Em Root assumimos o papel de animais antropomorfizados, vivendo em uma floresta dominada pela monarquia felina.
Cada raça tem objetivos diferentes, uns a favor, outros contra o governo vigente, numa pegada bem Robin Hood.
Os diferentes objetivos refletem no gameplay, cada animal terá seu um modo diferente de jogo, com suas regras e objetivos distintos. O que chamam de jogo assimétrico.
Uns enchem o mapa logo no começo e devem expandir ainda mais seus domínios e tecnologias, outros devem provocar rebeliões e assim ir pouco a pouco destruindo seus adversários, há inclusive um andarilho, que joga com apenas uma peça.
E a cada expansão, novas mecânicas e facções são adicionadas.
Esse é o ponto positivo e ao mesmo tempo negativo do jogo, a variedade de formas de jogar encanta os mais experiente e assusta os novatos comas enxurradas de regras.
Ele é simples de jogar quando se aprende a usar sua facção, porém, se uma pessoa do grupo não estiver completamente dominante em sua forma de jogar, pode ser que isso atrapalhe todo o grupo.
Para um primeiro contato é um jogo meio restritivo, pois não basta entender o seu modo de jogo, mas também o dos adversários para não ser surpreendido com uma derrota.
Agora falando da arte, que jogo lindo, adoro a simplicidade do traço aliada às cores e todo um estilo próprio, aquela floresta é viva e cada nova carta é um deleite visual.
Além das cartas o mapa, que apesar de simplista é funcional e muito bem desenhado, dentro do estilo proposto e pra fechar, temos meeples personalizados, com silhuetas simples dos animais, com o toque extra dos olhos pintados.
Gosto muito do conceito de sociedades de animais vivendo no nosso mundo, mas de forma diminuta.
Joguei pouco Root, mas quero jogar mais partidas fica a mesma dúvida de jogos como Terra Mystica ou Scythe, jogar com a mesma facção para aprimorá-la ou testar uma completamente diferente?
Duração: 2 horas e 15 minutos.
Use a sessão de comentários e conte as suas experiências, faça críticas, tire dúvidas ou faça sugestões.
Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.