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  4. Review - Takenoko: e o bambu? O panda come!

Review - Takenoko: e o bambu? O panda come!

Takenoko
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado10/02/16 13:34
    Descolado » 10/02/16 13:34

    Conheci o TAKENOKO neste final de semana e ADOREI o jogo (já encomendei da Galápagos). Simplesmente DELICIOSO! Super simples, leve, até um garoto de 11 anos que estava conosco aprendeu o jogo junto comigo, muito fácil e muito cativante, lembra um pouco o TICKET TO RIDE onde você tem um objetivo e seu oponente pode - sem querer - estragar seus planos.

    Uma coisa que não achei legal nele é a PONTUAÇÃO. O jogo não deveria permitir MOSTRÁ-LA, pois isso desencoraja correr atrás de vitórias vendo que seus oponentes já te venceram, acho que deveria ser possível OCULTAR essa pontuação, apenas mostrando a carta com a missão cumprida. Até dá para ocultar a pontuação com o dedo na hora de mostrar, mas como as pontuações parecem ser as mesmas para cartas iguais então com o tempo é fácil saber quantos pontos seu oponente conseguiu apenas vendo a carta. 

    No mais, muito bacana. 

    0
  • jucerejeira
    105 mensagens MD
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    jucerejeira10/02/16 20:45
    jucerejeira » 10/02/16 20:45

    Conheci takenoko em Dezembro num evento em SP :D AMEI! É bem simples e rápido de aprender. Já encomendei o meu tbm!

    Logo que joguei tbm tive esse pensamento de que poderia nao ter que mostrar a pontuação ne? O ticket to ride é um que teoricamente vc já mostra, mas sempre que jogo com os amigos acabamos vendo só no final mesmo hehe

    0
  • Descolado
    815 mensagens MD
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    Descolado10/02/16 22:00
    Descolado » 10/02/16 22:00

    jucerejeira::Conheci takenoko em Dezembro num evento em SP :D AMEI! É bem simples e rápido de aprender. Já encomendei o meu tbm!

    Logo que joguei tbm tive esse pensamento de que poderia nao ter que mostrar a pontuação ne? O ticket to ride é um que teoricamente vc já mostra, mas sempre que jogo com os amigos acabamos vendo só no final mesmo hehe


    Bom, tem que mostrar pelo menos a carta, pra identificar que o cara fez mesmo os pontos e não está trapaceando. Ok, eu sei, fairplay sempre rola entre jogadores sérios, mas algumas pessoas podem cometer erros também, por isso a ideia de mostrar a carta segue sendo importante.
    Para resolver isso bastaria a Galápagos fazer PONTUAÇÕES DIFERENTES para uma mesma carta. Por exemplo, uma carta de PANDA com 2 BAMBUS da mesma cor deveria ter pontuações diferentes, assim bastava mostrar a carta (ocultando a pontuação) e seus oponentes nunca saberiam qual pontuação aquela carta tem.

    Notei que os objetivos do PANDA são os mais fáceis por isso a galera só vai neles. Isso desbalanceia o jogo pois praticamente ignora os demais objetivos.
    Uma sugestão da galera do BGG é embaralhar todos os decks juntos e fazer a galera comprar um objetivo DE BAIXO, sem ver qual carta é. Gostei muito da ideia, vou testar.

    A expansão sugere dar +3 pontos para quem tiver 3 objetivos diferentes.

    0
  • jucerejeira
    105 mensagens MD
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    jucerejeira10/02/16 22:14
    jucerejeira » 10/02/16 22:14

    Descolado::
    jucerejeira::Conheci takenoko em Dezembro num evento em SP :D AMEI! É bem simples e rápido de aprender. Já encomendei o meu tbm!

    Logo que joguei tbm tive esse pensamento de que poderia nao ter que mostrar a pontuação ne? O ticket to ride é um que teoricamente vc já mostra, mas sempre que jogo com os amigos acabamos vendo só no final mesmo hehe


    Bom, tem que mostrar pelo menos a carta, pra identificar que o cara fez mesmo os pontos e não está trapaceando. Ok, eu sei, fairplay sempre rola entre jogadores sérios, mas algumas pessoas podem cometer erros também, por isso a ideia de mostrar a carta segue sendo importante.
    Para resolver isso bastaria a Galápagos fazer PONTUAÇÕES DIFERENTES para uma mesma carta. Por exemplo, uma carta de PANDA com 2 BAMBUS da mesma cor deveria ter pontuações diferentes, assim bastava mostrar a carta (ocultando a pontuação) e seus oponentes nunca saberiam qual pontuação aquela carta tem.

