Olá amigos da Ludopédia,
Essa é minha primeira análise de um jogo, então é muito importante o feedback da comunidade
The Game: Spiel...so lange du kannst
Dados do jogo:
Número de jogadores: 1-5
Mecânicas: Jogo Cooperativo, Administração de cartas
Designer: Stephen Benndorf
Tempo de jogo: 10-20 minutos
Dependência de Idioma: Sem dependência de idioma
Visão Geral das Regras:
Candidato ao Spiel des Jahres 2015, The Game é um jogo em que os jogadores tentarão administrar as 98 cartas da melhor maneira de modo que, ao término do jogo, ninguém possua cartas na mão.
Na preparação do jogo, utiliza-se 4 cartas que mostram que duas pilhas são ascendentes (de 1 a 99) e outras duas pilhas são descendentes (de 100 a 2).
Durante o turno de um jogador, o mesmo deve jogar pelo menos 2 cartas da sua mão em uma ou mais pilhas, sempre seguindo a ordem ascendente ou descendente. A única maneira de quebrar essa ordem seria se o jogador possuir um número exatamente 10 unidades menor/maior da pilha ascendente/descendente. Ou seja, caso na pilha descendente, o número 18 tenha sido descartado, e o jogador da vez possuir o número 28, ele pode ser jogado nessa pilha, mesmo quebrando a ordem.
Quando o jogador termina sua jogada, ele repõe as cartas na mão que foram descartadas, mantendo o mesmo número de cartas inicial.
Caso em alguma rodada, o jogador não possa descartar pelo menos duas cartas, perde-se o jogo!
É terminantemente proibido o jogador falar qualquer carta da sua mão, mas os jogadores podem falar sobre as pilhas ("Não coloque cartas nessa pilha").
Opinião:
The Game é um jogo rápido e simples, um bom filler para quem gosta de cooperativos como Hanabi. Das partidas que foram jogadas no meu grupo, uma coisa se mostrou constante: quanto menos players, mais difícil o jogo, pois há menos cartas disponíveis. É um jogo, que inicialmente parece bastante desafiador, mas com o tempo pode ser domado.
Nas regras do jogo consta que, caso o grupo termine com 10 cartas sobrando ao total, fez uma excelente partida. Isso ainda não aconteceu, o que mostra que o jogo tem uma boa dificuldades.
Os componentes são de boa qualidade, mesmo sendo bem simples, pois o jogos consiste apenas de cartas. O único problema que poderia dizer é sobre a dificuldade de achar sleeves que caibam perfeitamente nas cartas
E, finalmente, respondendo a pergunta do título do tópico: Apesar da caixa aparentar, The Game é um jogo numérico, não há nada sombrio fora a arte, o que pode fazer com que haja um retheme mais família do jogo.
Se você é fã de cooperativos, cardgames e jogos com alta interação entre players, esse jogo é pra você!