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Impressão de recursos

Oh My Goods!
  • carlosrocca
    527 mensagens MD
    avatar
    carlosrocca05/08/22 17:08
    carlosrocca » 05/08/22 17:08

    Ossad4::Nesse caso todas as cartas são aproveitadas, sem necessariamente descartar ?

    Exato, todas as cartas são utilizadas, e recursos específicos não ficam mais acumulados nas pilhas das cartas.

    Para quem tem o Terraforming Mars, os cubos de recurso 1 e 5 funcionam muito bem neste jogo. Os de 10 não são tão necessários porque é um pouco difícil acumular 10 recursos de um mesmo tipo, mas podem ser colocados na mesa também.

    3
  • Amaral
    1307 mensagens MD
    avatar
    Amaral05/08/22 17:09
    Amaral » 05/08/22 17:09

    Ossad4::
    Amaral::Depois que comecei a usar tokens no lugar das cartas, achei bem melhor, principalmente para 3 a 4 jogadores. Primeiro que você não precisa ficar embaralhando a toda hora, segundo que as cartas giram de forma que você veja melhor quais já saíram e quais ainda não saíram para estabelecer as estratégias. 

    Nesse caso todas as cartas são aproveitadas, sem necessariamente descartar ?

    Você descarta na fase I e, no final da rodada, as cartas do mercado. Do mercado vc sabe quais as cartas que serão descartadas, mas as cartas da fase I vc pode não ver as cartas que, porventura, os demais jogadores descartaram. Mas nada impede de combinarem que o descarte seja público. 

    2
  • Ossad4
    57 mensagens MD
    avatar
    Ossad410/08/22 15:53
    Ossad4 » 10/08/22 15:53

    carlosrocca::
    Ossad4::Nesse caso todas as cartas são aproveitadas, sem necessariamente descartar ?

    Exato, todas as cartas são utilizadas, e recursos específicos não ficam mais acumulados nas pilhas das cartas.

    Para quem tem o Terraforming Mars, os cubos de recurso 1 e 5 funcionam muito bem neste jogo. Os de 10 não são tão necessários porque é um pouco difícil acumular 10 recursos de um mesmo tipo, mas podem ser colocados na mesa também.

    mas isso interfere muito no jogo ? 

    0
  • Cico
    1140 mensagens MD
    avatar
    Cico10/08/22 18:03
    Cico » 10/08/22 18:03



    Ossad4::
    mas isso interfere muito no jogo ? 


    Às vezes você monta uma estratégia no primeiro turno cuja carta necessária para finalizar vai passar a partida toda na forma de um carvão inicial e nem vai entrar em jogo.

    Acontece muito? Não, tanto que o designer falou que não tem problema trocar os recursos no verso da carta por tokens.

    2
  • JedoLar
    1445 mensagens MD
    avatar
    JedoLar08/09/25 01:46
    JedoLar » 08/09/25 01:46

    carlosrocca::
    jevver2::Sério que você sabe exatamente o que o autor pensa? Nossa, é um poder realmente único, mas desconfio que você está brincando, hahaha.

    https://boardgamegeek.com/thread/1864354/using-wooden-cubes-instead-back-sides-cards-goods







    Alexander Pfister
    Yes it changes the balance, but only little. In Port Royal it is important that you can't count the cards, especially tax cards. In Oh My Goods I don't see a big disadvantage if you see all cards. Some might even argue, that this is an advantage.


    Nossa, esqueci de vir aqui ajudar vocês a ler e interpretar textos. Irei destacar os trechos (que é uma etapa anterior a desenhar para se fazer entender) do que o Alexander Pfister disse:


    Alexander Pfister:

    "Sim, muda o equilíbrio, mas apenas pouco. Em Port Royal é importante que você não possa contar os cartões, especialmente os cartões de impostos. Em Oh My Goods, não vejo uma grande desvantagem se você vir todas as cartas. Alguns podem até argumentar que isso é uma vantagem."


    OU SEJA...

    "muda o equilíbrio, mas apenas um pouco" = ou seja, não é o ideal, pois muda um pouco o equilíbrio.
    "não vejo uma grande desvantagem" = ou seja, não há uma GRANDE desvantagem, mas há sim uma desvantagem que é pequena ou intermediária.
    "Alguns podem até argumentar que isso é uma vantagem" = ou seja, alguns, não ele.

    É incrível como algumas pessoas só entendem o que elas querem entender. Ou de fato não sabem ler, o que é mais inacreditável ainda.

    2
  • carlosrocca
    527 mensagens MD
    avatar
    carlosrocca08/09/25 20:07
    carlosrocca » 08/09/25 20:07

    JedoLar::É incrível como algumas pessoas só entendem o que elas querem entender. Ou de fato não sabem ler, o que é mais inacreditável ainda.


    Em um tópico diferente:

    Alexander Pfister Designer
    Yes, you can use cubes or tokens for tracking the number of goods on buildings.


