Luis Gabriel::Olá!
Estava procurando algum jogo cooperativo e vi que falam bem da franquia Pandemic, e dentre tantas versões as que mais me chamaram a atenção foram os spin-offs Reign of Cthulhu e o World of Warcraft: Wrath of the Lich King, então gostaria de saber para quem já jogou, qual dos dois vale mais a pena como meu primeiro Pandemic? Ou tem algum outro Pandemic que seria mais acessível para iniciantes?
(Podem também sugerir algum outro jogo cooperativo)
Valeu!!
Caro Luis Gabriel
Em relação ao Reign of Cthulhu, eu acho o jogo ótimo, para aquilo que ele se propõe. Eu gosto do estilo do Pandemic e o tema lovecraftiano me agrada muito, portanto para mim, esse jogo é juntar o útil ao agradável. No caso do World of Warcraft: Wrath of The Lich King, ainda não vi o preço dele, mas dificilmente será um jogo barato. Além de envolver miniaturas, ser um jogo de uma franquia de muito sucesso, ele vem pela Galápagos, isso tudo somado é um forte indicativo de preço alto. Quando a Galápagos lançou o Small World of Warcraft, ela cobrou muito caro pelo jogo, apostando nos fãs da franquia, que costumam comprar qualquer coisa que venha com o nome do jogo na capa. O resultado é que o jogo acabou encalhando. Não sei se o World of Warcraft: Wrath of The Lich King vai encalhar, mas muito provavelmente, pelo preço cobrado talvez você consiga comprar jogos cooperativos mais tradicionais. Não é um consenso, mas eu gosto muito de toda a série Zombicide, especialmente o Black Plague e o Invader. Também gosto bastante do Dead of Winter, e acima de todos do Mansions of Madness, mas todos os dois estão custando os olhos da cara. Tem também o Arkham Horror e o Eldrich Horror, mas são jogo que demoram uma eternidade então é melhor considerar muito bem antes de comprar.
Você não estabeleceu uma faixa de preço nem deu muitas dicas sobre as suas preferências, ntao eu vou listar alguns jogos cooperativos que eu acho legais de vários estilos:
A Tale of Pirates (esse é muito legal e o uso do aplicativo ~e muito bom)
A Ilha Proibida (esse já é meio batido, mas eu gosto muito e costuma ser bem barato)
Magic Maze (fazer tudo em silêncio é um baita desafio, principalmente para quem é ansioso)
Dungeon Fighter (é pura palhaçada e quase impossível de vencer, mas e risada garantida)
XCOM: Board Game (esse também é muito bom, especialmente para quem curte o jogo de computador)
Arkham Horror Hora Final (é um tipo irmão caçula, para quem não tem grana de bancar o irmão mais velho)
As Lendas de Andor (indicado para quem curte jogos medievais)
Flash Point: Ao Resgate (ambientado no esquema de Corpo de Bombeiros, e bem legal)
A Tripulação (não curto muito, mas é um ganhador do Spiel des Jahresm então tem de respeitar)
Hanabi (também não curto muito, mas muita gente curte bastante)
Elder Sign (sei que vão me xingar, mas eu gosto desse também por conta da temática, fazer o que, cada um com a sua cachaça)
Para terminar, quando se fala de jogos cooperativos não se pode deixar de citar o ilustríssimo Battlestar Galactica, que é virtualmentye impossível de achar para comprar, mas que está sendo relançado em 022 pela Galápagos com quase as mesmas regras e mecâncias, porém atualizadas, e que vai se chamar Insondável, e que também deve vir, custando um rim.
No mais é isso, espero que essa lista te ajude de alguma forma.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio