Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/02/25/the-last-bottle-of-rum/
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Eu já disse isso antes e direi novamente. Somos muito competitivos. Gostamos muito um do outro, mas não quando estamos jogando um jogo de tabuleiro um contra o outro. Portanto,
The Last Bottle of Rum é perfeito para nós, já que podemos atirar uns nos outros! Você pode danificar o barco um do outro tentando coletar a última garrafa de rum em todo o arquipélago. Este era um jogo que simplesmente tínhamos de experimentar. Especialmente porque o jogo parecia divertido e com uma arte incrível.
A preparação é muito fácil. Coloque o esconderijo do pirata no centro da mesa e coloque todas as peças da ilha viradas para baixo ao redor dele. Em seguida, embaralhe as cartas de mapa, cartas de tesouro, cartas de ação e cartas de recompensa. Se você jogar com menos de 4 jogadores, revele três cartas de tesouro com três cartas de mapa correspondentes. Caso contrário, revele mais uma. Coloque as cartas de ação e as cartas de recompensa em uma pilha viradas para baixo. Escolha um capitão e pegue o tabuleiro do jogador correspondente e coloque o meeple do barco no esconderijo. Em seguida, coloque a trilha de
Loot & Curse por perto e coloque um token de cada jogador no primeiro espaço de saque e um no primeiro espaço de maldição. Por último, coloque todos os tokens de danos no saco e deixe-o por perto. Então, todos os jogadores pegam quatro cartas de ação para começar. Se você comprar uma carta de Kraken, substitua-a por outra carta de ação.
Se você joga com dois jogadores, também pode escolher jogar com o fantasma. Aqui, em vez de ter as peças viradas para baixo, revele todas as peças e coloque apenas dois pares de mapas e cartas de tesouro durante a preparação. Também coloque um dobrão em cada tile com uma ficha de dobrão. Coloque o navio fantasma branco na ilha da caverna do crânio como ponto de partida.
Na sua vez, comece comprando cartas de ação até que você tenha quatro cartas (o Capitão Humbolt tem cinco por causa de seu talento). Escolha duas cartas de sua mão e jogue-as simultaneamente. Cada carta tem uma ação (metade superior) e um efeito (metade inferior). Você sempre pode jogar as ações gratuitamente, mas os efeitos têm um custo que está impresso na parte inferior da carta. Você pode jogar uma carta, por exemplo, ao custo de ganhar uma maldição e pagar um dobrão, ou revelar todas as peças adjacentes ao seu redor por dois dobrões.

As ações que você pode escolher entre as cartas em sua mão são navegar, ganhar dobrões, atacar e reparar. Se você escolher navegar, pode mover seu navio para um tile adjacente e virar o tile com a face para cima, caso ainda não tenha sido revelado. Se ele tiver uma ficha de dobrão, você ganha um dobrão, mas se revelar uma peça de recife, você ganha uma ficha de dano e sofre as consequências dos danos. Quando você estiver em um tile que corresponda à carta do mapa revelada, você pode pegar a carta do tesouro correspondente se ainda tiver espaço em seu navio. Quando você leva o tesouro para o Esconderijo do Pirata, você ganha pontos de saque por vendê-lo. Se a sua carta de ação tiver uma ficha de dobrão, você ganha tantos dobrões quanto o número na carta indicar. Se você quiser atacar, não só precisa de uma ação de ataque em uma carta, mas também vai custar um dobrão. Se você estiver no mesmo tile que seu oponente ou em um tile adjacente, você pode atacar. Mas se você tiver duas ações de ataque, você também pode atacar uma peça mais longe de seu oponente. Lance os dados para ver o seu resultado. Seu oponente recebe uma ficha de dano da bolsa para cada crânio que você rolar. Cada dano tem consequências diferentes com as quais você terá que lidar, como movimento limitado ou você não pode mais atacar um jogador, por exemplo. Para consertar isso, você precisará consertar seu navio. Você pode fazer isso usando a ação de reparo. Para cada ação de reparo, você pode devolver uma ficha de dano à bolsa. Se você completou suas duas ações, a vez passa para o próximo jogador.

Se você não tiver sorte o suficiente, comprará uma carta de Kraken como carta de ação. Você imediatamente tem que resolver seus efeitos. Cada vez que você escolhe usar um efeito com um ícone de tentáculo, você avança na trilha da maldição. Se você comprar uma carta de Kraken ou chegar ao espaço certo na trilha da maldição, o Kraken aparecerá e imediatamente atacará o jogador / jogadores que mais avançaram na trilha de maldição. Cada jogador envolvido rola um dado e perde tantos pontos de saque e pontos de maldição quanto os dados mostram. Se você não tiver pontos de saque suficientes, você recebe fichas de dano.

