Fabs::Creio que pra se enquadrar em engine building, o jogo deve te permitir comprar/construir algo que otimize as suas jogadas no próximo turno.
Mas acho que aí a gente entra em uma pauta legal que é a própria definição de engine building!
Estava lendo aqui sobre mecânicas de jogos (qualquer jogo), vou colocar uma aqui de tradução livre de uma autora (Sharon Boller): "A mecânica de um jogo são as regras e procedimentos que guiam tanto o jogador quanto a resposta do jogo às escolhas disponíveis ao jogador. Por meio da mecânica que você cria e define como o jogo funcionará para as pessoas que o jogarem."
Se entendermos que essa é uma definição adequada, a definição que você colocou como engine building (ou a definição que o
Tankbr falou no cast), não é uma mecânica. Tomemos o exemplo do Deck Building: ele tem um procedimento bem definido:
1) o jogador dispõe de um baralho de compras e deste baralho, o jogador comprará um certo número de cartas para a mão;
2) de alguma forma, o jogador utilizará as cartas da mão;
3) em algum momento ele terá a opção de adquirir novas cartas que, em algum momento, farão parte da pilha de compras;
4) após usar as cartas da mão, elas poderão ir para uma pilha de descarte ou até excluir do baralho do jogador.
Se dissecar essa mecânica, você pode achar com facilidade: seleção de cartas, seleção de ação e gestão de mão. (O mesmo exercício conseguimos fazer com alocação de trabalhadores).
Para construir um motor, não há procedimento definido. Voltando à definição, é uma experiência que você encontra em qualquer conjunto de regras.