Taí uma pergunta que a resposta pode ser muito delicada. Eu não entendi se a "barreira" (com o perdão do trocadilho), está nas editoras nacionais ou se, nem no cenário internacional, a temática desportiva está com o caminho livre pro gol.
Seria algum tipo de preconceito com jogos que parecem brincadeiras infantis? No Alemão temos "spiele", no francês temos "jeux", no espanhol temos "juegos", no inglês, "games". Tente traduzir "jogos e brincadeiras" para outras línguas e talvez você tenha muita dificuldade de diferenciar um do outro. Mas falando assim, eu que corro o risco de ser preconceituoso.
Talvez a abordagem do Zé seja mais sensata. Nós não sabemos que precisamos de jogos com essa temática. E como algumas editoras não querem arriscar ou não podem arriscar, temas mais testados (fazendinha, cidade, fábrica, guerra, fantasia) acabam sendo "tiros" mais certeiros.
Quantos jogos poderiam se revestir de um tema esportivo? Rallyman: GT tem um force sua sorte parecido com Quartz ou Tesouro Inca, talvez eles poderiam ser "convertidos". IceCool parece com futebol de botão e outros tantos jogos de peteleco poderiam cair nessa mesma vala. E Camisa 12 que não trata da partida, mas do contexto do esporte? Quantos jogos não poderíamos "converter" para montar a melhor seleção, ou equipar o melhor time, ou contratar os melhores profissionais? Roll Player muito bem poderia ser um desses, ou Sagrada.
Bem, isso é mais um exercício para o JoseRMendes do que para mim, que sou apenas um ouvinte. Ou não, porque daí ele vai ficar ouvindo que o jogo que ele criou é cópia de um jogo que já existe ou que vai ser lançado daqui a x anos... É complicado ser criativo nesse nicho.