Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/04/07/danger-park/
Instagram: https://www.instagram.com/boardgameswithcouple/
Com
Meeple Land e
Unfair já em nossa coleção, é claro que amamos o tema do parque de diversões. É por isso que, quando descobrimos
Danger Park, ficamos imediatamente animados. Mas em
Danger Park, você não administra um parque temático comum. O parque que você comprou tem brinquedos projetados ridículos, melhorias estranhas e todos os tipos de perigo. Então, em vez de tentar salvar este parque, você decide ganhar de volta o que puder antes que seja fechado. Na realidade, isso significa que você não consertará passeios quebrados, mas pode quebrá-los ainda mais rápido para guiar todos os visitantes aos lugares que desejam estar. Se quebrar uma atração significa uma ou duas baixas, isso é apenas mais um pequeno inconveniente, já que você acabou de ganhar algum dinheiro.

Para a preparação, coloque o sinal de estacionamento no topo da bandeja grande e coloque o marcador de incidente em zero. Embaralhe as cartas dos brinquedos e coloque-as sob a bandeja igual à contagem dos jogadores em uma única linha. Coloque também sobre o perigo do mesmo tipo indicado no cartão e coloque dois clientes (visitantes) no passeio. Coloque o baralho restante na outra extremidade da área de jogo e coloque três brinquedos voltados para cima para formar um estoque. Em seguida, embaralhe as cartas de política principais e dê a cada jogador duas cartas. As cartas de melhoria principal dão a cada jogador objetivos no jogo para ganhar algum dinheiro na pontuação final. Cada jogador pode escolher uma carta e descartar a outra. Separe as cartas de políticas secundárias em quatro tipos diferentes, voltadas para cima, e embaralhe todas as cartas de melhoria. Coloque uma carta de melhoria com a face para cima sob cada brinquedo no estoque e coloque o restante do baralho com a face para baixo. Coloque todo o dinheiro, fichas de perigo e clientes por perto e dê a cada jogador oito cabines de ingressos da mesma cor. Em seguida, cada jogador escolhe um passeio, colocando seu bilhete nele. Agora você está pronto para criar algum perigo.

O jogo tem quatro fases, começando com a fase de construção de um passeio. Na sua vez, simplesmente selecione um passeio do estoque voltado para cima e coloque-o no parque de costas para o tabuleiro do parque. Você não pode colocá-lo na diagonal e deve ser conectado a uma peça anterior ortogonalmente. Uma vez colocado, adicione um perigo do tipo indicado no cartão e dois clientes. Não se esqueça de colocar seu ingresso durante o passeio. Lembre-se de que cada bloco de passeio também mostra saídas diferentes. Os clientes só podem sair de carro usando as saídas nas peças, eles não podem simplesmente andar de peça a peça se não houver um caminho conectado. Se você construiu um brinquedo, é hora da fase dois, a melhoria. Pegue a carta de melhoria que foi colocada embaixo do passeio que você escolheu. Este cartão entrará em vigor imediatamente e a melhoria afetará o parque de uma forma significativa, dependendo da sua escolha. Cada cartão é autoexplicativo e explicará o que ele faz. Você pode conseguir mover todos os clientes em uma coluna ou linha, por exemplo. Sempre considere cuidadosamente quais melhorias irão ajudá-lo da melhor forma ou quais podem prejudicá-lo ao escolher um passeio na primeira fase.

Na fase três, você lançará dados para todos os clientes em seus passeios. Depois que todos os efeitos de melhoria forem resolvidos, escolha um brinquedo para rolar os dados e role um dado por usuário nesse brinquedo. Para cada jogada de dados mais alta do que a quantidade total de perigo na viagem, você terá sucesso. Se você tiver dois perigos em um brinquedo, por exemplo, seus dados terão que ser três ou mais para serem bem-sucedidos. Se qualquer teste falhar, resolva a habilidade 'em falha' no cartão de passeio, se o cartão tiver um. Em seguida, adicione um perigo do tipo da viagem ao cartão. Um usuário para cada teste com falha também sairá do passeio pelos caminhos conectados. Quando os clientes se movem, seja através de jogadas malsucedidas, melhorias ou talvez até habilidades de passeios, o jogador que possui o passeio para onde os clientes se movem decidirá para onde eles se moverão. Então, novamente, os clientes precisam ser distribuídos uniformemente entre todos os caminhos conectados, se possível. Os clientes mais valiosos sempre se mudam primeiro, o que significa que os grupos se movem primeiro, depois os clientes solteiros e, por último, os clientes doentes. Se uma atração tiver cinco clientes, eles imediatamente se tornam um grupo. Os clientes sempre se mudarão para outras atrações, se disponíveis. Caso isso não seja possível, eles serão colocados na entrada do parque para entrar novamente no parque na próxima fase. Se uma viagem ganhar quatro das mesmas fichas de perigo, ou quatro tipos diferentes de perigo, a viagem será encerrada. O passeio será virado para as placas de fechado e todos os clientes sairão. Para cada viagem fechada, mova também o marcador de incidente um espaço à frente na trilha de incidente. Para cada viagem fechada que você possui, você pode adotar uma política secundária de sua escolha. Se um cliente se machucar devido a uma habilidade ou melhoria, por exemplo, devolva-o ao estoque e também mova o marcador um espaço à frente.

