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  3. Nippon
  4. Nippon - Primeiras impressões

Nippon - Primeiras impressões

Nippon
  • avatar
    Trentini27/01/16 16:33
    avatar
    Trentini
    27/01/16 16:33
    113 mensagens MD

    Texto baseado em uma partida de Nippon em 3 jogadores.

    https://curitibaludica.files.wordpress.com/2016/01/nippon.jpg?w=614


    Nippon é o jogo mais novo da dupla de designers, Paulo Soledade e Nuno Bizarro Sentieiro (Madeira, Panamax) lançada em Dezembro de 2015 pela editora What's Your Game.

    O  jogo tenta recriar o cenário da revolução industrial ocorrida no século XIX no Japão onde cada jogador assume o papel de um Zaibatsu, família que controla um grande conglomerado de empresas que controla o mercado no Japão e o objetivo é ser o Zaibatsu mais bem sucedido ( com mais pontos de vitória) ao final do jogo.

    Nippon é um jogo de 2 a 4 jogadores jogado em turnos individuais onde cada jogador em seu turno pode: pegar um meeple do tabuleiro, colocar em seu tabuleiro pessoal e executar a ação da área de onde o meeple foi retirado ou consolidar seu conglomerado.

    Os turnos seguem de uma forma contínua sem possuir rodadas definidas até que acabem os meeples do tabuleiro. Quando isso ocorre, os meeples são repostos aleatoriamente vindos do saco e o marcador de pontuação avança um espaço, a cada 2 espaços avançados ocorre uma pontuação, após 3 pontuações o jogo termina.

    Entre as ações disponíveis, ao retirar um meeple, estão ações de criar fábricas, implantar máquinas nas fábricas, produzir, abastecer o mercado nacional, cumprir contratos internacionais, aumentar o abastecimento de carvão, melhorar o conhecimento, colocar no tabuleiro frotas de trens e navios.

    Ao consolidar o jogador devolve ao banco todo o dinheiro e carvão que sobraram em seu estoque pessoal, reabastece o estoque com o dinheiro e carvão de acordo com seu incomming, pega um multiplicador com um bônus de acordo com a quantidade de meeples que usou e por último paga 3.ooo Yens por cor diferente de meeple que contratou em seus turnos anteriores antes de consolidar.

    O multiplicador adquirido na fase de consolidação irá multiplicar por 2, 3, 4 ou 5 (dependendo de quantos meeples foram usados antes da consolidação) um aspecto da partida do jogador no final da partida e transformar em pontos de vitória. Por exemplo se o jogador é um grande produtor de carvão, ele pode colocar o multiplicador 5 nesse aspecto e ao final da partida ele irá receber vários pontos de vitória de acordo com a trilha de produção de carvão.

    O tabuleiro é o mapa do Japão contendo 4 regiões, cada região possui 2 cidades e cada cidade terá demanda diferenciada por produtos, são 4 produtos por cidade que em todo jogo são aleatórios e cada cidade possui 3 produtos que inicialmente são supridos por empresas do exterior. Uma parte fundamental do jogo é que cada jogador irá tentar suprir uma demanda de produtos para o Japão ganhando influência em uma região por esse produto suprido. Quando as pontuações ocorrem, cada jogador ganha pontos de acordo com a posição de influência com relação aos outros jogadores e às indústrias externas.

    https://curitibaludica.files.wordpress.com/2016/01/tabuleiro.jpg?w=614


    Conclusão


    Nippon é um jogo bem inteligente onde a fluidez no jogo é constante, como cada jogador pode executar apenas uma ação em seu turno, o jogo se torna relativamente eficaz em reduzir o tempo de espera. As rodadas não são todas bem definidas, em algumas teremos alguns jogadores realizando ações normalmente enquanto outros consolidam, mas os jogadores conseguem acelerar ou retardar a partida de acordo com o estilo de cada um.

    O jogo funciona bem em 3 jogadores que foi como jogamos a partida, mas considero que deve funcionar ainda melhor em 4, devido a distribuição dos meeples nas ações do tabuleiro.

    A arte do jogo é bem bonita e com informações de fácil visualização, entretanto, eu acho que seria ainda melhor se as regiões do mapa fossem separadas por cor. Elas são separadas por linhas e não é difícil de identificá-las, mas acho que seria ainda mais bonito se tivessem cores diferentes.

    Nippon é um jogo euro pesado, apesar de ser fácil de compreender as ações possíveis, é difícil montar uma forma ideal de construir as coisas e quais fábricas explorar, quais bônus de fim de partida adquirir nas consolidações e, o mais importante, quais regiões do Japão irá brigar por influência.

    O tema do jogo está lá e funciona bem, mas Nippon não é o que podemos chamar de um jogo super temático. Mas para quem gosta de euros pesados é um prato cheio, várias mecânicas interessantes funcionando de forma elegante.

