Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/04/29/mystic-scrolls/
Instagram: https://www.instagram.com/boardgameswithcouple/
Demos uma boa olhada em nossa coleção de jogos de tabuleiro hoje e percebemos que temos muitos jogos temáticos de fantasia. Decidimos que temos que começar a pegar jogos temáticos mais diversificados... a partir de amanhã, é claro. Porque hoje ainda era um dia de trapaça com a adição de
Mystic ScROLLS! Só os dados já nos surpreenderam com um belo design, mas quando vimos a jogabilidade, sabíamos que tínhamos que adicioná-lo à nossa coleção. Por outro lado, saindo do tema, estamos classificando a coleção por cor, e ainda precisávamos de uma caixa roxa...
Para a preparação, cada jogador escolhe um personagem. Existem quatro personagens para escolher e cada um deles tem seus pontos fortes e fracos. Também pegue as cartas de feitiço iniciais do personagem que você escolher e coloque-as voltadas para cima à sua frente. Pegue cinco dados e um marcador de resistência que pode ser colocado no espaço 35 de sua saúde. Coloque a quantidade certa de dados no meio da mesa, ao alcance de todos os jogadores. O número de dados depende da quantidade de jogadores participantes. Por último, embaralhe as cartas de pergaminho e coloque-as em uma pilha na mesa. Coloque a carta do topo voltada para cima e ao alcance de todos os jogadores. Agora você está pronto para começar.

O jogo é disputado em três fases, começando pela fase de corrida. Esta rodada é jogada simultaneamente. Todos os jogadores pegam seus cinco dados e começam a rolar ao mesmo tempo. Você pode rolar novamente quantas vezes quiser para tentar obter os símbolos correspondentes dos feitiços à sua frente. Depois de obter todos os símbolos de um feitiço que deseja lançar na próxima fase, pegue os dados e coloque-os com os símbolos correspondentes no feitiço. Todos os dados também devem ser colocados ao mesmo tempo no feitiço, você ainda não pode colocar um símbolo correspondente e depois tentar lançar os outros. Você pode separar dados com símbolos que deseja manter e apenas rolar novamente três dados, por exemplo. Como você sempre joga cinco dados, pegue todos os novos dados do estoque no meio da mesa. Se você acabou de completar um feitiço com três símbolos de tornado iguais, por exemplo, pegue três novos dados do estoque. Se não houver dados suficientes restantes, você pode gritar "PARE". Todos os jogadores devem então parar de rolar e lançar feitiços imediatamente. Feitiços inacabados não serão lançados na próxima rodada, mesmo se eles estivessem apenas colocando os dados na carta. Não terminou, não está lançado.

Você só pode lançar cada feitiço na sua frente, mas também pode tentar reivindicar a carta de pergaminho do baralho na mesa. Os cartões de pergaminho têm um custo de desbloqueio, o que significa que a maioria dos cartões precisará de cinco dados na primeira vez que você os resgatar. Mas se você conseguir reivindicá-los, eles podem custar menos dados na próxima rodada. Se quiser reivindicar uma carta, você deve lançar todos os símbolos com os dados e colocá-los ao mesmo tempo na carta. Você então tem que gritar "PARE" e a fase de execução terminará imediatamente. Você pode pegar a carta de pergaminho e colocar seu novo feitiço na sua frente. Ele já será lançado na próxima fase.
Em seguida, vem a fase de encantamento, e esta rodada também pode ser jogada simultaneamente, mas você também pode se revezar para resolver cada feitiço lançado. Na parte inferior de cada carta de feitiço, você encontrará o que a carta fará depois de conjurada. Você pode se curar ou causar danos a outros jogadores, por exemplo. No livro de regras, você pode encontrar um bom apêndice mostrando o que cada símbolo significa. Para cada feitiço concluído com os dados corretos, você resolve o efeito. Comece com a etapa de cura e some todos os números próximos ao ícone de cura. Em seguida, mova seu contador de resistência para a frente com a mesma quantidade. Então conte todos os danos que você lançou. A menos que uma carta indique o contrário, o dano irá diretamente para o jogador à sua direita. Algumas cartas de magia podem pedir que você também role um dado para ver o quanto você cura ou ataca.

