Imperial Steam
(Alexander Huemer, 2021)
[a pandemia não acabou, se cuida]
Somos empresários durante a industrialização da Áustria e de outros países vizinhos. Precisaremos contratar trabalhadores, construir linhas de trem, erguer fábricas e suprir demandas urbanas, para sermos o mais rico no final. Esse tema realmente não me atrai, mas fiquei animado ao descobrir que o autor também fez Lignum.
Imperial Steam é um jogo econômico médio-pesado de seleção de ações e construção de rede. Ele tem até 8 turnos, neles o número de ação é crescente e varia de 2 a 5. Existem 11 ações disponíveis, você só pode repetir uma ação gastando prestígio, que é um recurso. Alguns efeitos são: construir ferrovias; erguer fábricas; recolher recursos das suas fábricas; comprar locomotivas; adquirir contratos; doar dinheiro para ganhar prestígio; contratar trabalhadores nas cidades que você tem prestígio suficiente; levar um recurso até um cidade que esteja o demandando.
Um dos pontos que eu mais gostei foi a gestão de trabalhadores. Você precisará exaurir trabalhadores para construir ferrovias e renunciar a um deles para abrir uma fábrica. Contudo, trabalhadores não utilizados no turno aumentam a sua força, ficando mais eficientes nos turnos seguintes. É uma mecânica bem simples, mas traz consequências bem intrigantes.
A gestão dos trens também é muito legal. Os vagões podem ser utilizados como estoque de mercadorias, convertidos para passageiros que lhe darão renda todo turno ou ainda comprometidos com contratos que poderão dar uma boa pontuação de final de partida.
Outra caraterística que me agradou foram as ferroviais. A construção delas sempre começa em Viena. À medida que foi amplia a sua rede você terá acesso a novas cidades, cada uma com oportunidades particulares, como demanda por produtos ou locais para a fábricas. Pensar nessa rede montar essa cadeia de oportunidades é muito satisfatório.
Um ponto menos prazeroso é a punitividade do jogo. Se você calcular mau, você poderá ficar descapitalizado e voltar para a corrida por dinheiro pode ser difícil ainda mais se as outras pessoas ficarem te cortando. Pode gerar uma sensação de como se estivesse fazendo a maior força para correr, mas o chão é de gelo e você não sai do lugar.
Outro ponto baixo pode ser apenas impressão de primeira partida, mas a pontuação por chegar em Trieste (que inclusive antecipa o fim do jogo) me pareceu desproporcionalmente grande. Talvez com jogadores experientes isso se dilua.
Eu gostei muito de Imperial Steam, provavelmente aparecerá na minha lista de melhores do ano. Ele tem peso e interação que eu procuro, além de sorte zero. Ele poderá, contudo, desagradar aqueles que ficam muito incomodados com jogos punitivos. Você procura ou foge desse tipo de jogo?
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