Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/05/30/mandala-stones/
Instagram: https://www.instagram.com/boardgameswithcouple/
Então, no meu tempo livre, além de jogar muitos, muitos jogos de tabuleiro, também gosto de pintar. As primeiras pinturas que criei foram de mandala. Geralmente são bem coloridas e têm algumas regras a seguir, o que as torna ótimas para o aprendizado de pintura. Ver a caixa de
Mandala Stones já me empolgou. Eu mal podia esperar para começar a jogar para ver quais padrões coloridos criaríamos juntos!
A preparação é muito simples e rápida. Coloque o tabuleiro de mandala na mesa, dê a cada jogador um tabuleiro de jogador, duas cartas de objetivos aleatórios, uma carta de referência e coloque um marcador de pontuação no espaço correspondente no tabuleiro de mandala. Coloque também o tabuleiro principal na mesa e retire pedras aleatoriamente do saco de algodão para colocar em cada espaço da mandala do tabuleiro principal. Continue até que haja uma pilha de quatro pedras em cada espaço e, por fim, jogue os quatro artistas aleatoriamente em cada um dos quatro espaços mostrados no livro de regras. Agora você está pronto para criar uma mandala.
Na sua vez, você pode escolher uma de duas ações. Você pode escolher ou marcar. Se você optar por escolher, pegue um dos artistas e mova-o para uma posição diferente à sua escolha. Em seguida, pegue todas as pedras superiores dos quatro espaços adjacentes com o mesmo padrão do artista. As pedras com padrão diferente, ou adjacentes a outro artista, ficam no tabuleiro. Depois de saber quais pedras você deve pegar, escolha qual pedra você pegará primeiro e prossiga pegando as outras pedras no sentido horário, formando uma pilha de forma que a primeira pedra fique no fundo. Você não pode pular nenhuma pedra que você tem permissão para pegar e você não pode mudar a ordem depois de ter escolhido sua primeira pedra. Depois de coletar as pedras, coloque a pilha em um espaço vazio no tabuleiro do jogador para encerrar seu turno. Se você não puder realizar a ação de escolher por causa da colocação de pedras e artistas no tabuleiro principal, você deve pontuar.

Se preferir pontuar, você pode pontuar uma cor ou pontuar qualquer pedra superior das pilhas que criou. Se você quiser marcar uma cor, selecione uma cor compartilhada pelas pedras do topo de pelo menos duas pilhas ou mais no tabuleiro do jogador. Se você escolher uma cor, todas as pilhas onde as pedras do topo combinam com a cor, participarão da pontuação. Se você tiver cinco pilhas no tabuleiro do jogador, onde uma pilha tem uma pedra superior azul, uma pilha uma pedra superior rosa e três pilhas têm uma pedra superior amarela, você só pode escolher amarelo, pois deve haver pelo menos duas pilhas participantes. Todas as três pedras amarelas do topo das pilhas serão então pontuadas. Cada ponto no tabuleiro do jogador tem uma forma diferente de pontuar. Pode ser a posição atual da altura da pedra superior, a diferença de altura entre as pilhas no tabuleiro do jogador ou a quantidade de cores diferentes em uma pilha, por exemplo. Depois de marcar a cor, avance seu marcador no tabuleiro do jogador para ganhar os pontos de vitória que você ganhou e, em seguida, remova todas as pedras do topo das pilhas que marcaram e coloque-as no tabuleiro de mandala. Comece pelos espaços vazios no meio do tabuleiro da mandala e siga a trilha até o lado externo do tabuleiro. Se você colocar uma pedra em um +1 ou +2, ganhe a mesma quantidade de pontos de vitória em seu tabuleiro de jogador. Se você não pode realizar a ação de pontuar, você deve realizar a ação de escolher.

Se você optar por pontuar as pedras principais, poderá selecionar qualquer número de pedras do topo de cada pilha e marcar um ponto de vitória por pedra. Isso pode ser muito útil para se livrar de cores indesejadas para marcar mais em outra rodada. Depois de pontuadas, coloque as pedras no tabuleiro da mandala e avance seu rastreador. O jogo terminará se uma pedra for colocada no tabuleiro de mandala em um espaço que mostra a mesma quantidade de mãos que os jogadores (observe que cada jogador sempre recebe a mesma quantidade de jogadas), ou se um jogador não conseguir fazer uma ação de escolher ou pontuar. Quando o jogo termina, cada jogador revela suas cartas de objetivo e soma os pontos de vitória para calcular a pontuação final. O jogador com mais pontos de vitória é o vencedor.
Jogando
Ler as regras foi fácil, mas assim que começamos a jogar, percebemos que a ação de escolha não era tão fácil quanto o livro de regras fazia parecer. Você quer as mesmas cores tanto quanto possível, mas sempre há pedras indesejadas fornecendo cores que você não quer. Tomasz e eu tínhamos estratégias muito diferentes para isso. A estratégia de Tomasz era olhar intensamente para o tabuleiro principal, procurando uma abertura e, eventualmente, aceitando as pedras indesejadas que pegava. Eu estava tentando obter o máximo de pedras possível e usando a ação de pontuação para todas as pedras do topo para me livrar das cores indesejadas, em vez de escolher pedras impossíveis. Eu marcava tantas pilhas quanto possível se as tivesse da mesma cor. Isso me deu mais pontos de vitória no início, mas Tomasz rapidamente se recuperou marcando várias pilhas da mesma cor. Ele até ganhou uma grande vantagem. Mas todo aquele pensamento com o tabuleiro principal, o fez esquecer suas cartas de objetivo. No final da partida, ele estava seis pontos à minha frente. Mas ele não completou suas cartas de objetivos, enquanto eu consegui completar as duas. Isso me deu mais 13 pontos, o que me fez ganhar o jogo. E ele ouvirá isso, é claro, por muito tempo.
Este jogo tem muita rejogabilidade, já que você posiciona a pedra aleatoriamente durante a preparação. A qualidade das pedras também é muito boa e adoramos que quase tudo seja cinza exceto aquelas pedras que gritam com cores vivas. É bom ver evoluir o padrão que você cria durante cada partida no tabuleiro de mandala. Achamos que o jogo é bem projetado e equilibrado, pois é tão fácil de explicar e começar a jogar, mas uma vez que você está no jogo, ele oferece desafios suficientes. As cartas de objetivo também podem dar a você uma grande quantidade de pontos que podem torná-lo um vencedor inesperado no final.
Considerações Finais
Mandala Stones é um jogo de estratégia abstrata onde o objetivo é marcar o maior número de pontos de vitória ao coletar as pedras certas do tabuleiro principal. Nós nos divertimos muito com este jogo. É fácil de aprender com um livro de regras bem escrito, rápido de preparar e explicar, mas o jogo em si também não leva muito tempo. Se você gosta de cores,
Mandala Stones têm o suficiente a oferecer, já que você cria um belo padrão no tabuleiro de mandala ao longo do caminho. Mas o jogo também tem muita rejogabilidade, já que cada pedra é colocada aleatoriamente durante a preparação. Nenhum padrão será o mesmo, o que lhe proporciona uma bela surpresa no final de cada partida. Se você perder, pelo menos terá uma bela vista!
https://boardgameswithcouple.com/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.