Depois de ter rolado para cada passeio separadamente e enfrentado as consequências, você finalmente consegue ganhar algum dinheiro. Para cada cliente que ainda estiver em seus passeios, você ganha uma moeda. Um patrono de grupo lhe dará cinco moedas em vez de uma. Se houver algum cliente parado na entrada do parque, ele agora entrará no parque. Se você for o último jogador na rodada, resolva os possíveis efeitos de final de rodada dos passeios e mova a ficha do primeiro jogador para o próximo jogador. Em seguida, adicione um vômito a cada viagem por usuário doente localizado ali. A rodada final começará quando houver nove ou mais incidentes e a trilha de incidentes chegar ao fim. O jogador com mais dinheiro vencerá o jogo.
Jogando
Estávamos muito animados para começar a jogar o
Danger Park. As regras eram fáceis de aprender e o jogo fica bem na mesa. Mas durante o jogo, descobrimos que
Danger Park não é tão fácil quanto pensávamos. Cada passeio deve ser autoexplicativo. Mas, na realidade, descobrimos que muitas cartas não funcionam com o livro de regras. Você tem uma viagem em que os clientes não se movem quando você falha nas jogadas, por exemplo, ou viagens que começam com clientes doentes em vez de normais. O mesmo vale para as melhorias. Como uma melhoria que adiciona perigo a cada passeio em uma linha ou coluna, mas também move o perigo para passeios adjacentes ao mesmo tempo. Descobrimos que as mini regras das cartas muitas vezes não são claras, o que resulta em muita discussão e confusão sobre como tudo deve acontecer em vez de apenas jogar o jogo. Isso criou muito caos e tempo de inatividade que consideramos realmente desnecessários. Infelizmente, mesmo depois de alguns jogos, ainda não gostamos muito do jogo por esse motivo.
Mesmo que às vezes haja alguma confusão sobre como os passeios ou melhorias funcionam, o elemento de mexer com o passeio de outras pessoas e mover os clientes é a melhor parte do jogo. Como tudo envolve ganhar mais dinheiro, você sempre terá que encontrar maneiras de trazer mais clientes para seus passeios. Se isso significa fechar um de seus passeios adicionando mais perigo através de melhorias, por exemplo, isso é apenas um pequeno inconveniente para você, a fim de obter mais dinheiro. A arte e, especialmente, o humor nas cartas também são bem projetados. Cada passeio tem um nome desastroso que se encaixa perfeitamente com a habilidade daquele passeio. Como o Nightmare Kid’s Boat Adventure, por exemplo, que tem a capacidade de deixar todos os clientes enjoados neste passeio, mas o passeio em si é imune a vômitos.
Considerações Finais
Danger Park é um jogo de parque temático estratégico, onde você deseja economizar o máximo de dinheiro possível em seu parque já destruído. O objetivo do jogo é coletar mais dinheiro, levando o maior número de visitantes nas suas viagens. Você fará de tudo para que isso aconteça, se isso significar que você terá que fechar um passeio de um oponente para que mais visitantes venham até você, por exemplo, isso é apenas um pequeno inconveniente. A arte do jogo é boa e, especialmente, o humor que você pode encontrar nas cartas é bem pensado. Se você gosta de mexer com seus oponentes, este jogo pode ser para você.
Definitivamente vimos muito potencial em
Danger Park, mas infelizmente, da forma como o jogo está projetado agora, os passeios e as cartas não se encaixam bem o suficiente para nós, causando muita confusão e discussão em vez de nos divertirmos jogando.
https://boardgameswithcouple.com/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.