Para quem tem o SW 1 que a Galápagos lançou e não sabe se vale a pena migrar para a segunda edição, aqui uma listinha das principais mudanças:
- A arte e design das cartas é completamente diferente. O jogo é menos sombrio, muito mais colorido, e muito mais inclusivo. O tamanho das cartas também é diferente, agora elas tem o tamanho padrão USA (mesmo de outros card games famosos como Magic e Pokémon).
- Antes, a fase de comprar cartas era no começo do turno, agora é no final.
- Não existe mais a fase de "Jogar cartas de Eventos". Cada evento diz em qual fase ele pode ser jogado, dependendo do seu efeito.
- Os eventos não são mais todos específicos do Invocador. Cada Invocador possui 2 eventos que são obrigatórios nos seus baralhos, mas os outros podem ser alterados, seguindo as regras de baralhos personalizados. Por causa disso, cada carta de evento possui uma arte única.
- Alguns eventos são "ativos", e seus efeitos duram até o início do seu próximo turno. Outros tem uso imediato.
- Um novo tipo de carta foi adicionado: Estruturas. Não existem mais Muralhas, as unidades são invocadas usando Portais. Portais são um tipo de Estrutura e são adicionados ao campo de batalha durante uma nova fase do turno, chamada Fase de Construção. Os Portais podem ser adicionados apenas nas 3 últimas fileiras do seu lado do tabuleiro, ou adjacentes ao seu Invocador, o que encoraja um jogo mais agressivo, com o Invocador precisando se movimentar para frente caso queira construir Portais no lado do tabuleiro do oponente.
- Apenas o Portal inicial possui 10 pontos de vida. Os outros 3 Portais possuem apenas 5 de vida, o que favorece estratégias de bloquear/danificar Portais
- A nova ordem das fases, portanto, é a seguinte:
1. Fase de Invocação
2. Fase de Movimento
3. Fase de Construção
4. Fase de Ataque
5. Fase de Magia
6. Fase de Compras
- O primeiro jogador começa com 2 de magia, o segundo com 3. Não existe mais uma pilha de cartas de magia, você marca quantos pontos de magia você tem no tabuleiro, com um contador.
- Você não ganha mais magia por matar suas próprias unidades, mas você ainda pode atacá-las e destruí-las, se for vantajoso para você (desbloquear um espaço, impedir que o seu oponente ganhe a magia, por exemplo).
- Caso nenhuma de suas unidades faça um ataque durante a sua fase de Ataque, o seu Invocador sofre 1 de dano. Isso evita estratégias de tartaruga, força ambos os jogadores a serem mais agressivos e acelera o jogo.
- Os dados não são mais numerados, eles usam símbolos: 5 faces possuem o símbolo de espada, 4 possuem o símbolo de arco, 2 possuem o símbolo especial. Assim, ataques corpo a corpo possuem uma maior chance de acertar, diminuindo a vantagem das unidades à distância. O símbolo especial tem efeitos variados, dependendo das regras para cada unidade.
- As regras de construção de baralho mudaram significativamente. Agora, cada Invocador possui 3 símbolos, que representam quais aspectos fazem parte daquele baralho. Quando você for montar um baralho personalizado, você só pode adicionar unidades que possuam os símbolos correspondentes. Um dos 3 símbolos, na verdade, é um símbolo genérico para os Mercenários. Isso facilita muito manter o balanceamento entre as facções
- As unidades Comuns estão, no geral, mais fortes: mais ataque e/ou PVs. Isso desencoraja estratégias de só invocar Campeões no campo da batalha, unidades Comuns são mais valiosas.
- As facções vêm com unidades mais coesas, com maior sinergia entre si. Isso deixa o jogo ainda mais estratégico, embora também mais difícil de dominar.
- Não existem mais eventos de "recuperação", aqueles que você só pode jogar quando está em desvantagem, tipo roubar mágica se você tem menos mágica do que o oponente.
- Também não existem mais efeitos que dependam de ações ou decisões do oponente durante o seu turno, a menos que possam ser automatizadas, tipo rolagem de dados. Isso favorece o jogo assíncrono online. Uma reclamação dos jogadores online da versão antiga era que, às vezes, você ia realizar uma ação, e isso engatilhava uma habilidade do oponente, mas ele só iria ver horas depois, tomar as decisões necessárias, e só depois você poderia terminar sua ação. Não mais, agora no máximo o que pode acontecer é uma rolagem de dados, que o próprio aplicativo consegue automatizar.