Então é o fim da rodada. Se houver algum jogador cuja saúde seja reduzida a zero, então estará fora do jogo. Eles colocarão todas as cartas de pergaminho na pilha de descarte e devolverão seus cinco dados à caixa. Também ajuste o tamanho da reserva de dados de acordo com a quantidade de jogadores novamente. Se esta etapa for resolvida, ou se não houver jogadores derrotados, devolva todos os dados, exceto cinco, para o meio da mesa, descarte quaisquer cartas de pergaminho não reclamadas e revele uma nova para começar uma nova rodada. O jogo terminará quando houver apenas um jogador restante. Ele ou ela ganhará o jogo e terá o conhecimento de todos os pergaminhos místicos!
Jogando
Iniciando nosso primeiro jogo, sem conhecer muito bem a iconografia e sem saber o que fazer, começamos a rolar. Também jogamos esta primeira partida com duas pessoas que normalmente não jogam jogos de tabuleiro. Nos primeiros segundos, Tomasz já consegue lançar um feitiço com seus dados e tira novos da pilha. Então, a compreensão de como funciona desperta em todos e começamos a rolar como loucos. Você ouve barulhos de frustração, dados rolando, alguém gritando que já rolou esse ícone cinco vezes, muita risada e muita tensão. Então não há mais dados para jogar e ouvimos alguém gritando PARE DE ROLAR! Então percebemos que podíamos respirar e relaxar novamente e ver o que realmente havíamos feito. Após a primeira fase de lançamento, lembramos dos ícones que significava dano e o que significava cura e estávamos prontos para nossa segunda fase de corrida. Depois de uma tensa contagem regressiva, começamos a rolar por nossas vidas novamente, tentando lançar o máximo de feitiços que podíamos até que os dados acabassem.

Este foi apenas um dos muitos exemplos divertidos que tivemos com este jogo até agora. A corrida na primeira fase é muito real, não apenas por seus próprios feitiços, mas também com os feitiços de pergaminho que podem ser muito poderosos, mas também difíceis de obter às vezes. Amamos muito o caos e a diversão na primeira fase e achamos que é a melhor parte do jogo. A melhor parte é que este jogo é explicado em cinco minutos e as pessoas com quem jogamos e que nunca jogam jogos de tabuleiro também se divertem muito com ele. Os componentes neste jogo também são de boa qualidade com a característica mais importante, os dados. Os ícones nos dados também são bem legíveis e têm cores muito diferentes para que você possa ver rapidamente o que está rolando. Por causa dos muitos cartões de pergaminho que este jogo tem, também será diferente a cada vez, já que cada cartão de pergaminho tem um feitiço único diferente. O que gostamos também foi que não é muito baseado em sorte, já que você pode rolar novamente quantos dados o mais rápido que puder e também existem feitiços que só precisam de um ou dois ícones, por exemplo. Mas você também pode tentar ir para a carta de pergaminho imediatamente e se você conseguir isso rápido, você bloqueará seus oponentes, pois eles terão que parar no momento em que você reivindicar a carta. Surpreendentemente, existem muitas estratégias neste jogo que você pode usar.

Considerações Finais
Mystic Scrolls é um jogo de dados rápido em que você precisa ser o último sobrevivente para vencer. Com muitos feitiços para reivindicar e lançar, o jogo será diferente a cada vez. O jogo é muito fácil de aprender e explicar, o que o torna um excelente filler para jogar com quatro pessoas, por exemplo, mas também adoramos jogar em 2 pessoas. A qualidade dos componentes e a diversidade das cartas de feitiços é muito bem pensada e torna-o mais fácil e divertido de jogar. Mas o jogo tem uma quantidade surpreendente de estratégias para experimentar. Você pode bloquear seus oponentes indo para o carta de pergaminho, já que pegá-la forçaria seus oponentes a parar de rolar dados, ou você pode simplesmente tentar lançar o máximo de feitiços que puder para atacar e curar, antes que alguém grite PARE. Nós absolutamente amamos este título e eu até acho que este é nosso novo jogo de entrada favorito para apresentar aos novos jogadores de tabuleiro.
https://boardgameswithcouple.com/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.