    Alexander Pfister Designer 
    Whereas it's important in Port Royal to use cards as money, so that some cards are out of the game, I don't see this argument in Oh My Goods.

    Using cubes as goods changes the game a tiny bit, but I don't see any disadvantages. I sometimes played with cubes as well and it increases your overview


    Alexander Pfister Designer
    I think it works good in Newdale.

    Pelo visto, para ter uma melhor experiência do jogo o melhor parece ser alternar entre usar cartas ou tokens como recurso, pois o jogo funciona bem com qualquer uma das duas opções. Inclusive vou adotar isso na minha cópia. Jogando em casa, vou usar os tokens que eu tenho disponíveis, mas em viagens vou optar por forçar a utilização das cartas do jogo justamente para ter uma experiência diferente (além de não correr o risco de perder algum dos cubos no transporte ou em um local onde eu não vou ter tempo de procurar depois).

    2
  • Pes Soberbos
    1117 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos08/09/25 20:28
    Pes Soberbos » 08/09/25 20:28

    carlosrocca::
    JedoLar::É incrível como algumas pessoas só entendem o que elas querem entender. Ou de fato não sabem ler, o que é mais inacreditável ainda.


    Em um tópico diferente:

    Alexander Pfister Designer
    Yes, you can use cubes or tokens for tracking the number of goods on buildings.


    Alexander Pfister Designer 
    Whereas it's important in Port Royal to use cards as money, so that some cards are out of the game, I don't see this argument in Oh My Goods.

    Using cubes as goods changes the game a tiny bit, but I don't see any disadvantages. I sometimes played with cubes as well and it increases your overview


    Alexander Pfister Designer
    I think it works good in Newdale.

    Pelo visto, para ter uma melhor experiência do jogo o melhor parece ser alternar entre usar cartas ou tokens como recurso, pois o jogo funciona bem com qualquer uma das duas opções. Inclusive vou adotar isso na minha cópia. Jogando em casa, vou usar os tokens que eu tenho disponíveis, mas em viagens vou optar por forçar a utilização das cartas do jogo justamente para ter uma experiência diferente (além de não correr o risco de perder algum dos cubos no transporte ou em um local onde eu não vou ter tempo de procurar depois).


    Eu acredito que a escolha de design de utilizar os versos das próprias cartas do jogo como recursos foi majoritariamente com o intuito de deixar o jogo o mais portável possível. Uma solução genial, diga-se de passagem.
    Acho que o jogo funciona melhor com algo adicional pra registrar os recursos (cubinhos), mas a solução aplicada (verso das cartas) compensa demais, já que também funciona bem e pela portabilidade sensacional (e preço) que é alcançada no produto final em função dessa escolha.

    2
  • JedoLar
    1445 mensagens MD
    avatar
    JedoLar09/09/25 00:28
    JedoLar » 09/09/25 00:28

    carlosrocca::
    JedoLar::É incrível como algumas pessoas só entendem o que elas querem entender. Ou de fato não sabem ler, o que é mais inacreditável ainda.


    Em um tópico diferente:



    Alexander Pfister Designer
    Yes, you can use cubes or tokens for tracking the number of goods on buildings.


    Alexander Pfister Designer 
    Whereas it's important in Port Royal to use cards as money, so that some cards are out of the game, I don't see this argument in Oh My Goods.

    Using cubes as goods changes the game a tiny bit, but I don't see any disadvantages. I sometimes played with cubes as well and it increases your overview


    Alexander Pfister Designer
    I think it works good in Newdale.

    Pelo visto, para ter uma melhor experiência do jogo o melhor parece ser alternar entre usar cartas ou tokens como recurso, pois o jogo funciona bem com qualquer uma das duas opções. Inclusive vou adotar isso na minha cópia. Jogando em casa, vou usar os tokens que eu tenho disponíveis, mas em viagens vou optar por forçar a utilização das cartas do jogo justamente para ter uma experiência diferente (além de não correr o risco de perder algum dos cubos no transporte ou em um local onde eu não vou ter tempo de procurar depois).

    Para quem não entende somente o que quer entender, é evidente que nesses comentários aí o Alexander Pfister está sendo no máximo contraditório, mas nunca que ele está afirmando que a utilização de cubos ou tokens é a mesma coisa que utilizar o verso das cartas.

    Em vista da contradição, caso alguém queira ter uma noção claramente mais aproximada de qual seria a recomendação do Alexander Pfister, que é também como ele joga Oh My Goods, podemos avaliar melhor também esses outros comentários que ele fez.


    Alexander Pfister:

    "Usar cubos como mercadorias muda um pouco o jogo, mas não vejo nenhuma desvantagem." (2016)

    Esse comentário em que ele diz que não vê "nenhuma desvantagem" foi dito em 2016, enquanto que o comentário em que ele diz "não vejo uma grande desvantagem" foi dito em 2017. Por que essa contradição de um ano para o outro? Talvez por ele ter pensado melhor no assunto e quisesse dar uma resposta mais precisa em 2017. Geralmente, o tempo faz as pessoas verem melhor as coisas. Na dúvida, tendo que entender entre uma coisa ou outra, me diz o bom senso para ficar com a resposta mais recente.

