M2a0r1c9e9l8o::tpcordeiro::Isso é "relativamente" comum em jogos de maior complexidade, a primeira partida normalmente é para pegar o andamento do jogo, testar as ações, etc.
Em essência Maracaibo não é um jogo difícil de se entender, vc anda com seu barquinho de 1 a 7 espaços e faz a ação onde parar. A complexidade fica nas estratégias possíveis. Onde foi sua maior dificuldade: as trilhas das nações, o explorador, entender detalhes das regras, ... ?
Outra pergunta q é interessante de se saber é qual a sua experiência com jogos, vc já está acostumado com euros médios, ou está começando agora?
Tenho em minha coleção Wingspan, Everdell e Tapestry. Maracaibo é o quarto jogo desse tipo que adquiri.
Minha indecisão no jogo é sobre quantos espaços dei avançar com meu navio, qual ação tomar, qual carta comprar, que nação apoiar no combate, qual construção de prestígio investir, qual aprimoramento de navio fazer, e etc....
São tantas coisas a fazer que não sei qual caminho tomar. No Wingspan as cartas de objetivo nos dao uma ideia de qual rumo tomar no jogo. Em Everdell tem os eventos especiais. Em Talestry as Civilizações nos dão um caminho a se tomar na partida.
Mas em Maracibo não consegui ver que rumo tomar no jogo.
Maracaibo é obviamente mais pesado q os outros 3 q vc citou, mas acho q foi uma evolução razoável. Não é problema nenhum ficar só nos jogos leve/médios, mas se seu objetivo é conhecer mais jogos médio/pesados, vc vai ainda perceber esse sentimento de estar "sem rumo" algumas vezes (já joguei mais de 250 jogos e isso ainda acontece

).
A primeira vez q joguei um jogo com um peso maior, tb fiquei bem perdido, como eu disse, é normal. Alguns euros pesados até te dão algum direcionamento, mas a maioria é assim mesmo, te joga do meio dos leões e "se vira" rs
Mas no geral a maioria deles te bonifica se vc focar em alguma coisa e investir nesse caminho. No caso do Maracaibo, mire em algo e tente fazer o máximo de ações relacionadas àquilo. Se o jogo não te dá um objetivo, crie um vc mesmo... Vc pode, por exemplo, pensar em "vou tentar chegar no final da trilha do explorador" OU "vou chegar no final da trilha de uma das nações" OU "vou construir X cartas" e por aí vai. Não se preocupe em vencer o jogo. Claro q vencer é legal, mas vc está aprendendo, não se cobre tanto.
Aí em cada partida vc vai tentando uma dessas estratégias diferentes. Depois de umas 3 ou 4 partidas vc vai entender oq cada uma tem a oferecer e saber combiná-las bem melhor.