carlosrocca::JedoLar::É incrível como algumas pessoas só entendem o que elas querem entender. Ou de fato não sabem ler, o que é mais inacreditável ainda.
Em um tópico diferente:
Alexander Pfister Designer
Yes, you can use cubes or tokens for tracking the number of goods on buildings.
Alexander Pfister Designer
Whereas it's important in Port Royal to use cards as money, so that some cards are out of the game, I don't see this argument in Oh My Goods.
Using cubes as goods changes the game a tiny bit, but I don't see any disadvantages. I sometimes played with cubes as well and it increases your overview
Alexander Pfister Designer
I think it works good in Newdale.
Pelo visto, para ter uma melhor experiência do jogo o melhor parece ser alternar entre usar cartas ou tokens como recurso, pois o jogo funciona bem com qualquer uma das duas opções. Inclusive vou adotar isso na minha cópia. Jogando em casa, vou usar os tokens que eu tenho disponíveis, mas em viagens vou optar por forçar a utilização das cartas do jogo justamente para ter uma experiência diferente (além de não correr o risco de perder algum dos cubos no transporte ou em um local onde eu não vou ter tempo de procurar depois).
Para quem não entende somente o que quer entender, é evidente que nesses comentários aí o Alexander Pfister está sendo no máximo contraditório, mas nunca que ele está afirmando que a utilização de cubos ou tokens é a mesma coisa que utilizar o verso das cartas.
Em vista da contradição, caso alguém queira ter uma noção claramente
mais aproximada de qual seria a recomendação do Alexander Pfister, que é também como ele joga Oh My Goods, podemos avaliar melhor também esses outros comentários que ele fez.
Alexander Pfister:
"Usar cubos como mercadorias muda um pouco o jogo, mas não vejo nenhuma desvantagem." (2016)
Esse comentário em que ele diz que não vê
"nenhuma desvantagem" foi dito em 2016, enquanto que o comentário em que ele diz
"não vejo uma grande desvantagem" foi dito em 2017. Por que essa contradição de um ano para o outro? Talvez por ele ter pensado melhor no assunto e quisesse dar uma resposta mais precisa em 2017. Geralmente, o tempo faz as pessoas verem melhor as coisas.
Na dúvida, tendo que entender entre uma coisa ou outra, me diz o bom senso para ficar com a resposta mais recente.
Apesar dessa aparente contradição, ele afirma na mensagem de 2016 que
"Usar cubos como mercadorias muda um pouco o jogo", ou seja, jogar com cubos não é a mesma coisa. Aí vai de quem estiver jogando, se quer jogar Oh My Goods na sua forma idealizada, ou com uma pequena mudança.
Alexander Pfister:
"Às vezes, também joguei com cubos e isso aumenta sua visão geral." (2016)
Jogar
"às vezes" não é a mesma coisa que a forma usual de ele jogar. Além disso, ele disse que jogou no passado (
"joguei"). E ainda diz que essa mudança
"aumenta sua visão geral", ou seja, não limita a sua visão, isso facilita o jogo, diminui o desafio. Você acha mais divertido com mais ou menos desafio? Seja como for o seu gosto, se uma partida facilitada ou não, com menos ou mais desafio, a forma oficial/autêntica de jogar Oh My Goods é sem cubinhos ou tokens.
Alexander Pfister:
"Considerando que é importante em Port Royal usar cartas como dinheiro, para que algumas cartas fiquem fora do jogo, não vejo esse argumento em Oh My Goods." (2016)
O que não é
"importante",
não significa que seja indiferente. Relembrando o que o designer disse:
"muda um pouco o jogo", "aumenta sua visão geral" (não limita a sua visão, facilita o jogo, diminui o desafio).
Alexander Pfister:
"Sim, você pode usar cubos ou tokens para rastrear o número de mercadorias em edifícios." (2016)
Você PODE, isso é uma
permissão, o que é diferente de uma recomendação, pois, relembrando mais uma vez:
"muda um pouco o jogo", "aumenta sua visão geral" (não limita a sua visão, facilita o jogo, diminui o desafio).
Não é raro que o manual de regras de alguns jogos sugira que se utilize componentes que não vieram com o jogo, e claramente isso não muda esses jogos em que o manual de regras diz isso, mas não é caso de Oh My Goods,
"muda um pouco o jogo",
"aumenta sua visão geral", visto que até hoje essa permissão/sugestão não foi incluída no manual de regras de Oh My Goods.
Alexander Pfister:
"Acho que funciona bem em Newdale." (2021)
Esse comentário foi mais recente porque a expansão é mais recente, mas vamos lá: "Newdale" (Longsdale) é uma
expansão que transforma Oh My Goods em um jogo
cooperativo no formato
campanha, bem diferente do que é o jogo base, que é uma partida
única, competitiva e que inclusive foi anunciado no lançamento como um
filler ("filler" para quem sabe jogar bem, focando em fazer pontos como objetivo principal, não para quem joga mal focando em construir cadeias de produção como objetivo principal). Na expansão, vem inclusive 6 cartas representando "5 caixotes/bens", para
"substituir cartas em um estabelecimento com 5 ou mais Bens sobre ele" (trecho retirado do manual de regras da expansão), então é claro que Alexander Pfister
"acha que funciona bem em Newdale". Quem
"acha" algo, na prática
não testou/comprovou, mas visto que a expansão funciona bem com 6 cartas que representam "5 caixotes/bens", então ele
"acha que funciona bem" também com cubinhos e tokens na expansão.
Curioso que em nenhum momento Alexander Pfister diz igualmente que
"acha que funciona bem" para o jogo base. Foi tão fácil dizer isso para Longsdale, o que custa ser direto também para o jogo base? Custa o fato de que
"muda um pouco o jogo", "aumenta sua visão geral", ou seja, diminui o desafio.
Quem não entende só o que quer entender, some esses comentários de 2016 aos que Alexander Pfister fez em 2017 que são ainda mais explícitos (
https://ludopedia.com.br/topico/53634/impressao-de-recursos?id_post=554442#id_post_554442) e perceberá ainda mais claramente qual é a forma ideal de jogar Oh My Goods.
Quanto aos que insistem em entender só o que querem, acho que já deu, né? Acima de tudo, joguem como quiserem, sejam felizes (eu acho até legal que as pessoas tenham autonomia e personalidade para jogar como quiserem quando bem entenderem, ainda que seja a pior forma de jogar), mas parem de afirmar para as outras pessoas coisas que não são reais, isso é feio, pois a forma ideal/autêntica de jogar Oh My Goods, conforme o designer indica, com exceção de uma única contradição (em 2016) que depois foi revista pelo designer (em 2017), é sem cubinhos ou tokens.