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  3. Summoner Wars (2ª Edição)
  4. Mudança de regras entre as edições

Mudança de regras entre as edições

Summoner Wars (2ª Edição)
  • avatar
    igorbone24/12/21 18:01
    avatar
    igorbone
    24/12/21 18:01
    183 mensagens MD

    Para quem tem o SW 1 que a Galápagos lançou e não sabe se vale a pena migrar para a segunda edição, aqui uma listinha das principais mudanças:

    - A arte e design das cartas é completamente diferente. O jogo é menos sombrio, muito mais colorido, e muito mais inclusivo. O tamanho das cartas também é diferente, agora elas tem o tamanho padrão USA (mesmo de outros card games famosos como Magic e Pokémon).
    - Antes, a fase de comprar cartas era no começo do turno, agora é no final.
    - Não existe mais a fase de "Jogar cartas de Eventos". Cada evento diz em qual fase ele pode ser jogado, dependendo do seu efeito.
    - Os eventos não são mais todos específicos do Invocador. Cada Invocador possui 2 eventos que são obrigatórios nos seus baralhos, mas os outros podem ser alterados, seguindo as regras de baralhos personalizados. Por causa disso, cada carta de evento possui uma arte única.
    - Alguns eventos são "ativos", e seus efeitos duram até o início do seu próximo turno. Outros tem uso imediato.
    - Um novo tipo de carta foi adicionado: Estruturas. Não existem mais Muralhas, as unidades são invocadas usando Portais. Portais são um tipo de Estrutura e são adicionados ao campo de batalha durante uma nova fase do turno, chamada Fase de Construção. Os Portais podem ser adicionados apenas nas 3 últimas fileiras do seu lado do tabuleiro, ou adjacentes ao seu Invocador, o que encoraja um jogo mais agressivo, com o Invocador precisando se movimentar para frente caso queira construir Portais no lado do tabuleiro do oponente.
    - Apenas o Portal inicial possui 10 pontos de vida. Os outros 3 Portais possuem apenas 5 de vida, o que favorece estratégias de bloquear/danificar Portais
    - A nova ordem das fases, portanto, é a seguinte:
    1. Fase de Invocação
    2. Fase de Movimento
    3. Fase de Construção
    4. Fase de Ataque
    5. Fase de Magia
    6. Fase de Compras
    - O primeiro jogador começa com 2 de magia, o segundo com 3. Não existe mais uma pilha de cartas de magia, você marca quantos pontos de magia você tem no tabuleiro, com um contador.
    - Você não ganha mais magia por matar suas próprias unidades, mas você ainda pode atacá-las e destruí-las, se for vantajoso para você (desbloquear um espaço, impedir que o seu oponente ganhe a magia, por exemplo).
    - Caso nenhuma de suas unidades faça um ataque durante a sua fase de Ataque, o seu Invocador sofre 1 de dano. Isso evita estratégias de tartaruga, força ambos os jogadores a serem mais agressivos e acelera o jogo.
    - Os dados não são mais numerados, eles usam símbolos: 5 faces possuem o símbolo de espada, 4 possuem o símbolo de arco, 2 possuem o símbolo especial. Assim, ataques corpo a corpo possuem uma maior chance de acertar, diminuindo a vantagem das unidades à distância. O símbolo especial tem efeitos variados, dependendo das regras para cada unidade.
    - As regras de construção de baralho mudaram significativamente. Agora, cada Invocador possui 3 símbolos, que representam quais aspectos fazem parte daquele baralho. Quando você for montar um baralho personalizado, você só pode adicionar unidades que possuam os símbolos correspondentes. Um dos 3 símbolos, na verdade, é um símbolo genérico para os Mercenários. Isso facilita muito manter o balanceamento entre as facções
    - As unidades Comuns estão, no geral, mais fortes: mais ataque e/ou PVs. Isso desencoraja estratégias de só invocar Campeões no campo da batalha, unidades Comuns são mais valiosas.
    - As facções vêm com unidades mais coesas, com maior sinergia entre si. Isso deixa o jogo ainda mais estratégico, embora também mais difícil de dominar.
    - Não existem mais eventos de "recuperação", aqueles que você só pode jogar quando está em desvantagem, tipo roubar mágica se você tem menos mágica do que o oponente.
    - Também não existem mais efeitos que dependam de ações ou decisões do oponente durante o seu turno, a menos que possam ser automatizadas, tipo rolagem de dados. Isso favorece o jogo assíncrono online. Uma reclamação dos jogadores online da versão antiga era que, às vezes, você ia realizar uma ação, e isso engatilhava uma habilidade do oponente, mas ele só iria ver horas depois, tomar as decisões necessárias, e só depois você poderia terminar sua ação. Não mais, agora no máximo o que pode acontecer é uma rolagem de dados, que o próprio aplicativo consegue automatizar.

