Klebermontarroyos::Raio::Klebermontarroyos::"A tempo para o Natal" acho muito difícil, brother. Salvo pra galera que mora em SP, que talvez receba antes.
Acreditei que, em razão da demora excessiva, a editora fosse ter a preocupação de enviar tudo por Sedex, arcando com a diferença de preço do frete que já pagamos antecipadamente. Ledo engano.
Mais uma vez, consumidores é que se virem.
Nunca vi uma empresa fazer isso.
Afinal, o atraso não foi devido a eles e sim a produtora e transportadora.
Kkkkk tem jogo que atrasa meses, até anos pra chegar, ai deveriam fazer oque, enviar por teleporte?
Algum momento sugeri remessa por teleporte? Sugeri remessa por outros meios?? Sugeri algo impossível?? Nem vou perder muito tempo justificando o óbvio e dando ibope pra teu exemplo de má educação e grosseria gratuita. No mínimo, você é mais um que acha tudo justificável e ainda fica feliz por isso... faça-me o favor.
A questão toda é que o risco do negócio é deles. A transportadora faz parte da cadeia de fornecedores e parceiros da editora. Por mais que não tenha um "culpado", a editora foi extremamente beneficiada só pelo fato de não ter qualquer prejuízo. Todo investimento foi pago antecipadamente pelos próprios consumidores. O problema não é meu se você acha tudo isso normal e sossegado. O fato é que antecipamos o pagamento total. Estamos sendo prejudicados e o mero fato de termos que esperar meses já é suficiente para transferência e repartição de ônus com a empresa.
- A China está demorando na fabricação (muitas fábricas diminuíram sua velocidade de produção devido à pandemia);
- O transporte marítimo depende de N fatores que podem prejudicar a estimativa de entrega (não faz muito tempo que um retardado resolveu encalhar num canal e atrasar tudo por semanas);
- Chegando no Brasil devemos esperar a Receita Federal liberar a carga, o que depende de fatores operacionais e também da boa vontade dos fiscais (vontade essa que parece não existir para jogos de tabuleiro);
- Correios ou alguma transportadora ainda devem levar a carga para algum galpão para fazer a devida separação de onde vai o que e para onde (Natal né bebê... nem encomenda urgente eles querem entregar direito, quanto mais o seu joguinho);
Aí você quer culpar a empresa pela demora de qualquer um destes intermediadores?! DEPENDE!
O maior problema, acredito, é que você financiou um jogo pela primeira vez e não sabe como funciona.
- Regra de ouro de qualquer financiamento ou pré-venda = NUNCA entregar no prazo. Parece idiota, mas eles sempre esquecem de prever algum inconveniente e isso sempre causa atrasos. E por mais que todo o projeto esteja em dia do nada acontece algo surreal (como uma pandemia!).
Então para xingá-los eu considero o seguinte:
1- A editora manteve comunicação transparente durante o projeto?
2- Mesmo não sendo tão transparente, a editora nos manteve atualizados periodicamente?
Se alguma dessas duas teve como resposta NÃO, aí você está no seu direito de mandá-los para qualquer lugar e exigir seu dinheiro de volta (mas não uma entrega via teleporte). Caso contrário, acostume-se, uma hora seu jogo chega (ou não).
Se você financiar um Kickstarter vai ter um filho de tão estressado que vai ficar.
Agora, exigir entrega por sedex?! É, aí eu tenho que concordar com o colega e esperar um teleporte mesmo.
Exemplo 1: Financiei o jogo Townsfolk no KS e chega a dar gosto do jogo só pela comunicação da empresa (que por sinal é o primeiro jogo deles). É tudo extremamente detalhado e os atrasos que ocorreram foram tão bem explicado
Exemplo 2: Financiei o jogo Madeira pela reconhecida What's Your Game, uma editora já antiga e muito bem conceituada no mercado de jogos de tabuleiro. Ele já está atrasado tem 1 ano e chega a dar nojo suas atualizações, pois sempre ocorre um problema que vira mais uma desculpa, mas eu sei que o jogo será entregue, pois a empresa (assim acredito) é conhecida e não daria esse mole todo, apesar da inexperiência com financiamentos.
Duas empresas diferentes, com dois resultados diferentes. Se a WYG soubesse fazer uma comunicação mais transparente e não ficar nas desculpas, muitas das reclamações que recebem seriam compreendidas.
Com o BRAZIL o próprio autor esteve várias vezes falando por aqui com os compradores. Por isso que não vejo sentido na sua revolta e muito menos no entendimento irônico do outro post. E isso não ocorre apenas com jogos, mas aqui é muito fácil o pessoal fazer mimimi e querer um holofote para chamar de seu. Vai lá exigir da C&A que sua camiseta comprada online seja entregue via sedex para ver a resposta deles (se é que vão dar).
Lição para as próximas compras: espera o jogo chegar no seu lojista e compre com entrega imediata, fim.
Tem hora que eu gostaria de ver todo mundo sendo empresário raiz uma vez na vida, pra surtar com esse tipo de reclamação.