Cico::Mago do Caos::Eu imagino que Scythe tenha sido um dos jogos com mais playtests específicos pra balanceamento.
Na verdade, o editor só inverteu a ordem. Primeiro lançou o jogo, daí os compradores da primeira edição fizeram o playtest, daí ele foi fazendo as alterações que hoje já constam do manual.
Como deu (MUITO) dinheiro, ele repetiu a fórmula no Tapestry.
Hoje, quem comprar uma edição nova, está devidamente playtestada o Scythe
Não discordo que tenha sido um erro, sim, que foi identificado pela comunidade depois do lançamento.
Assim como surgiram várias variantes pro Terra Mystica, alterando a pontuação inicial de cada facção, por exemplo. Ou a regra opcional que veio na primeira expansão do mesmo Terra Mystica, que implementa um esquema de leilão pra escolha das raças, justamente pra mitigar eventuais problemas com o balanceamento.
Isso faz do Terra Mystica um jogo mecanicamente quebrado??
Claro que não!
Esse tipo de ajuste pós lançamento em jogos com muita assimetria é algo que ocorre com frequência.
Meu ponto é: isso faz o jogo ser mecanicamente quebrado? Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Se quer dizer que Scythe é um jogo mecanicamente quebrado, tenho problema zero com isso. Só tem que justificar de forma a fazer o mínimo de sentido, né.