Oi, Felipe, bom dia!
O Agricola é um euro clássico, um dos principais representantes da alocação de trabalhadores. É um jogo de 2007, com algumas escolhas de design daquela época, mas que se manteve bem nesses quase 15 anos. Como o Israel colocou, é um jogo muito apertado, em que os jogadores competem por espaços de ação, mas sem uma interação direta (seu jogo não interfere no do outro jogador, salvo pela disputa por espaços). Tem muita variabilidade, diversos caminhos estratégicos e fornece diferentes modos de jogo (família, expert e solo). Muita gente reclama que o Agricola é opressivo, que te faz passar fome e etc. Ele tem um pouco disso, sim, mas faz parte das escolhas de design e do feeling que o autor quis passar. Se você imaginar que você está na Alemanha do século XVII, tentando cultivar para sobreviver, não deve achar que a vida é muito fácil.
O Hallertau tem muitos elementos semelhantes ao Agricola, mas é um jogo mais moderno e mais aberto, sem a sensação opressiva que o Agricola eventualmente pode passar. Também tem muita variedade dada pelas cartas, pouca interação entre os jogadores, menos que o Agricola, inclusive. Ele tem uma forma de alocação de trabalhadores que dificulta um pouco a disputa pelos espaços, mas não os bloqueia, como o Agricola. Isso é reflexo das escolhas de design mais modernas e do tempo ter passado. É um jogo bem mais "feels good", um euro médio bem gostoso.
A opção por um ou outro é dependente do que você quer/espera de um jogo. Gosto muito de todos os dois, fiz review de ambos aqui no portal, mas, se eu pudesse escolher só um deles, escolheria o Agricola. É a obra máxima do Uwe e, talvez, o principal representante de uma das minhas mecânicas favoritas.