krebs::Eu acredito que Correios privatizado sofreria dos mesmos problemas de uma megaempresa prestadora de serviços.
krebs::Mas o pessoal tira do suvaco que a solução pra TUDO é privatização.
krebs::Fico imaginando os Correios privatizados e prestando o mesmo atendimento.
Amigo krebs, o ponto crucial colocado pelos últimos colegas, não é a privatização em si, e sim o que resulta dela. A chave aqui é a palavra
concorrência. Uma empresa que passa a ser privada passa a ter as mesmas condições de mercado que outras empresas do mesmo setor. Então, o que gera resultados mais satisfatórios, não é propriamente a privatização (por exemplo, não é estritamente necessário privatizar os correios para haver uma melhora); mas sim um livre mercado com liberdade de entrada neste setor, ou seja, acabar com o monopólio coercivo que existe no sistema postal do Brasil.
Seja privatizando ou seja tirando as regalias, dada a estrutura e nome que tem, os correios ainda estariam bem à frente, mas se não melhorassem seus serviços, perderiam grande parte do (ou todo) mercado. Claro que não é uma garantia que teríamos excelentes serviços na área (vide outros tipos de serviços, alguns até já citados aqui, afinal, estamos no Brasil), mas uma melhora considerável teríamos e, mais importante, teríamos escolha!
Abraços, fahr
*Sugestão de leitura:
texto de Lawrence Reed, ótimo texto didático, relacionado ao assunto