Se você comprar uma carta de previsão do tempo, ele pode ter ações com ícones de relâmpagos. Para cada ícone de relâmpago, você pode executar uma ação livre. Em troca, você deve executar o efeito das cartas, como colocar um redemoinho, por exemplo. Um redemoinho pode ser colocado em quaisquer dois tiles para criar uma ação de viagem rápida. Mas isso vai te custar um dano, pois esta jornada é caótica e perigosa.
Quando você se depara com uma ficha de posto avançado, você pode pegar duas cartas de recompensa. Escolha uma e tente atender a todas as condições em um turno para ganhar um ponto de saque.
O primeiro jogador a ganhar dez pontos de saque vence o jogo.
Se você jogar com o fantasma (apenas dois jogadores), será a vez dele depois que os dois jogadores completarem seu turno. Revele as duas primeiras cartas e jogue-as nesta ordem: ganhe dobrões (quando ganhar 5, o fantasma pega o tesouro de maior valor de cada jogador) - conserte o navio fantasma - caça - ataque. Se o fantasma começar a caçar, ele se moverá para o local do tesouro mais valioso em jogo, seja de um jogador ou no mapa. Se ele chegar ao seu destino (ele não pode navegar através do Esconderijo do Pirata), ele pega o tesouro e o coloca em seu navio. O fantasma nunca pode usar efeitos de cartas de tesouro. No final de seu turno, se um ícone de ataque for revelado, cada jogador dentro do alcance receberá um dano. Os jogadores podem lutar contra o fantasma com ataques ou cartas. Se o fantasma receber seu terceiro dano, o jogador que atacou afunda seu navio e ganha o último tesouro roubado. O fantasma então retornará para a ilha da caverna do crânio, pois está condenado a assombrar o arquipélago. O objetivo continua o mesmo. Vence o jogador que primeiro ganhar dez pontos de saque.

Jogando
Como estávamos ambos perseguindo um tesouro que valia quatro pontos, o fantasma também estava se aproximando de nós. Eu tinha seis pontos de saque e Tomasz sete, então tive que pegar esse tesouro. Usando todas as habilidades em minhas cartas, fui capaz de danificar seu navio e chegar à frente dele, mas tive que pagar o preço de ganhar dois lugares na trilha da maldição. O que eu não esperava foi a próxima carta que Tomasz tirou. O Kraken. Como o Kraken ataca apenas os piratas que ganharam mais maldições, isso significa que ele atacou meu navio. Ele deixou meu navio tão danificado que eu só conseguia mover um tile de cada vez. Tomasz rapidamente navegou até o tesouro e o pegou, e para piorar as coisas, ele tinha um cartão que lhe permitia vender o tesouro imediatamente, tornando-o o melhor pirata de todo o Arquipélago.
Esta e várias outras situações tornam
The Last Bottle of Rum muito divertido. É bem equilibrado, mas o jogo normal pode parecer um pouco vazio para dois jogadores. Se você jogar o modo especialmente projetado para dois jogadores com o fantasma, é muito mais equilibrado e mais divertido de jogar. Embora tenhamos gostado muito do jogo normal com dois jogadores. Além da jogabilidade, a qualidade dos componentes é muito boa e a arte é muito divertida e adequada para este jogo. Cada pirata tem sua própria habilidade especial para experimentar também e cada tile do mar que você explora tem uma arte diferente. Também descobrimos que cada partida que você joga é muito diferente porque, mesmo quando você revela todas as peças, a localização do tesouro varia a cada vez. Há apenas uma coisa que está faltando neste jogo. Você pode ter no máximo quatro danos em seu navio, mas se você atingir esses quatro danos, não há consequências. Achamos que seria ainda mais divertido se um navio recebesse quatro pontos de dano, ele afundaria e talvez pularia um turno e reapareceria no esconderijo do pirata. Então é claro que tentamos, apenas adiciona um pouco de tensão ao jogo. Mas lembre-se de que esta é apenas a nossa regra da casa, não é uma regra oficial do jogo.

Considerações Finais
The Last Bottle Of Rum é um divertido jogo de exploração de tiles com tema de piratas, onde você tem que ser o primeiro a conseguir dez pontos de saque ao evitar o Kraken e possivelmente outros oponentes. Você pode manipular seu ambiente ou seu navio/habilidades com cartas e até mesmo atacar seus oponentes para deixar seu navio danificado, dando a você mais chance de coletar esses tesouros preciosos. Este jogo é muito divertido e bem equilibrado. A arte do jogo também se encaixa muito bem e os componentes definitivamente dão um toque final, pois são feitos de boa qualidade e cores brilhantes. Com muitas peças para explorar e capitães para jogar, cada partida será diferente e muito divertida.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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