Gustavo e Carol, que grata surpresa descobrir o podcast de vocês! Agora que estou em dia, estou ansioso pela segunda-feira! Que venha a retrospectiva!
Tudo que o Sandro fala, eu tenho que dividir por mil. O bicho é hypado demais!
Mas achei interessante ele dizer que dos Felds esse é o top 1 dele. Eu não joguei muitos jogos do Feld. Só joguei esses:
- In the Year of the Dragon: muitíssimo punitivo. Como diria o Bruno do Corujacast, prefiro ver tinta secar.
- Trajan: ótimo. Tenho na minha coleção. Pena que não vê tanta mesa quanto eu gostaria.
- The Castles of Burgundy: excelente. Pode me chamar pra jogar que eu não nego mesa.
- Jórvík: só joguei uma vez. Não curti muito a experiência e nem joguei de novo.
- Bonfire: joguei apenas uma vez, mas já deu para curtir e quero jogar mais.
Definitivamente não sou uma feldete. Mas eu sempre tive curiosidade pelo Luna. Eu não sei exatamente porque flopou. Talvez pelo mesmo motivo que Grand Austria Hotel flopou também. Explico: eu vejo a Papergames como uma editora com um catálogo de jogos que, de modo geral, vai até um certo nível de dificuldade e de preço e os jogos que passam a mediana desse perfil acabam desempenhando pior no mercado. E como o Cella não tem muita margem para erros, ele acaba reforçando esse perfil de público. No final, Luna e GAH vão ter o mesmo final: virar OOP e serão vendidos por mais de 400 dinheirinhos. E pensar que ele já foi vendido por menos de 150.
Sempre que eu ouço (e uso) o termo "opaco" para descrever um jogo, não é um bom sinal. Seja porque não se sabe o que está fazendo ou qual decisão deve tomar; ou não sabe que resultado terá com aquilo que está fazendo. Já me peguei descrevendo a pontuação do 7 Wonders como opaca. O que é diferente de ter um elemento propositadamente escondido (uma pontuação ou elementos que influenciam no resultado de uma ação). A opacidade, para mim, se dá com uma dificuldade minha em compreender uma regra ou a ligação entre decisão e resultado. Isso acaba influenciando negativamente na experiência do jogo.
Mas, no final, você e a Carol compreenderam perfeitamente como o jogo funciona? A sensação de ter uma parte opaca do jogo permaneceu? Vão dar mais chances ao jogo? Ficou uma impressão de "a mi me gustó, pero no mucho"; ou, como diria o Renato do Meeple Vortex, "bom, muito bom, mas vendi".