    Notei que os objetivos do PANDA são os mais fáceis por isso a galera só vai neles. Isso desbalanceia o jogo pois praticamente ignora os demais objetivos.
    Uma sugestão da galera do BGG é embaralhar todos os decks juntos e fazer a galera comprar um objetivo DE BAIXO, sem ver qual carta é. Gostei muito da ideia, vou testar.

    A expansão sugere dar +3 pontos para quem tiver 3 objetivos diferentes.

    A ideia de variar a pontuação poderia surgir reclamações por questão de ter a mesma dificuldade e o outro ganhar mais pontos. Mas a ideia de mostrar só o que fez sem mostrar a pontuação podia rolar tbm~
    Acho q qnd joguei ganhei só fazendo objetivos do panda, percebi logo q eram mais fáceis mesmo haha. 
    Gostei da ideia de embaralhar tudo pra colocar dificuldade, vou testar qnd o meu chegar :D!

    0
  • Descolado
    815 mensagens MD
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    Descolado11/02/16 09:37
    Descolado » 11/02/16 09:37

    Pois então, jucerejeira, é preciso observar com atenção a inclusão dessas regras tidas como 'house rules' pois elas acrescentam ainda mais FATOR SORTE ao jogo, que já possui uma vez que você nunca sabe quando seu oponente vai estragar seus planos levando o PANDA ou o JARDINEIRO para outro local.
    Alguns refutaram essa ideia de embaralhar os decks alegando que a decisão de comprar uma carta de objetivo é ESTRATÉGICA. Humm... sei não... acho que, se existe alguma estratégia no TAKENOKO, está é "sempre será comprar cartas do PANDA" [risos].

    Mas se um jogador comprar 3 cartas aleatórias e todas forem do PANDA, realmente os demais jogadores ficarão prejudicados uma vez que podem não ter a mesma sorte. Enfim, ganha-se de um lado, perde-se de outro.

    Por isso talvez a sugestão da EXPANSÃO seja mais interessante, dando ao jogador +3 pontos extras caso tenha 3 cartas de objetivo diferentes. Mas ainda mantenho a minha ideia de esconder a pontuação da carta.

    0
  • jucerejeira
    105 mensagens MD
    avatar
    jucerejeira11/02/16 13:20
    jucerejeira » 11/02/16 13:20

    Descolado::Pois então, jucerejeira, é preciso observar com atenção a inclusão dessas regras tidas como 'house rules' pois elas acrescentam ainda mais FATOR SORTE ao jogo, que já possui uma vez que você nunca sabe quando seu oponente vai estragar seus planos levando o PANDA ou o JARDINEIRO para outro local.
    Alguns refutaram essa ideia de embaralhar os decks alegando que a decisão de comprar uma carta de objetivo é ESTRATÉGICA. Humm... sei não... acho que, se existe alguma estratégia no TAKENOKO, está é "sempre será comprar cartas do PANDA" [risos].

    Mas se um jogador comprar 3 cartas aleatórias e todas forem do PANDA, realmente os demais jogadores ficarão prejudicados uma vez que podem não ter a mesma sorte. Enfim, ganha-se de um lado, perde-se de outro.

    Por isso talvez a sugestão da EXPANSÃO seja mais interessante, dando ao jogador +3 pontos extras caso tenha 3 cartas de objetivo diferentes. Mas ainda mantenho a minha ideia de esconder a pontuação da carta.

    Eu na verdade não tenho mto problema com jogos fator sorte. Acho divertido pq vc nunca sabe o q pode acontecer haha. Mas assim como vc disse não sei se vejo MTA estratégia no jogo haha. Parece mais uma esperteza de comprar só cartas panda. Sobre a expansão. Nunca joguei não sei se adiciona MTA coisa ao jogo. Mas to satisfeita com o jogo normal e com as idéias possíveis de implementar hehe

    0
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