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  • igorbone
    183 mensagens MD
    avatar
    igorbone27/12/21 00:12
    igorbone » 27/12/21 00:12

    Lembrei de mais uma: o verso das cartas. Na primeira edição, cada facção tinha o seu próprio símbolo em um fundo monocromático no verso das cartas. Era muito bonito, mas pouco prático para jogos competitivos com construção de baralhos. Agora, todas as cartas tem o mesmo verso.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/606da_tx50lb.jpg

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  • Caio Carvalho
    18 mensagens MD
    avatar
    Caio Carvalho10/03/22 09:57
    Caio Carvalho » 10/03/22 09:57

    Na sua opinião, o jogo ficou melhor ou pior? Eu nunca joguei nenhuma das duas edições, mas estou interessado em comprar a nova...  também ouvi dizer que as expansões da antiga não são compatíveis com a nova...

    0
  • igorbone
    183 mensagens MD
    avatar
    igorbone10/03/22 11:57
    igorbone » 10/03/22 11:57

    200% melhor. Mais dinâmico, mais estratégico, mais equilibrado, mais bonito, com mecânicas mais enxutas e elegantes. E até agora a Plaid Hat tem se esforçado muito para fazer as novas facções interessantes e inovadoras, parece que vem muita coisa boa por aí...

    1
  • Caio Carvalho
    18 mensagens MD
    avatar
    Caio Carvalho14/03/22 11:03
    Caio Carvalho » 14/03/22 11:03

    Legal! 
    Eu ouvi uma galera falando sobre as unidades comuns estarem mais fortes... e na opinião de alguns isso tirou um pouco a parte estratégica do jogo (que era mais lento) de se preparar para invocar os campeões,  o que deixava o jogo um pouco mais na retranca, que ao ver de alguns não era problema algum...

    0
  • igorbone
    183 mensagens MD
    avatar
    igorbone14/03/22 20:29
    igorbone » 14/03/22 20:29

    As unidades comuns ficaram mais fortes, mas isso definitivamente aumentou a parte estratégica: na primeira edição era sempre mais vantajoso você matar e/ou descartar suas comuns para invocar campeões, agora você tem escolhas muito mais significativas. Como algumas comuns conseguem fazer frente a um campeão, você tem que saber qual o melhor pra invocar, quando é o melhor momento, e se adaptar caso ele venha na mão no começo do jogo, saber se vale a pena esperar ou melhor descartar para invocar outro...

    Sim, o jogo agora te puxa a ser mais ofensivo e para muitos mais isso é uma melhora: partidas mais rápidas e dinâmicas são quase que universalmente preferidas...

    1
  • André Klock
    117 mensagens MD
    avatar
    André Klock03/06/22 11:28
    André Klock » 03/06/22 11:28

    Adquiri o jogo agora e estou com muitas expectativas, lendo aqui vi que posso fazer minhas unidades atacar umas as outras, mas no manual não percebi isso, procede mesmo?

    0
  • igorbone
    183 mensagens MD
    avatar
    igorbone03/06/22 13:17
    igorbone » 03/06/22 13:17

    Como eu disse no post original:

    igorbone:: - Você não ganha mais magia por matar suas próprias unidades, mas você ainda pode atacá-las e destruí-las, se for vantajoso para você (desbloquear um espaço, impedir que o seu oponente ganhe a magia, por exemplo).

    1
  • André Klock
    117 mensagens MD
    avatar
    André Klock03/06/22 15:51
    André Klock » 03/06/22 15:51

    igorbone::Como eu disse no post original:

    igorbone:: - Você não ganha mais magia por matar suas próprias unidades, mas você ainda pode atacá-las e destruí-las, se for vantajoso para você (desbloquear um espaço, impedir que o seu oponente ganhe a magia, por exemplo).


    Obrigado!!

    0
  • Rhapsody
    1669 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody03/06/22 19:18
    Rhapsody » 03/06/22 19:18

    Só discordo do "mais bonito". O anterior tinha uma vibe bem mais interessante.

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