos meus personagens em nenhum jogo. Os designers pensaram em muitas coisas. O jogo também não demora tanto, mas parece uma boa aventura. Eles conseguiram combinar algum tipo de fase de exploração no início com uma fase de preparação no meio e uma batalha no final.

Considerações Finais
Chronicles of Avel é um jogo de aventura cooperativo onde você pode explorar, lutar e defender a terra de Avel. Depois de conhecer cada centímetro do mapa, você tem tempo limitado para montar armadilhas e se defender da fera. Uma vez que a fera chega, a única coisa que resta a fazer é lutar e sobreviver. Estamos apaixonados pela jogabilidade e pela aparência deste jogo, especialmente porque você pode criar seu próprio personagem. As peças do mundo e os monstros que você encontra têm artes incríveis que se encaixam perfeitamente na história. Com os muitos cenários que você pode jogar ou criar, nenhum jogo será igual. Este jogo é ótimo para jogar tanto com jogadores de tabuleiro mais jovens, quanto com jogadores de tabuleiro experientes mais velhos, pois é fácil de aprender, mas você pode criar um cenário desafiador. Este jogo encontrou um bom lugar em nossa coleção.
https://boardgameswithcouple.com/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.