    Apesar dessa aparente contradição, ele afirma na mensagem de 2016 que "Usar cubos como mercadorias muda um pouco o jogo", ou seja, jogar com cubos não é a mesma coisa. Aí vai de quem estiver jogando, se quer jogar Oh My Goods na sua forma idealizada, ou com uma pequena mudança.


    Alexander Pfister:

    "Às vezes, também joguei com cubos e isso aumenta sua visão geral." (2016)

    Jogar "às vezes" não é a mesma coisa que a forma usual de ele jogar. Além disso, ele disse que jogou no passado ("joguei"). E ainda diz que essa mudança "aumenta sua visão geral", ou seja, não limita a sua visão, isso facilita o jogo, diminui o desafio. Você acha mais divertido com mais ou menos desafio? Seja como for o seu gosto, se uma partida facilitada ou não, com menos ou mais desafio, a forma oficial/autêntica de jogar Oh My Goods é sem cubinhos ou tokens.


    Alexander Pfister:

    "Considerando que é importante em Port Royal usar cartas como dinheiro, para que algumas cartas fiquem fora do jogo, não vejo esse argumento em Oh My Goods." (2016)

    O que não é "importante", não significa que seja indiferente. Relembrando o que o designer disse: "muda um pouco o jogo", "aumenta sua visão geral" (não limita a sua visão, facilita o jogo, diminui o desafio).


    Alexander Pfister:

    "Sim, você pode usar cubos ou tokens para rastrear o número de mercadorias em edifícios." (2016)

    Você PODE, isso é uma permissão, o que é diferente de uma recomendação, pois, relembrando mais uma vez: "muda um pouco o jogo", "aumenta sua visão geral" (não limita a sua visão, facilita o jogo, diminui o desafio).

    Não é raro que o manual de regras de alguns jogos sugira que se utilize componentes que não vieram com o jogo, e claramente isso não muda esses jogos em que o manual de regras diz isso, mas não é caso de Oh My Goods, "muda um pouco o jogo", "aumenta sua visão geral", visto que até hoje essa permissão/sugestão não foi incluída no manual de regras de Oh My Goods.


    Alexander Pfister:

    "Acho que funciona bem em Newdale." (2021)

    Esse comentário foi mais recente porque a expansão é mais recente, mas vamos lá: "Newdale" (Longsdale) é uma expansão que transforma Oh My Goods em um jogo cooperativo no formato campanha, bem diferente do que é o jogo base, que é uma partida única, competitiva e que inclusive foi anunciado no lançamento como um filler ("filler" para quem sabe jogar bem, focando em fazer pontos como objetivo principal, não para quem joga mal focando em construir cadeias de produção como objetivo principal). Na expansão, vem inclusive 6 cartas representando "5 caixotes/bens", para "substituir cartas em um estabelecimento com 5 ou mais Bens sobre ele" (trecho retirado do manual de regras da expansão), então é claro que Alexander Pfister "acha que funciona bem em Newdale". Quem "acha" algo, na prática não testou/comprovou, mas visto que a expansão funciona bem com 6 cartas que representam "5 caixotes/bens", então ele "acha que funciona bem" também com cubinhos e tokens na expansão. Curioso que em nenhum momento Alexander Pfister diz igualmente que "acha que funciona bem" para o jogo base. Foi tão fácil dizer isso para Longsdale, o que custa ser direto também para o jogo base? Custa o fato de que "muda um pouco o jogo", "aumenta sua visão geral", ou seja, diminui o desafio.

    Quem não entende só o que quer entender, some esses comentários de 2016 aos que Alexander Pfister fez em 2017 que são ainda mais explícitos (https://ludopedia.com.br/topico/53634/impressao-de-recursos?id_post=554442#id_post_554442) e perceberá ainda mais claramente qual é a forma ideal de jogar Oh My Goods.

    Quanto aos que insistem em entender só o que querem, acho que já deu, né? Acima de tudo, joguem como quiserem, sejam felizes (eu acho até legal que as pessoas tenham autonomia e personalidade para jogar como quiserem quando bem entenderem, ainda que seja a pior forma de jogar), mas parem de afirmar para as outras pessoas coisas que não são reais, isso é feio, pois a forma ideal/autêntica de jogar Oh My Goods, conforme o designer indica, com exceção de uma única contradição (em 2016) que depois foi revista pelo designer (em 2017), é sem cubinhos ou tokens.

    1
  • JedoLar
    1445 mensagens MD
    avatar
    JedoLar09/09/25 20:50
    JedoLar » 09/09/25 20:50

    Atualizações:

    https://ludopedia.com.br/topico/92302/cartas-de-bens-em-construcoes?id_post=554698#id_post_554698

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