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Com a popularidade da série de TV, não tem fim os jogos temáticos em torno de Game of Thrones de George R. Martin.
A War of Whispers não é um deles. Starling Games não usou o IP de Game of Thrones. No entanto, em
A War of Whispers, o designer Jeremy Stoltzfus conseguiu capturar muito da sensação de Game of Thrones - não da perspectiva das Casas concorrentes, mas daqueles nas sombras puxando os cordões...
Em termos de GoT,
A War of Whispers parece um jogo onde cada um dos jogadores é modelado em Lord Varys e / ou Petyr Baelish (Mindinho). Existem cinco reinos assimétricos que estão lutando pela dominação, mas embora este seja um jogo de posicionamento no mapa, nenhum dos jogadores representa diretamente qualquer um dos reinos em guerra. Em vez disso, somos todos
sussurradores - espiões, se preferir - que estão manipulando os reinos concorrentes nos bastidores.
Cada jogador começa colocando fichas de lealdade viradas para baixo que são, na verdade, previsões ou objetivos para que os reinos se saiam melhores. Você não está irremediavelmente ligado à sua seleção ou escolhas aleatórias originais. Quando o jogo está em andamento, você pode determinar, por exemplo, quais dois outros jogadores estão obviamente apoiando o mesmo reino para se darem bem. Em vez de lutar contra a difícil tarefa de tentar sabotar isso, apesar de estar em menor número, você pode decidir mudar sua escolha inicial para se ajustar à deles, mas se concentrar em fazer melhor do que eles em relação à sua aposta de segundo lugar. Você pode mudar a posição de suas fichas de fidelidade no final de uma rodada, mas ao custo de que elas devem ser colocadas com a face para cima...

O jogo é jogado em um tabuleiro circular. Este não é apenas um mapa circular, no entanto. É também um círculo de espaços de ação. Os jogadores irão dirigir a guerra no mapa, colocando agentes para escolher as ações. Os agentes que você coloca permanecem em posição durante todo o jogo, exceto que a cada rodada você remove um agente e coloca dois - então, um número crescente de espaços de ação é preenchido conforme o jogo avança: em um jogo para quatro jogadores, todas as vagas serão preenchidas até o final da quarta rodada (final).

Entre os vários dispositivos inteligentes no design de Jeremy Stoltzfus está o fato de que você não apenas executa uma das ações no local que escolher, mas também pode executar uma ação em qualquer espaço desocupado à esquerda do seu agente. Isso significa que se seu agente estiver na posição mais à direita e nenhum outro agente for colocado nesse reino, você poderá ativar todos os quatro espaços de ação. Isso pode realmente acontecer nas primeiras rodadas, quando algumas vagas são deixadas desocupadas, embora os jogadores rivais possam atrapalhar seus planos colocando um de seus agentes, por exemplo, na terceira vaga, de modo que você fique limitado a apenas uma única ação e eles têm três ações.
O resultado é que há muita disputa por posição na seleção de ação. Obviamente, você desejará realizar ações que promovam a causa dos reinos que apoiou com sua ficha de lealdade, mas também porque deseja maximizar o número de ações que realiza e seu impacto.
Se você nunca jogou um jogo assim antes, pode achar inicialmente nada intuitivo que esteja construindo e distribuindo exércitos sem realmente controlar os reinos. Isso não é exclusivo de
A War of Whispers - você encontrará algo semelhante em, por exemplo,
Imperial 2030 - mas pode levar alguns minutos para ajustar seu pensamento. Você descobrirá que há mais de uma maneira de promover os interesses de seus reinos preferidos: enviar outros reinos em campanhas de aniquilação mútua pode ser ainda mais eficaz do que a conquista direta.
O jogo incorpora cartas que podem ser pegas em alguns espaços de ação. Elas podem ser muito poderosas, especialmente quando usadas em combos. A Starling Games também publicou uma mini-expansão
A War of Whispers: Dark Alliances que adiciona mais duas cartas a cada reino. Isso pode não parecer muito, mas essas cartas de aliança certamente podem sacudir o jogo...
Embora haja muita coisa acontecendo em
A War of Whispers, é um jogo que se joga com uma rapidez incrível. O jogo comporta de 2 a 4 jogadores e joga bem em todas as contagens de jogadores (embora você não ache muito uso para as cartas Alianças das Trevas se estiver jogando apenas em 2), mas mesmo com quatro jogadores o jogo não leva mais de uma hora. E embora seja um jogo de intriga, o que geralmente significa facadas pelas costas, você não está atacando os oponentes, mas minando seus estratagemas, então não perderá tantas noites sem dormir acordado e atormentado pela culpa. É um jogo do tipo Toma Essa.
Mostrado aqui no
Board's Eye View está a edição luxuosa de Colecionador. Isso adiciona algumas cartas de eventos e substitui as fichas de papelão por minis de plástico que representam os agentes na edição padrão. Ele também fornece bandeiras de plástico no lugar dos cubos de madeira. Teríamos ficado perfeitamente satisfeitos com os cubos, mas gostamos dos edifícios de plástico 3D fornecidos na Edição de Colecionador. Embora apenas dupliquem o que já está impresso no mapa, os edifícios 3D tornam mais fácil ver rapidamente onde estão as fazendas, torres e cidades. No jogo de edição padrão, às vezes você pode perder um ícone de fazenda porque está embaixo dos cubos. Essa não é uma falha fatal, então, se você achar apenas a versão padrão, não sinta que precisa esperar pela Edição de Colecionador. Qualquer que seja a edição,
A War of Whispers é um ótimo jogo. E isso é algo para se vangloriar!
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Traduzido*** por
Vania Telles
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