Olá!
Eu particularmente não veria como enfraquecimento essas ações do autômato citado por você, muito pelo contrário, isso deixa-o equilibrado; Vai por mim, ganhar do autômato é muito difícil.
O autômato é muito agressivo, vai pro ataque quase sempre, já que não tem ação de pilhar a cidade e/ou dominar áreas como ação primordial! Isso tudo ainda começando com mercenário fortes. Se não fosse essa essas "fraquezas" que você sentiu, ganhar do autômato seria extremamente penoso e frustante.
Claro que estou vendo pela minha perspectiva; pois apanho muito do modo solo, só ganhei pois usei cartas da expansão que querendo ou não têm alguns mercenários mais forte que os do jogo, e também tive outra vitória pois consegui um combo de cartas que praticamente fizera com que só eu tivesse ação a mais e o autômato ia perdendo tropas, e assim ficava sem ação.
Essas idéias propostas por você, seria interessante tentar colocá-las em prática e depois falar aqui se deu certo. pode funcionar e dar um desafio mais intrigante a ti, ou deixar impossibilitado de avançar.