    Todas as imagens de Paulo Soledade

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    Comentários:

  • Trentini
    113 mensagens MD
    avatar
    Trentini27/01/16 16:34
    Trentini » 27/01/16 16:34

    Texto originalmente publicado no blog da Curitiba Lúdica: http://curitibaludica.com.br/2016/01/27/nippon-primeiras-impressoes/

    1
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira27/01/16 17:34
    rafa.soliveira » 27/01/16 17:34

    Acho que outra coisa que me incomodou com o design gráfico deste jogo, além de não separem por cor as regiões, foi terem usado cubos da mesma cor para tudo. Acho que eles poderiam dar uma caprichada maior na próxima.

    Sobre o jogo, ainda estou na duvida sobre ele, não sei se agregaria muito na minha coleção, já tenho Brass que tem um tema parecido e é um jogo muito acima da media, não sei se teria espaço para os dois.

    Gostei das fabricas serem diferentes, os contratos achei legal, os trabalhadores de cores diferentes e de você gastar para cada cor que você tenha quando consolidar, mesmo não tendo muito sentido tematicamente, achei bem interessante. Agora a parte o controle de area de ainda estou na duvida se ela funciona bem.

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro27/01/16 17:53
    butilheiro » 27/01/16 17:53

    rafa.soliveira::Acho que outra coisa que me incomodou com o designer gráfico deste jogo, além de não separem por cor as regiões, foi terem usado cubos da mesma cor para tudo. Acho que eles poderiam dar uma caprichada maior na próxima.

    "Designer gráfico" é o profissional. Nesse caso, você pode dizer só que algo do "design" te incomodou. ;)

    1
  • danieldofig
    80 mensagens MD
    avatar
    danieldofig27/01/16 17:58
    danieldofig » 27/01/16 17:58

    Curtimos mto o jogo aqui no grupo.
    Bem pesado, mas realmente com fluidez elegante.

    Recomendado em 4 jogadores.

    1
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira27/01/16 19:51
    rafa.soliveira » 27/01/16 19:51

    butilheiro::
    rafa.soliveira::Acho que outra coisa que me incomodou com o designer gráfico deste jogo, além de não separem por cor as regiões, foi terem usado cubos da mesma cor para tudo. Acho que eles poderiam dar uma caprichada maior na próxima.

    "Designer gráfico" é o profissional. Nesse caso, você pode dizer só que algo do "design" te incomodou. ;)

     Opa vc está certo, arrumei lá, valeu.

    1
  • Trentini
    113 mensagens MD
    avatar
    Trentini28/01/16 08:46
    Trentini » 28/01/16 08:46

    rafa.soliveira::Acho que outra coisa que me incomodou com o design gráfico deste jogo, além de não separem por cor as regiões, foi terem usado cubos da mesma cor para tudo. Acho que eles poderiam dar uma caprichada maior na próxima.

    Sobre o jogo, ainda estou na duvida sobre ele, não sei se agregaria muito na minha coleção, já tenho Brass que tem um tema parecido e é um jogo muito acima da media, não sei se teria espaço para os dois.

    Gostei das fabricas serem diferentes, os contratos achei legal, os trabalhadores de cores diferentes e de você gastar para cada cor que você tenha quando consolidar, mesmo não tendo muito sentido tematicamente, achei bem interessante. Agora a parte o controle de area de ainda estou na duvida se ela funciona bem.

    Olá, Rafa, não comentei sobre os cubos pretos servirem para tudo, mas eu simplesmente achei bem legal essa idéia, ao contrário de você. É bem prático e facilita a vida na hora de trocar carvão por produto na hora de produzir, mesmo pq é fácil diferenciar o que é cada coisa.

    Quanto a comparar ele com Brass, são jogos extremamente diferentes, o tema talvez tenha a ver no sentido de ambos retratarem revolução industrial, mas o Brass retrata o cenário do ponto de vista dos empresários das fábricas enquanto o Nippon ao meu ver retrata de uma forma mais abstrata não os empresários mas o domínio do mercado nas regiões pelos Zaibatsu. Agora em questão mecânica são jogos bem diferentes para justificar a existência dos dois.

    A parte do controle de área foi o que mais gostei nesse jogo, o fato de você não possuir peças infinitas de influência faz com que os jogadores precisem planejar com mais antecedência onde é mais válido colocar suas influências no mapa e o fato de os jogadores estarem além de disputando entre si, disputando também contra o tabuleiro (empresas do exterior) faz com que o controle de área nesse jogo seja um grande atrativo para mim. Os jogos com mais liberdade de colocar peças de controle como Dominant Species, El Grande, Moongha e Chaos in the old World, por exemplo, eu me vi poucas vezes pensando em fazer um planejamento macro de onde investir a influência, em Nippon isso foi bem constante.

    0
  • Trentini
    113 mensagens MD
    avatar
    Trentini28/01/16 08:47
    Trentini » 28/01/16 08:47

    Gostaria de acrescentar que joguei, também, em 2 jogadores, apesar de não ser a melhor configuração para o jogo, ele funciona bem nesse número, ao contrário de Panamax (dos mesmos designers) que é desastroso em 2 jogadores.

    0
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