A Cool Mini or Not Editora de Arcadia Quest que recentemente fez o financiamento coletivo do boardgame Arcadia Quest: Inferno, lançou umas atualizações bem interessantes explicando para os financiadores como é feita a criação de suas miniaturas.
Texto abaixo tirado do Kickstarted com algumas modificações
Sarya era um produto muito especial desta campanha Kickstarter. Ela era um herói comum sua miniatura nem estava pronta, apenas a imagem publicitaria acima havia sido apresentada na campanha, mais mesmo assim ela foi um sucesso! Você nomeou-a, e você ajudou a decidir o poder que ela deveria ter (o poder dela escolhido foi "dados extras por token de Exploração", como sua habilidade especial). Assim, parece justo que também devemos compartilhar com vocês o processo de criação de sua miniatura de plastico!
Parte 1 - Escala de referência
1. A arte 2D. É a unica referencia que nossos escultores normalmente possuem. Não há necessidade de desenhar vários ângulos da personagem para servir de referencia. Nós confiamos na arte e criatividade de nossos escultores para modelar as miniaturas da maneira que desejamos. Muito raramente as costas do personagem confundem os escultores fazendo com que eles solicitem mais detalhes sobre a arte do personagem. No caso de Sarya eu não acho que nenhum esboço extra será necessário (embora eu estou muito curioso para ver como o escultor vai lidar com seu rabo de cavalo).
2. Uma comparação de escala. Este é um arquivo que mostra a arte ao lado de uma miniatura já existente, de modo que o escultor saiba a altura que a miniatura deverá ter. Sarya é uma personagem alta, então eu estou colocando-a como um pouco mais alta do que o Morgan.
Escala de referência comparando Sarya para Morgan.
Parte 2 - forma grosseira
Acabamos de receber o que chamamos de "amostra de lama" do escultor. Esta é a forma áspera da miniatura, e nesta fase temos de ajustar e aprovar duas coisas: escala e forma.
Escala
A primeira coisa que precisamos começar é a escala da miniatura. Se cometermos um erro na escala teremos de recomeçar a partir do zero se percebermos que a mesma ficou muito pequena, ou muito grande.
Olhando para a amostra de lama da Sarya ao lado da miniatura de plástico do Morgan, parece que ela é um pouco grande demais não é? Bem é ai que mora o perigo. Ao analisar a escala de uma amostra de lama, precisamos levar uma coisa muito importante em conta: o encolhimento! Sim, passar esses protótipos de lama para resina, seguido dos seus moldes onde serão produzidos a miniaturas de plastico finais, este processo tendem a encolher as miniaturas cerca de 6%. Portanto,é necessário que o prototipo de lama seja 6% maior que o seu resultado final, nos fizemos uma redução de 6% da imagem acima no photoshop para fins de examinar como ficara isso.
Sarya amostra de lama com 6% de redução.
Agora sim vocês podem ver como ficara a escala final da Sarya depois de produzida. Ao que parece, Sarya é tão alta como queríamos que ela fosse, que é apenas um pouco mais alta do que Morgan. Escala aprovada!
Forma
Agora as coisas começam a ficar mais pessoais. Ao analisar a forma, nós queremos certificar-se a proporção das partes do corpo são boas, e que a postura está correta.
Bem, eu diria que isso está indo muito bem. Nós sempre permitimos que o escultor tenha alguma liberdade em relação à obra de arte original, porque eles são simplesmente obras diferentes, o que funciona para desenhos pode não funcionar para esculturas. O importante é que a miniatura seja facilmente reconhecida mantendo as características principais da arte original. As proporções são boas, e a pose precisa apenas de alguns ajustes, como levantar a mão direita um pouco para que ela tenha uma linha vertical mais forte.
Nesta fase, também podemos corrigir algumas interpretações equivocadas pelo escultor. Aqui temos dois casos em que o escultor, estava fazendo a figura um pouco diferente de como nós queremos:
1 - Precisamos transformar essa capa em um rabo de cavalo bem longo!
2 - Ela deve estar segurando uma moeda, ao invés vez de algum tipo de orbe.
Parte 3 - Detalhes finais
Com a forma básica aprovado, o escultor foi com tudo para esculpir todos os detalhes da figura. Nesta fase iremos para os acabamentos finais da escultura!
De certa forma estou um pouco decepcionado com a competência do escultor, como ele cometeu poucos erros na produção dessa escultura, não pudemos mostrar muito detalhadamente o processo de edição e revisão da escultura já que ele cometeu poucos erros que precisaram ser revisados!
As considerações anteriores que fizemos foram muito bem resolvidas. Ela agora está segurando uma moeda em sua mão, e a mão está posicionada um pouco mais alto, como queríamos. E também agora ela tem um impressionante rabo de cavalo que corre todo o caminho até o chão.
Peças de Resina
Como vocês podem ver, as duas espadas penduradas em seu cinto são de resina. Isto é porque uma vez que ambos são idênticas, é mais fácil esculpir uma e criar duas cópias de resina, em vez de esculpir duas espadas de argila que são exatamente iguais.
Estrutura
Outra coisa notável é que você pode ver a estrutura de arame saindo da parte de trás de sua perna esquerda. Este é o esqueleto da figura usado como a base para a escultura, e as vezes acontece de conforme a miniatura for tomando forma, algumas de suas partes fiquem de fora. Não há problema nisso pois assim que passamos a miniatura para resina, deixamos esses suportes de arame de fora.
Mais feedbacks
Como eu estava acordado até tarde da noite, eu era capaz de falar diretamente com o escultor ontem à noite quando ele me enviou essas fotos. Quando se trata de pessoas na China se você quiser acelerar as coisas, é melhor você ir para a cama bem tarde. Enfim, eu aproveitei a oportunidade para enviar-lhe algumas considerações:
- Está faltando o brinco esquerdo dela.
- A forma da boca pode ser melhorada, tornando-a mais de um sorriso que puxa para o lado esquerdo de seu rosto.
E como eu fui capaz de dar esse feedback antes de ir para a cama, quando eu acordei ele já tinha me enviado novas imagens com que o feedback aplicados:
Estação de trabalho
Eu também lhe pedi para enviar duas fotos do seu local de trabalho
Aqui você vê as ferramentas usadas para a escultura de cera. O material é melhor trabalhado com ferramentas de madeira ou metal.
A cera é armazenada em um ponte quente.
Hiato
Agora precisamos reunir todos os últimos feedback necessários para finalizar a escultura e criar a o modelo de resina. No entanto, neste ponto nos deparamos com um problema de produção recorrente: Ano Novo Chinês. O escritório de escultura fecha agora e só reabrirá na última semana de fevereiro. Este feriado longo é algo que devemos sempre considerar durante a produção.
Bom pessoal espero que tenham gostado da explicação enviada pela Cool Mini or Not sobre o processo de produção de suas miniaturas, a parte final sobre a criação da miniatura de resina ainda não foi postada devido ao ano novo Chinês ter atrasado o final da produção, mais já deu para vocês terem uma boa ideia de todo o processo.