Rimor::
Como já citado no texto, a automa complicada enterra fundo nas areias do deserto a experiência solo, no fim da história, pilotar o bot do tekhenu é tão bacana quanto uma ida ao dentista. Pensando nisso não recomendamos olhar pro jogo muito nessa direção do solo, se for o caso jogue no modo bata seu recorde mesmo! Fora isso é só entender que nível de “hard” você é dentro dos euros.
Parabéns pelo review! Tekhenu é um jogo que estou gostando bastante!
Mas eu preciso discordar dessa parte.
A bot do Tekhenu é mais leve que a dos outros jogos "T" com solo do David Turczi que eu experimentei.
O "Botancâmon" é a uma versão muito mais tranquila que o "Teotibot" do Teotihuacan (o teoti bot só com app ajudando pra mim). Tem que levar em conta que é um jogo de alta complexidade, não dá pra fazer milagre e deixar o bot tão simples quanto o motor solo de um jogo mais leve. Não dá comparar as automa do Wingspan e do Projeto Gaia, e ambas foram criadas pelo mesmo time.
Dito isso, o Botancâmon é um excelente trabalho dentro dos limites do possível. Qualquer jogador solo que já tenha experimentando outros dos com algoritmos solo criados pelo Turzci vai achar esse mais tranquilo, mas requer que você jogue algumas vezes para fixar, é normal ter dificuldade na primeira partida. E se você for um solo gamer de primeira viagem, jogue algumas partidas solo que você vai fixar bem as regras do bot, e ainda que precise consultar o manual, todas as ações são explicadas de forma bem sucinta, de modo de uma única página explica 4 ações (das 6 possíveis). As ambiguidades ("escolha aleatoriamente") eu resolvo rolando dado, não me incomoda, não empata sempre. Não fico incomodado em refazer a pirâmide, leva segundos rs, é como embaralhar cartas de uma automa. No fim, tudo depende do quanto você gosta do jogo (eu gosta bastante).
Se você gosta de jogos dessa linha "T" e gosta de jogar solo, experimente quando puder antes de desistir =)
O próprio Turczi que durantes os testes o resultado foi bem positivo:
David Turzci no BGG::
If it's any reassurance, we made a few developers/testers that don't normally play solos (i.e. they are not used to executing automas, checking priority lists, dealing with rule deviations, etc) play Botankhamun: they all said it was an absolute breeze to run, including ones that complained previously that Teotibot is too cumbersome to run.
So: if you loved Teotibot, you'll love Botankhamun even more. If you didn't like Teotibot, this might still do the trick.
Não joguei o modo "beat your own score" ainda, vou experimentar! Pode ser realmente que seja melhor ainda pela praticidade, o Tekhenu não necessariamente demanda um bot para funcionar solo, mas tem bastante solo gamer que não gosta de "beat your own score". Mas entendo a dificuldade, eu mesmo amo automas/bots leves desde a primeira partida e também amo jogos como Um Banquete a Odin ou Newton onde você não precisa controlar nada e só faz suas ações.
Mas novamente, o jogo é pesado e Turzci fez um bom trabalho no Botancâmon (o cara faz o que ninguém mais faria, e eu gosto dele por isso), com um pouquinho de dedicação fica mais fácil. Ontem mesmo joguei 3 partidas solo seguidas hahaha. =)
Abraços, excelente texto!