Joguei uma partida de Hallertau na casa de um colega, mesa cheia, e ele propôs testar uma "house rule" nesse sentido, que foi a seguinte:
- A carta do topo de cada um dos 4 decks do tabuleiro central deve estar sempre virada para cima.
- Sempre que realizar uma das 4 ações de comprar carta ou sempre que um efeito permitir a compra de uma carta em qualquer um dos 4 decks, o jogador terá duas opções:
01 - Comprar a carta virada pra cima do topo do deck para a sua mão e na sequência virar para cima a próxima carta do topo.
ou
02 - Colocar a carta do topo do deck no fundo do respectivo deck, virada para baixo... e em seguida comprar a carta do topo (que está fechada) para a sua mão.
============
Posso dizer que fez pouca diferença na partida, exceto que jogar com as cartas do topo reveladas permitiu um pouco mais de controle e planejamento, mais block (principalmente com a opção 2 quando aparecia uma carta que era boa pra um dos adversários) e uma influência da sorte um pouco reduzida, mas não muito.
Também houve um aumento significativo de cartas compradas na partida e o galo de primeiro jogador ficou girando bem mais entre os jogadores.
Claro, com a opção de comprar cartas abertas você não precisa depender tanto da sorte e caso nenhuma carta ser boa você pode descarta-la para o fundo do deck e comprar as cegas como no jogo normal...
Fora isso, nao houve mudanças drásticas no gameplay, tivemos qie prestar mais atenção no que os adversários estavam fazendo para eventualmente bloquear alguma carta deles.. 