Seeker::Hisiru::(...)
Terra Mystica pra 2 com variantes (...) dummy players na trilha do culto (...)
Desculpe primeiramente incomodar e em segundo por desviar o assunto do tópico. Procurei info sobre e não achei:
Saberia informar, por gentileza, como funciona no Terra Mystica essa parte da variante do "dummy player na trilha de culto", caso possível prfvr? (Ja uso a redução de mapa. Soh fiquei mto curioso sobre dummy players na trilha do culto para jogos em 2 jogadores)
De qualquer forma muito obrigado!
Meu caro amigo apreciador de variantes, fico feliz de encontrar alguém de mente aberta disposto a dar uma chance pra algo que definitivamente faz o jogo ficar tão disputado e apertado pra 2 quanto é pra mais jogadores.
Na verdade, a mudança na trilha de culto é até mais importante do que a redução de mapa, e abaixo fiz um texto pegando algumas variantes existentes que são as que eu uso. Esse era o meu texto original do instagram:
Como jogar Terra Mystica para 2 e a explicação do porquê essas mudanças fazem diferença:
1-Redução do mapa usando edifícios de uma cor de facção não utilizada: Isso bota os dois jogadores em uma arena apertada em que cada terreno é bem mais disputado, e faz o jogo ter bastante block como em um jogo pra 4 jogadores. Existem pessoas que dizem que essa redução é desnecessária pois bastaria os jogadores jogarem próximos um do outro (o jogo beneficia os jogadores que jogarem próximo), mas eu discordo desse pensamento! Para mim o jogo não se trata somente de ganhar benefício por estar perto, tem que ter LUTA pelos terrenos!!!!
2-Utilizar pinos de marcação de cores de fação não utilizadas para colocar nos espaços 3 e 5 de cada trilha de culto: Isso faz com que a disputa pela trilha do culto não seja estática (tendo somente primeiro e segundo lugar sempre). Pra chegar em primeiro lugar em uma trilha agora você vai ter que passar o pino que está na posição "5". Pra ficar em segundo tem que passar a posição "3", e se seu oponente conseguir passar essas duas posições e você não conseguir passar nem a posição "3" de uma trilha, você vai ficar em quarto naquela trilha! Isso é ótimo pra fazer os jogadores darem mais valor para as trilhas e fazer eles correrem atrás de ir bem em cada uma delas. Não vai ter mais essa de ficar em segundo lugar sem fazer nada.
3-Utilizar 4 sacerdotes de uma cor de facção não utilizada para bloquear 1 único espaço "2" de cada trilha de culto: Isso faz com que seja simulado a utilização de sacerdotes nas trilhas do culto, e deixa mais apertada a disputa pelas trilhas.
4-Pontuação final de conexão dando 18 pontos para o primeiro jogador e 9 pontos para o segundo jogador: Mais uma mudança pra dar mais valor a um objetivo do jogo, o segundo lugar não era tão punido e acabava não correndo muito atrás, mas com essa diferença de pontos, passa a ser mais importante.
Essas 4 mudanças acima já deixam o jogo excelente pra 2, mas se quiser deixar o jogo ainda mais apertado e interativo, tem mais essas mudanças OPCIONAIS:
- Apenas 1 tile de cada tile de cidade
-Apenas 1 tile de cada tile de favor (esse precisa dos tiles promos pra funcionar)
Todas essas mudanças foram retiradas do forum do BGG.